TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História e Teoria da Educação Física

Por:   •  4/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 6

Descrição da atividade

Com base nas leituras indicadas até o momento, especialmente CRC – Unidade 1 e 2 responda as questões a seguir, utilizando o máximo de duas páginas.

1) Frente aos períodos históricos estudados: Pré-história; Antiguidade; Idade Média; Renascimento; Idade Moderna e Contemporânea, responda:

a) Cite a principal manifestação corporal de cada período histórico. Identifique o tempo histórico e manifestação corporal.

Manifestação Corporal no período da Pré-história:

Manifestação Corporal do homem primitivo dava-se no sentido que todas as suas atividades dependia do movimento e estar sempre ativo, pois viviam numa situação de nomadismo, deslocavam-se a procura de alimentos, caminhavam, corriam, nadavam, pescavam, caçavam e lançavam objetos. Para isso era essencial para sua sobrevivência e de toda sua tribo a força, velocidade e resistência, enfim, dependiam dos movimentos corporais para conseguir alimento e sobreviver. Exercitavam-se e com isso fortificavam o corpo para possíveis combates e até para defender-se de animais. Praticavam atividades em forma de jogos especialmente com bolas.

Manifestação Corporal no período histórico da Antiguidade:

A Manifestação Corporal do homem no período histórico da Antiguidade dava-se no sentido de uma melhor análise das atividades físicas, registrando por meio da escrita suas atividades. Adquirem finalidades de ordem guerreira, terapêutica, esportiva e educacional, relacionadas muitas vezes à religião no Oriente.

Grécia e Roma foram importantes em relação à prática das atividades físicas. Na Grécia Atividades física serviam a total formação dos homens, os Jogos Olímpicos provavelmente foi a maior prova de diversidade de manifestação corporal com destaques nas provas de corrida, de ataque e de defesa, os esportes equestres etc.

Manifestação Corporal no período histórico na Idade Média:

A Igreja Católica fortificou-se ao ser transformado em religião livre junto com o cristianismo foi responsável pela decadência das atividades físicas, ela previa que o homem tinha que viver através de seus demando encorajando-o a procura pela vida celestial e condenava os jogos e as manifestações públicas romanas. Nesse tempo a manifestação corporal teve um mínimo de folego de sobrevivência através da cavalaria, mas sempre com o apoio da Igreja.

De acordo com Oliveira (1983), a manifestação corporal e as atividades físicas mais praticadas na Idade Média davam-se com os jogos equestres, que era uma disputa entre dois grupos de cavaleiros armados com lanças, que buscavam derrubar os adversários para vencer, ou entre apenas dois cavaleiros que corriam um na direção do outro empunhando uma lança, tentando derrubar o oponente.

Manifestação Corporal no período histórico Renascimento:

A Manifestação Corporal do homem no período histórico renascimento introduzindo-se nos currículos elitista através de exercícios físicos como salto, corrida, natação, luta, equitação, jogos com bola e dança, e trouxe novamente a ideia de buscar uma nova concepção do ser humano com a sua individualidade, liberdade e espirito critico. As manifestações corporais e a valorização voltaram e resgataram a importância do corpo, voltou a valorizar o belo, trazendo novamente o físico e o estético, retomando a direção que hora foi suprimida pela Igreja (OLIVEIRA, 1983).

Manifestação Corporal no período histórico Idade Moderna:

A Manifestação Corporal do homem no período histórico renascimento deu-se com a chegada movimentos ginásticos que foram criados e desenvolvidos como meios de preparar a população para defender seus países nas guerras que aconteciam na Europa por questões territoriais e de poder (BETTI, 1991).

b) Explique o motivo de a Idade Média ser conhecida por Idade das Trevas para as manifestações corporais.

De acordo com Oliveira (1983), a grande força da Igreja Católica nessa época foi determinante para a idade média ser conhecida como idade das trevas, pela grande força que tinha na época. A igreja pregava e condenava o culto do corpo, as coisas materiais, jogos e as manifestações públicas romanas. Com isso o exercício físico e os espetáculos foram destruídos. A igreja acreditava na mortificação do corpo para ter a vida eterna e por isso nos eu entender nada que modificasse esse trajeto era aceitável.

c) Qual o motivo central da mudança nas manifestações corporais entre os períodos históricos Idade Média e Renascimento?

É que na idade media devido a grande força da igreja católica as manifestações corporais foram suprimidas devido ao pensamento cristão de não cultuar o corpo e com isso a idade media foi conhecida por idade das trevas. Já o renascimento trouxe novamente a ideia de buscar uma nova concepção do ser humano com a sua individualidade e liberdade. As manifestações corporais e a valorização voltaram e resgataram a importância do corpo (OLIVEIRA, 1983).

d) Dê um exemplo de manifestação corporal da Idade Moderna que tenha sido trabalhada com ênfase na implantação da Educação Física Brasileira. Qual tendência da Educação Física que sustenta essa manifestação corporal?

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com