TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTRICIDADE GERAL (FINA) MOTRICIDADE GERAL (FINA)

Por:   •  11/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  23.276 Palavras (94 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 94

CRONOGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA P CRONOGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O MÊS DE FEVEREIRO ARA O MÊS DE FEVEREIRO

Prof. Esp. Henrique Bayer Prof. Esp. Henrique Bayer

CONTEÚDOS PARA O 1o ANO AO LONGO DO TRIMESTRE CONTEÚDOS PARA O 1o ANO AO LONGO DO TRIMESTRE

MOTRICIDADE GERAL ( MOTRICIDADE GERAL (AMAMPLA) PLA) Habilidades motoras trabalhadas ao longo do trimestre: Habilidades motoras trabalhadas ao longo do trimestre:

Equilíbrio, identificação de partes do corpo, saltar, correr, engatinhar, andar, Equilíbrio, identificação de partes do corpo, saltar, correr, engatinhar, andar, subir, descer, passar, pular, jogar, dançar, ginástica, rolar, sentar, força subir, descer, passar, pular, jogar, dançar, ginástica, rolar, sentar, força muscular, deitar, cair, rastejar, levantar. auto-identificação, localização do corpo muscular, deitar, cair, rastejar, levantar. auto-identificação, localização do corpo no espaço físico, saúde física geral e atividades relacionadas a força muscular. no espaço físico, saúde física geral e atividades relacionadas a força muscular.

MOTRICIDADE GERAL (FINA) MOTRICIDADE GERAL (FINA)

Habilidades motoras trabalhadas ao longo do trimestre: Habilidades motoras trabalhadas ao longo do trimestre:

Pegar, pinçar, apertar, recortar, amassar, abraçar, dar nós de cadarço, abrir Pegar, pinçar, apertar, recortar, amassar, abraçar, dar nós de cadarço, abrir uma torneira, desenhar, ter controle dos gestos, beliscar, tocar objetos com os uma torneira, desenhar, ter controle dos gestos, beliscar, tocar objetos com os dedos, conduzir objetos com os dedos. dedos, conduzir objetos com os dedos.

Interação sensório-motora Interação sensório-motora Equilíbrio, Ritmo, Organização do corpo no espaço, habilidade para reações Equilíbrio, Ritmo, Organização do corpo no espaço, habilidade para reações rápidas e destreza, Discriminação tátil. Sentido de direção, Lateralidade, rápidas e destreza, Discriminação tátil. Sentido de direção, Lateralidade, Orientação no tempo, Recreação. Orientação no tempo, Recreação.

1o ano: Tema central: Brincadeiras e jogos cooperativos 1o ano: Tema central: Brincadeiras e jogos cooperativos

Dom Dom Seg Seg Ter Ter Qua Qua Qui Qui Sex Sex Sáb Sáb Fevereiro Fevereiro 2012 2012

0101 0202 0303 0404 Aulas Aulas por por Séries:

Séries: 1o 1o Ano: Ano: 3 3 aulas aulas 45 45 min.(quinta) min.(quinta)

0505 06 06 07 07 08 08 09 09 10 10 11 11

2o 2o Ano: Ano: 6 6 aulas aulas 45 45 min.(terça min.(terça e e Sexta) Sexta)

1212 1313 1414 15 15 16 16 17 17 18 18

3o 3o Ano: Ano: 3 3 aulas aulas de de 1h:15min 1h:15min (sexta) (sexta)

4o 4o Ano: Ano: 6 6 aulas aulas de de 1 1 hora hora (terça (terça e e quinta) quinta) 1919 2020 2121 22 22 23 23 24 24 25 25

2626 27 27 28 28 29 29

1 1 aula aula (quinta (quinta dia dia 09/2): 09/2):

Apresentação Apresentação do do professor professor e e da da disciplina. disciplina. Conhecer Conhecer os os alunos. alunos.

Conhecer Conhecer os os materiais materiais usados usados na na aula aula de de Ed.Fis.: Ed.Fis.: bola, bola, bambolê bambolê e e cone. cone.

Atividades Atividades com com a a bola, bola, bambolê bambolê e e cone cone para para tomada tomada de de consciência: consciência:

Bola: Bola: manuseá-la manuseá-la com com diferentes diferentes partes partes do do corpo, corpo, pega-pega pega-pega com com bolas, bolas, acerte acerte o o cesto cesto do do professor, professor, arremessos arremessos de de distancias distancias variadas. variadas.

Bambolê: Bambolê: explorar explorar o o material, material, corrente corrente do do bambolê, bambolê, pula-pula pula-pula bambolê. bambolê.

Cones: Cones: explorar explorar o o material, material, seu seu uso uso dentro dentro e e fora fora das das aulas aulas de de Ed. Ed. Fis. Fis.

Atividade Atividade final final envolvendo envolvendo os os 3 3 materiais materiais

Encerramento Encerramento da da aula aula e e questionamentos questionamentos acerca acerca do do que que foi foi realizado. realizado. Levar Levar os os alunos alunos para para lavarem lavarem as as mãos, mãos, tomar tomar água água e e retornarem retornarem para para a a sala. sala.

2 2 aula: aula: (quinta (quinta dia dia 16/2) 16/2)

Roda Roda de de iniciação iniciação da da aula aula e e questionamentos questionamentos acerca acerca do do que que foi foi feito feito na na aula aula passada. passada.

y M

edição edição dos dos alunos alunos (medir (medir cada cada aluno aluno com com uma uma fita fita métrica métrica para para no no final final do do trimestre trimestre observar observar sua sua taxa taxa de de crescimento). crescimento).

Breve Breve explicação explicação do do termo termo brincadeira brincadeira e e do do termo termo jogo jogo cooperativo. cooperativo.

1 1 brincadeira: brincadeira: Roda Roda gigante gigante dos dos números números e e suas suas variações variações (sentados (sentados em em roda roda o o professor professor enumera enumera as as crianças crianças e e da da inicio inicio a a atividade. atividade. O O de de trás trás tenta tenta pegar pegar o o da da frente) frente)

2 2 Jogo Jogo cooperativo: cooperativo: Jogo Jogo dos dos iguais. iguais. (juntar (juntar duplas duplas ou ou trios trios de de acordo acordo com com suas suas igualdades) igualdades) 3 3 brincadeira: brincadeira: Gavião Gavião e e o o pintinho pintinho (enfileirados (enfileirados o o gavião gavião com com a a bola bola tenta tenta pegar pegar o o pintinho pintinho no no fim fim da da f fila) ila)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (135.8 Kb)   pdf (307.7 Kb)   docx (59.9 Kb)  
Continuar por mais 93 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com