TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Incidência de Lesões no Handebol

Por:   •  10/10/2016  •  Abstract  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

O presente estudo busca discutir, através de uma revisão bibliográfica, as manifestações das lesões que são mais incidentes no cotidiano do handebol. Procuramos caracterizar no decorrer do estudo a lesões incidentes, os tipos de lesões, os locais de maior incidência e quais as melhores formas de prevenção. As lesões se apresentam como qualquer agressão, ou dano que é causado por trauma físico que acontece em qualquer tecido do corpo. É muito comum as lesões serem causadas pela pratica do esporte, muitas vezes pela pratica errada ou pela falta de cuidado ao pratica-lo. Muitos praticantes ao sentirem dores ou desconfortos, não procuram a devido atendimento ou quando procurando acabam fugindo muito da orientação, isso irá agrava mais a lesão por não ser tratada da forma como deveria.

As lesões são identificadas por sete mecanismos que são: Contato, excesso de uso, sobrecarga dinâmica, falta de flexibilidade, desequilíbrio muscular, crescimento rápido e vulnerabilidade.

As lesões no handebol são causadas por alguns fatores como: fatores pessoais, fatores relacionados à modalidade e a fatores ambientais.

Os estudos demonstram que os atletas se lesionam em média de quase uma lesão por ano e o handebol hoje é classificado como o segundo esporte com maior índice de lesões, perdendo apenas para o futebol de campo.

Estudos também mostram que as lesões de ombro são as mais graves, pela quantidade do uso do ombro no esporte com passes, arremessões, e as demais jogadas que esta articulação é usada.

Em relação ao tipo de lesão as entorses são as mais frequentes, sendo que ocorrem mais vezes no momento do salto do atleta.

A prevenção de lesões esta vinculada ao bom treinamento e planejamento feito pelo treinador. Pois assim o atleta evita o risco de ter lesão, fazendo com que não fique fora de treinos e jogos.

Palavras-chave: lesões, incidência, esporte, handebol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com