TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciação Científica

Por:   •  27/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  6.057 Palavras (25 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 25

As condições de vida necessárias para a prática saudável de atividade física : quem se responsabiliza?

Orientadores:

Roberto Vilarta  

Profº Titular da Área de Qualidade de Vida, Saúde Coletiva e Atividade Física

Faculdade de Educação Física

UNICAMP

Jaqueline Girnos Sonati

Pós-Doutoranda FAPESP e Dra. em Educação Física na Área de  Qualidade de Vida, Saúde Coletiva e Atividade Física

Faculdade de Educação Física

UNICAMP

Local: Faculdade de Educação Física/Unicamp

Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada.

Resumo

O projeto visa formar uma base conceitual para compreensão das relações entre as condições de vida adequadas à prática de atividade física pela população e os parâmetros de empoderamento social na busca do exercício da cidadania plena nas comunidades. A execução da pesquisa e a coleta de dados deverão ocorrer por Revisão Sistemática, que é caracterizada pela utilização de materiais escritos, com a utilização de publicações obtidas por meio eletrônico ou impressos, como livros, teses, artigos acadêmicos e documentos oficiais. O bolsista participará de reuniões de 2 horas semanais, às 3ªs –feiras entre 8:30h e 9:45h, com os orientadores e eventuais outros bolsistas dos projetos complementares, apresentando seminários e participando de discussões integradas sobre temas de condições de vida e outros temas dos outros projetos ora propostos sobre alimentação saudável, estilo de vida e qualidade de vida.

Introdução

        A Carta de Ottawa (OMS, 1986) defende que condições de vida são importantes na determinação da saúde. Ter oportunidades para realizar plenamente suas habilidades, participar do desenvolvimento social da sua comunidade, ter melhores chances de trabalhar e exercer suas capacidades plenas, ter melhores condições de apoio social e ser menos propenso a enfermidades graves, poder reproduzir os hábitos culturais e realizar comportamentos próprios da comunidade onde se vive, trabalha e estuda, são fatores que estabelecem a saúde do indivíduo e do coletivo.

        Martins (2004) considera o conceito de saúde, indicado no documento final da Conferência de Ottawa, como inovador e revolucionário, por incluir as condições de vida gerais das populações e fazer associação com saúde e vida digna, incluindo aí características de suas moradias, como rede de saneamento básico, acesso aos serviços públicos de saúde, escola e espaços culturais.

        Marques (2008) considera, no entanto, não ser possível ignorar que a adoção de hábitos saudáveis “dependentes da atitude e adequação do sujeito a uma rotina apropriada, desde que sua condição e modo de vida proporcionem a opção de escolha por parte do mesmo” sendo, portanto, utópica a proposição de estilo de vida saudável desprovido de condições de vida que proporcionem ambientes adequados à sua prática.

        A principal questão que se pretende discutir neste projeto diz respeito às condições de vida relacionadas e necessárias para realização de atividade física pela população e também como são vistas e entendidas as formas de empoderamento social no processo de integração política entre comunidade e as autoridades tidas como responsáveis por oferecer condições de vida dignas para o exercício da cidadania plena.

Objetivos

        Definir as relações entre as condições de vida adequadas à pratica de atividade física pela população.

        Estabelecer parâmetros de empoderamento social na busca de condições de vida dignas para o exercício da cidadania plena nas comunidades

Metodologia

        O presente estudo tem como característica ser do tipo descritivo. De acordo com MARCONI & LAKATOS (2008), classifica-se uma pesquisa como descritiva quando por meio desta pretende-se delinear um tema. Este tipo de pesquisa engloba 4 aspectos: 1) Descrição; 2) Registro; 3) Análise; e 4) Interpretação de fenômenos atuais, objetivando seu funcionamento no presente.

        A execução da pesquisa e a coleta de dados deverão ocorrer por Revisão Sistemática. Inicialmente a busca pelo acervo bibliográfico a ser utilizado para a pesquisa será realizada através de investigação em bases de dados de artigos científicos disponíveis na internet. Os artigos serão obtidos com o uso das ferramentas de pesquisa: “Google Acadêmico” (http://scholar.google.com.br/) e Biblioteca Virtual em Saúde (http://www.bireme.br/), sendo que outras ferramentas de busca também deverão ser usadas, caso não se obtenha êxito com as pesquisas.

        As palavras-chave inseridas para a investigação nos sites de pesquisa e no banco de dados da biblioteca serão: “Educação Física” ou “Atividade Física”, “Condições de Vida” “Políticas de Saúde” e “Saúde Pública” ou “Empoderamento”, sempre se utilizando do conjunto de três das palavras apresentadas.

        Além desses recursos online, também será utilizado o acervo da biblioteca da Faculdade de Educação Física da Unicamp para a utilização de materiais escritos.

        Assim, pretende-se para a elaboração deste trabalho, realizar pesquisa em referenciais da literatura com a utilização de publicações e materiais escritos, obtidos por meio eletrônico ou impressos, como livros, teses, artigos acadêmicos, documentos oficiais do governo federal (constituição brasileira, relatórios, portarias, revistas e informes ministeriais), colocando o pesquisador em contato com informações sobre o tema e desenvolvendo-o como Marconi e Lakatos (2008) definiu a pesquisa bibliográfica: “não apenas como mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas propicia o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem, chegando a conclusões inovadoras” (MARCONI; LAKATOS, 2008, p. 57).

Plano de Trabalho e Cronograma de Execução

Ano

2013

Meses

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Reuniões semanais entre orientadores* e bolsistas* para formação de bases conceituais temáticas

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

Seminários de fundamentação da metodologia de revisão bibliográfica

X

Busca bibliográfica orientada aos alunos e apresentação de resultados e principais dificuldades no processo

X

X

Orientação metodológica dos procedimentos de análise constando de resultados obtidos Descrição, Registro, Análise e Interpretação

X

Construção de textos base sobre o referencial

X

X

X

Coleta de dados e execução de relatório parcial

X

X

Organização dos dados coletados

X

X

Análise dos dados

X

X

Apresentação dos dados em Congresso

X

Relatório Final

X

X

* o presente projeto é submetido em proposta conjunta a outros 3, podendo ser realizado também de modo independente, prevendo realização integrada entre os bolsitas e orientadores ( Dr. Roberto Vilarta e Dra. Jaqueline Girnos Sonati) com encontros semanais de todos os participantes visando trocas de informações e socialização dos conhecimentos entre os 4 temas (condições de vida,  alimentação saudável, estilo de vida e qualidade de vida).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.5 Kb)   pdf (241.5 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com