TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JUN BO - TÉCNICAS MARCIAIS

Por:   •  17/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Desde o inicio da civilização a busca constante pelo o culto ao corpo perfeito era evidente, como exemplo pode-se citar a Grécia na qual a sabedoria de um homem era analisada de acordo com seu porte físico se considerava homens sábios aqueles que possuíam ombros largos e corpos esculturais. Em Roma na Itália os gladiadores trabalhavam intensamente a musculatura para conseguirem lutar no coliseu ou nas guerras, o mesmo vale para os países orientais que por meio das artes marciais trabalhavam os corpos para encontrar paz interior e estar preparado para um confronto.

[pic 1]

Também é importante lembrar que por volta da década de 80 e 90 a febre pelo fisiculturismo foi enorme tanto que se acreditava que as pessoas só poderiam fazer musculação com esse objetivo, porém através de estudos científicos foi provado que a prática da musculação não visa só à hipertrofia e que através dela é possível trabalhar diversos objetivos. Portanto é evidente que não é necessário ser gladiador ou atleta nem mesmo lutador para poder praticar atividade física em busca de uma melhora na qualidade de vida, condicionamento físico, emagrecimento e fortalecimento muscular.

O ator Arnold Schwarzenegger que foi sete vezes Mr. Olímpia foi à inspiração de muitos jovens que acreditavam que a musculação tinha somente este objetivo então era comum, jovens permanecerem por horas nas academias para adquirir o mesmo corpo que Schwarzenegger sem se importar muitas vezes com o risco para alcançar tal objetivo.

[pic 2]

Arnold Schwarzenegger um dos maiores nomes no fisiculturismo.

À medida que a musculação foi evoluindo foi possível comprovar que ela não servia somente para a hipertrofia, ou seja, as pessoas poderiam malhar com intuito de melhorar a saúde e não somente para se tornarem fisiculturistas.

A prova maior disso era uma das lendárias façanhas que o grande mestre Bruce Lee fazia em demonstrações antes de se tornar uma das maiores lendas da historia nas artes marciais e um dos homens mais fortes do mundo.

Bruce Lee fazia a flexão de braço somente com uma mão usando apenas dois dedos provando que força difere de volume muscular. Muitas vezes Bruce Lee intercalava suas sérias de flexão de braço com abdominais e corda o que deixa seu corpo totalmente fortalecido, em seguida fechava o treino com alongamentos complexos demonstrando enorme flexibilidade.

 

[pic 3]

Bruce Lee cujo peso e tamanho eram menores que Schwarzenegger, porém possuía uma força extraordinária somente por praticar artes marciais.

O método de treino chamado Jun Bo que foi desenvolvido por mim o professor de Educação Física Diego Stefane Aires de Oliveira inserido no CREF sob o nº 025187-G/MG visa o trabalho conciliado das artes marciais com a musculação, possibilitando uma aula aeróbica que dura em torno de cinqüenta minutos à uma hora trabalhando toda a musculatura possibilitando uma grande queima de caloria.

A aula de Jun Bo reúne técnicas de Taekwondo, Boxe, Wing Chun e Capoeira combinadas com exercícios de musculação que são ora coreografados e ora não, tornando a aula divertida, descontraída e perfeita para todos. O Jun Bo trabalha condicionamento físico, qualidade de vida, fortalecimento muscular e emagrecimento de uma forma jamais vista.

Os movimentos coreografados e executados de forma rápida aumentam a queima de caloria uma vez que a intensidade da aula pode variar de acordo com o desenvolvimento da turma. Já os movimentos lentos possibilitam um fortalecimento da musculatura e prevenção contra lesões. Uma particularidade do Jun Bo seria um aquecimento feito, em seguida acompanhado de alongamento para depois introduzir a aula propriamente dita.

O aquecimento pode ser realizado através de técnicas de luta como socos e chutes ou através de polichinelos e trote. Outra particularidade do Jun Bo é utilização de exercícios de musculação durante as aulas que podem variar em agachamento, avanço, passada a frente e abdominal que é feito no final de cada sessão de treino para descansar e ao mesmo tempo fortalecer a região abdominal.

1.2 Benefícios do Jun Bo

O Jun Bo possibilita um conjunto de benefícios dentre os quais estão o combate do sedentarismo, a melhora da autoestima, aumento do condicionamento físico, melhoria na qualidade de vida, alivia o stress, previne contra doenças cardiovasculares, queima calorias, fortalece toda a musculatura, previne contra lesão e melhora a flexibilidade.

1.3 Circuito Jun Bo

O Circuito Jun Bo é um circuito de treino desenvolvido para possibilitar um trabalho de diversos grupos musculares, possibilitando a queima de calorias.

Esta modalidade é realizada através de técnicas marciais e algumas técnicas militares com a finalidade de aprimoramento do treino.

Esta variação do Jun Bo é exclusiva para área fitness não podendo ser utilizada em piscina devido a sua complexidade, portanto deve ser executado apenas em locais nos quais com tatame, ou onde se tem outras modalidades de ginástica de academia.

2 Aqua Jun Bo

O Aqua Jun Bo é uma variação do Jun Bo tradicional, no qual são feitos movimentos de hidroginástica aliados a técnicas de artes marciais sendo possível sua pratica a diferentes faixas etárias.

No entanto, faz-se necessária a avaliação criteriosa do histórico de saúde dos alunos para que fatores como lesões, hipertensão, diabetes e até mesmo a obesidade sejam levados em consideração no momento da elaboração da intensidade das atividades em questão.

2.1 Benefícios do Aqua Jun Bo

O Aqua Jun Bo melhora a autoestima, o condicionamento físico, a qualidade de vida, combate o sedentarismo, alivia o stress, previne doenças cardiovasculares, queima calorias, promove o aumento da força, fortalece toda a musculatura, permite uma melhora na flexibilidade.

3 Tai Jun Bo

O Tai Jun Bo é uma modalidade exclusiva para piscinas, permitindo a seus praticantes alivio do stress, prevenção contra doenças cardiovasculares e permite uma melhora da qualidade de vida.

Consiste em um trabalho com técnicas de tai chi chuan e alguns exercícios de pilates possibilitando aos praticantes trabalharem a respiração e permite  ainda uma melhora das articulações. No Tai Jun Bo os exercícios são feitos de forma lenta focando a respiração, pois à medida que um exercício é feito de forma mais rápida possibilita a queima de gorduras más muitas vezes o trabalho da respiração fica defasado, portanto é necessário fazer exercício devagar e com respiração garantindo assim uma melhora da saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (218.7 Kb)   docx (133.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com