TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo da ampulheta

Por:   •  17/9/2015  •  Resenha  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  3.381 Visualizações

Página 1 de 2

O modelo da ampulheta é uma invenção heurística útil para conceituar e explanar o processo de desenvolvimento motor.

Para compreendermos o modelo da ampulheta de Gallahue, assim como o autor inicia, devemos nos imaginar sendo a ampulheta. E o nosso recheio é a areia, que nesse caso seria os estimulos, as experiencias, as vivencias que são vividas por cada individuo. Esses estimulos, vem de dois recipientes na ilustração dados como dois baldes. Um da hereditariedade, que vem com uma tampa, essa tampa exemplifica que nossa hereditariedade vem com limitações, onde nossa herança vem determinada quantidade. Fazendo com que a areia tenha uma quantidade fixa a ser depositada na ampulheta. E o outro fator é o ambiental que não possui tampa, onde a areia pode ser colocada de acordo com o ambiente ao qual estamos inseridos.

Esse modelo de ampulheta é dividido em fases: reflexiva, rudimentar, fundamental e especializado. Observando as duas primeiras fases a reflexiva e a rudimentar, podemos observar que na reflexiva os movimentos são incontrolados e tem idade media que vai do utero até um ano. Na rudimentar, os movimentos ja são voluntarios s´s que no entanto bem rudimentares, e vai ate mais ou menos os dois anos de idade. Na ampulheta a areia não vem basicamente do vazo da hereditariedade, que basicamente tambem sofre influencia dos fatores externos, principalmente se fores externos. Nessas duas primeiras fases os movimentos são bem previsiveis.

Quando se atinge a fase dos movimentos fundamentais, que é baseada nas experiencias das crianças na fase dos movimentos rudimentares, meninos e meninas já estão desenvolvendo os conjuntos completos de habilidades motoras basicas, como: correr, saltar,pular, chutar e outras. Para que seja desenvolvido essa fase a criança deve ter bastante estimulo para que elas sejam bem desenvolvidas.

Ja na fase dos movimentos especializados, os movimentos dependem dos movimetos fundamentais bem maduros.

Aos 14 anos a ampulheta se inverte, isso é variavel pois depende muito de fatores soiciais e culturais do que dos fatores fisicos e mecanicos. Para muitos essa inversão inicia-se na adolescência. Periodo que para muitos ingressam no mundo adulto e do trabalho. Nesta ampulheta existe um filtro e sua medida ou densidade se determina por varios fatores, tais como: aptidão fisica, estado nutricional, exercicio e outros. Esse filtro esta baseado no ambiente, e serve para controlar a quantidade de areia que cai na ampulheta.

Para concluir, devemos resaltar que esse modelo de ampulheta é importante para descrever e fornecer  as informações que o desenvolvimento é um processo ordenado e continuo.

Acadêmico: Daniel de Oliveira Rosa Nascimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com