TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Brinquedos e Brincadeira

Por:   •  16/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.111 Palavras (13 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

MACEDO, Jardel Franklin Santos. A IMPORTÂNCIA DO BRICAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2019. Número total de folhas. Projeto de Ensino e Pesquisa (Graduação em Educação Física - Licenciatura) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Sete Lagoas, 2019.

RESUMO

No cenário atual em que a tecnologia atrai a maioria das crianças, estudar a necessidade de estimular elas a se interessarem pelas brincadeiras comuns e fora de um mundo altamente tecnológico é um fator de suma importância para o profissional da Educação Física, este trabalho fundamenta-se na importância do brincar na educação infantil uma vez que é parte integrante do desenvolvimento motor e cognitivo. Considerando estes aspectos o estudo buscou apresentar e analisar os principais benefícios da brincadeira para as crianças nos anos iniciais.

Palavras-chave: 1.Brincar 2.Infantil  3.Educação 4.Desenvolvimento


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        4

1.2        JUSTIFICATIVA        4

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        5

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        5

1.5        OBJETIVOS        5

2        REVISÃO DE LITERATURA        5

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        6

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        7

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

6        REFERÊNCIAS        7

  1. INTRODUÇÃO

Essa Pesquisa tem como objetivo discutir a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na escola no ensino infantil.

A Educação em sentido mais amplo não deve levar em consideração somente o ato de aprender, é desenvolver a capacidade intelectual, física e moral de uma pessoa. Educar não é somente ensinar, aquele que ensina também aprende. Há uma troca de conhecimentos que sempre enriquece quem aprende e também aquele que ensina, ou seja, é uma forma de autotransformação.

Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção de um reflexo de autonomia e da criatividade, estabelecendo desta forma uma relação entre jogo e aprendizagem. É através do brincar que a criança forma conceitos, seleciona ideias, percepções e se socializa cada vez mais.

O principal indicador da brincadeira, entre as crianças é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papeis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substituídos. (BRASIL, 1998, p.27)

A Educação Infantil é o início da vida escolar de uma criança, é um mundo desconhecido em que ele irá desenvolver parte cognitiva motora, psicológica, social e cultural. Para que esse aprendizado se concretize, é necessária a construção de um local próprio para esse fim atrativo para as crianças (OLIVER, 2012).

Conforme diz a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), lei 9394/96, Art 29:

A Educação Infantil é conceituada como a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, integral e social, complementando a ação da família e da comunidade. (BRASIL, 1996)

O brincar na Educação infantil nos proporciona que através da brincadeira a criança conheça o espaço em que vive e possa desenvolver seu conhecimento até se expressando, interagindo e aprendendo, pois quando a criança brinca, ela tem o domínio da imaginação e a capacidade de autonomia. É brincando que elas descobrem o mundo, se comunicam e se inserem em um contexto social, sendo um processo de mediação entre a criança e a realidade.

        Chegando a esse tema após estudar a disciplina de jogos brinquedos e brincadeiras, pois através da brincadeira a criança consegue desenvolver melhor sua capacidade de aprendizagem. Ao brincar ela fica tão envolvida que coloca na dinâmica seu sentimento e sua emoção. Desse modo, então, o brincar não deve ser visto apenas como um momento de diversão, mas deve ser considerada uma ferramenta de aprendizagem para a Educação Infantil.

  1. TEMA DO PROJETO

Diante do tema escolhido A importância do brincar na educação infantil observa-se a necessidade de trabalhar com as crianças, fazendo com que se envolvam mais e descubram suas habilidades, sendo assim elas colocam em prática o que sua mente cria despertando nelas o desejo e curiosidade de criar.

Criar vai além da imaginação, é na prática que expressam o seu ponto de vista adquirindo ainda mais conhecimento, troca de ideias e costumes, assim também é o brincar que instiga a criança a demonstrar sua capacidade.

A brincadeira tem função social, desenvolve o lado intelectual e cria oportunidades para a criança elaborar e vivenciar situações emocionais. Ao brincar a criança aprende a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

  1. JUSTIFICATIVA

O projeto é de suma importância para o desenvolvimento da criança durante a infância, incentivando a escola resgatar brincadeiras que possam desenvolver a coordenação motora, raciocínio, a criatividade e imaginação da criança. É um tema importante a ser estudado, pois, a ação do brincar trás um aprendizado e promove desenvolvimento, sendo ela uma atividade dirigida ou livre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (223.6 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com