TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ITACOLOMY CARVALHO NETO - 8015762 BIOMECANICA

Por:   •  22/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ITACOLOMY CARVALHO NETO - 8015762

BIOMECANICA

Campo Grande
2018

ITACOLOMY CARVALHO NETO - 8015762

BIOMECANICA

Trabalho apresentado ao Professor  Pablo Antonio B. de Araujo como parte das exigências da disciplina BIOMECANICA do curso de Bacharelado  em Educação Física à Distancia.

Campo Grande
2018

Sistema Articular no Estudo da Biomecânica do Esporte e do Exercício.

1: Introdução:

O sistema articular por conceito nada, mas é do que a união entre duas ou mais estruturas rígidas (dente, cartilagem, ossos) que poderão ou não possuir algum tipo de movimento.

A classificação do sistema articular pode apresentar algumas variações, pois possuem aspectos em sua estrutura e em suas funcionalidades que permitem classifica-las em três grandes grupos onde:

Fibrosas: são as articulações onde o elemento que interpõe as peças é o tecido conjuntivo fibroso e em sua maioria estão localizadas no crânio. Nota-se então que a mobilidade destas articulações são praticamente nulas porém o tecido conjuntivo interposto permite alguma elasticidade ao crânio. Dentro das articulações Fibrosas existem três aspectos que as determinam: sindesmoses, gonfoses e suturas.

Cartilagíneas: estas articulações apresentam discos de cartilagem que permitem a fixação de dois ou mais ossos fazendo com que seja permitido pouquíssimos movimentos e de quantidade limitada. São divididos em Sincondrose e Sínfise.

Sinoviais: É articulação ao qual possui maior mobilidade e movimento exigindo assim um livre deslizamento entre duas superfícies ósseas que dentre estas se interpõe um meio de ligação seja este conjuntivo fibroso ou cartilagíneo. Para que possa haver algum tipo de movimento em muitas articulações é necessário que haja fluido entre as peças que são denominadas sinovial. Nas articulações sinoviais o principal meio de união é dado pela capsula articular que envolve a articulação.

Estas articulações possuem ampla mobilidade e o elemento que se interpõe nas estruturas óssea deste tipo de articulação é o líquido sinovial.

Neste tipo de articulação encontra-se a cavidade articular que é o espaço onde se encontra o liquido sinovial que tem por finalidade reduzir o atrito entre as estruturas sem que haja um maior desgaste.

 

2: Movimento de Articulações:

Articulação de Ombro (FLEXÃO DE OMBROS)

[pic 2]

A flexão de ombro acontece na articulação glenoumeral dentro do plano sagital com movimentos nas articulações esternoclavicular, acromioclavicular e escapulotoracica.

Os músculos são peitoral maior, deltoide anterior, coracobraquial e o bíceps.

O ombro possui uma morfologia do tipo triaxial que permitem realizar movimento em três eixos ou mesmo seis tipos de movimentos. Os possíveis movimentos são de flexão, extensão, adução, abdução, rotação e circundação. O movimento escolhido foi de flexão de ombro o mesmo possui um grau de liberdade de movimento de 0 grau a 180.

Por fim pode-se classificar morfologicamente a flexão de ombro como esferoide.

Articulação de Cotovelo (FLEXÃO DE COTOVELO)

[pic 3]

A articulação de cotovelo é um gínglimo ou mesmo chamada de articulação em dobradiça tida como articulação mono-axial. Possui três articulações: úmero-ulnar, úmero radial e radio-ulnar proximal.

A Flexão de cotovelo é formada por músculos como: bíceps braquial, braquial e braquiorradial. A flexão de cotovelo pode acontecer em movimento que varia de 0 a 150 graus.

Articulação de Quadril (Flexão de Quadril)

[pic 4]

Podem ser identificado três tipos de articulações no quadril dentre elas: sacro-ilíaca, coxofemoral e sinfisiana.

O grau de liberdade para flexão de quadril é de 0 a 120 graus.

É também conhecida como articulação coxofemoral, a cabeça do fêmur esta articulada com o acetábulo do osso ilíaco. Pode ser classificada como Diartrose (sinovial) e possui um tipo esferoide (esferoidal). Possuem três graus de liberdade, ou seja, triaxial esferoide possibilitando assim movimentos como: circundação, rotação externa, rotação interna, adução, abdução, extensão e Flexão.

Articulação de Joelho (Flexão e Extenção)

[pic 5]

A articulação do joelho é descrita como sendo gínglimo ou dobradiça e também plana sendo assim temos a articulação do tipo uniaxial. Seu grau de amplitude varia de 0 a 135 graus. Esta articulação possui estruturas como capsula articular, ligamento patelar, ligamento poplíteo obliqua, ligamento poplíteo arqueado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (224 Kb)   docx (225 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com