TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes marciais

Resenha: Artes marciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Resenha  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

As artes marciais apresentam uma enorme variedade de golpes. O combate no solo emprega principalmente técnicas de quedas, chaves, torções, estrangulamentos e imobilizações. Socos, chutes, joelhadas, cotoveladas e até golpes com a cabeça são, em geral, aplicados nas técnicas de combate em pé. O termo da língua inglesa ground and Pound (que pode ser traduzido como “socar / triturar / encurralar no chão “) designa os golpes traumáticos desferidos contra o oponente que estiver dominado no solo.

Um exemplo é o Judô, Caratê-do, Taekwendo, Boxe, Sambo e Capoeira que são muito praticados como esporte de luta, tendo arbitragem e regras definidas por suas federações. No Judô arte marcial são usadas às técnicas de defesa pessoal;

Ju-no-kata (formas suaves) é o conjunto de técnicas que, ao invés de se empregar movimentos para combater, usam-se dos próprios ataques do adversário para o subjugar.

Atemi waza é conjunto de técnicas que são aplicadas num determinado ponto, técnicas traumáticas aplicadas nos pontos vitais: o lutador visa um ponto específico no corpo do adversário, para, quando o atingir, causar não uma lesão, mas um desequilíbrio no fluxo de energia.

Importante momento de fazer que tais técnicas não são exclusividade desta ou aquela arte marcial, o que sucede em verdade é que as modalidades de lutas dão maior ou menor ênfase em sua aplicação; por exemplo, o caratê tem como cerne o emprego deste tipo de técnica. Ate waza é o termo que identifica as técnicas contundentes nas artes marciais japonesas, que podem ser desferidas por quaisquer partes do corpo. Não se deve confundir com atemi waza, que são uma espécie de ate waza, mas que são golpes contra pontos sensíveis do corpo.

No Judô esporte existem regras de pontuação, penalidades e uma divisão de categorias de peso e idade. O demais esporte de combate tem igualmente uma clara divisão de categorias, o objetivo é preservar a saúde dos praticantes destes esportes.

O Krav Magá se destaca como arte marcial moderna, utilizado pelas Forças Especiais de Defesa de Israel e intimamente adotado por organizações de imposição da lei e segurança como Mossad, Shabak, FBI, unidades da SWAT do departamento de polícia de Nova Iorque5 e Forças de Operações Especiais dos Estados Unidos. Não há regras no Krav Maga pelo fato de ser uma técnica de defesa pessoal, utilizada para garantir a sobrevivência do utilizador, mantê-lo a salvo e neutralizar qualquer ameaça utilizando todos meios disponíveis.

Uma luta é uma competição física

entre dois (às vezes mais) competidores ou parceiros de sparring, que tentam ganhar e manter uma posição superior. Há uma grande variedade de estilos, com diferentes regras tanto nos estilos tradicionais históricos, quanto nos estilos modernos. Técnicas de luta foram incorporadas por outras artes marciais, bem como por sistemas militares de combate corpo-a-corpo.

A luta é uma das mais antigas formas de combate com as referências a ele tão antigas quanto a Ilíada, de Homero, que narra a Guerra de Troia, nos séculos XIII e XII a.C.

A noção de esporte de combate é diferente da de arte marcial, mesmo que algumas disciplinas coincidem. Com efeito, uma arte marcial é por definição uma "arte de guerra", uma disciplina onde tudo é permitido. Por causa da periculosidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com