TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Educativos e suas Imagens Pedagógicas

Por:   •  21/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho: Materiais Educativos e suas Imagens Pedagógicas

O informativo analisado é um folder sobre prevenção e esclarecimentos referentes a DSTs e HIV, nas cores azul e vermelho e se utiliza de uma linguagem bem simples e tem até algumas “gírias” na capa e atrás para prender a atenção do leitor. O que chama atenção no material coletado, é que tem um homem mais velho, de cabelo grisalho, segurando uma camisinha na mão, reforçando a ideia de que todos devem se prevenir, e não somente os jovens. Além disso, o material conta com frases de efeito com # (Hashtags) e algumas “gírias”, levando a ideia de algo bem moderno, tentando afastar os tabus do preconceito.

A primeira impressão, logo que se olha o material educativo, é que é um informativo que está reforçando o uso de camisinha, e que é mais voltado ao público masculino devido a imagem da capa. Após chamar a atenção do leitor com a ideia inicial de incentivo ao uso de camisinha, podemos ir mais afundo no material e perceber que o mesmo é focado na prevenção e informações de DSTs e HIV. O material também trás imagens de diversos rostos, de mulheres, homens, de diferentes etnias levando a ideia de que não tem como saber quem tem o vírus somente pela aparência, e que quanto antes se realizar o teste, maiores as condições de tratamento e de uma vida normal, focando assim na prevenção e atenção primária.

O folder objetiva deixar bem claro as maneiras de transmissão e de não transmissão do vírus HIV, esclarecendo assim alguns mitos e tabus construídos pela sociedade, além de reforçar a importância de se utilizar camisinha, e de realizar o teste para ter um diagnóstico precoce e um consequente tratamento eficiente. Também deixa à disposição endereços de serviços especializados caso o indivíduo necessite de apoio e atendimento especializado.

Conforme o artigo As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde, de Adriana Lenho de Figueiredo Pereira, as práticas educativas são muito utilizadas na área da saúde, tanto na formação contínua dos profissionais da área, quanto no campo da educação em saúde, focando na população em geral. No folder foi utilizada uma pedagogia tradicional dentro da prática educativa em saúde, onde as informações a serem ensinadas estão expostas por um “professor”, ou nesse caso, o Programa Municipal DST/AIDS de Viamão, condutora do processo educativo, e também a pedagogia renovada, onde o centro da reflexão é o “aluno”, como alguém ativo e curioso, e nesse caso o indivíduo que está lendo o material, se questionando e aprendendo com isso.

O folder analisado é uma pequena parte do conjunto de ações de saúde utilizadas na Atenção à Saúde Básica do SUS, que são direcionadas para a promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde (BRASIL, 2011a). Essa Atenção Básica, é representada fisicamente nos serviços de saúde pela Unidade Básica de Saúde local, é também o contato preferencial com os usuários destes, sendo a principal “porta de entrada” na Rede de Atenção à Saúde (RAS), e é por onde a população tem todo esse suporte inicial, necessário na atenção primária em saúde.

Desde o final do século XIX e início do século XX, o Estado tem se obrigado a estruturar intervenções sistemáticas de educação voltadas às classes populares, objetivando o combate de doenças, que naquela época eram epidemias de febre amarela, varíola e pestes, e traziam grandes transtornos para o comércio (exportação de café). Atualmente não é muito diferente, pois o objetivo dos governantes também é educar e instruir o povo, evitando assim, doenças que venham consequentemente a atrapalhar o comércio e a economia. Porém as ações de saúde utilizadas atualmente pelo nosso SUS poderiam ser mais eficientes se tivessem uma melhor administração, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com