TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Ginásticos

Por:   •  22/5/2015  •  Dissertação  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

MÉTODOS GINÁSTICOS

A Ginástica é uma forma de exercício físico que é classificado em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticam em academia. A Ginastica muitas vezes é procurada por quem quer melhorar o corpo, emagrecer ou ate mesmo fortalecer os músculos e também melhor o aperfeiçoamento mental, em forma de relaxar a mente.

A Ginástica contemporânea sofreu grande influencia de diferentes formas de exercícios, principalmente no movimento ginastico europeu em 1800, formas essas que receberam o nome de métodos ginásticos.

Entre esses métodos que influenciaram a nossa atividade física estão:

Calistenia: são exercícios que usam o peso do corpo como carga e que devem ser precedidos de alongamentos caprichados, de modo a aquecer os músculos e preparar as articulações, tratam-se daquele tipo de ginastica muito comuns em aluas de educação física do ensino médio, como exemplo flexões e abdominais, e às vezes exercícios com uso de bastões e de musicas para marcar o ritmo.

Método Alemão: Tinha um caráter patriótico e nacionalista que incentivava a busca pela defesa do território, buscando a purificação da raça e preparação para o trabalho e desenvolvimento da nação. E a preocupação com o corpo da mulher estava relacionada com a preservação da raça.

O método alemão foi utilizado como padrão pelo exercito brasileiro de 1870 a 1912. O sistema de ginastica eram exercícios livres (sem aparelhos): membros superiores e inferiores; exercícios de suspenção: barras, paralelas e cordas; exercícios de apoio: apoio, suspensão e balanceamento; e ginastica coletiva: marchas e exercícios ou ordem unida.

Método sueco: Surgiu á partir da necessidade de força de trabalho e bons soldados. A Suécia estava devastada pela guerra, e a ginástica foi utilizada como artificio para elevar a moral e as saúde do povo. A ginástica sueca era dividida em quatro partes: Pedagógica- voltada para a saúde evitando vícios posturais e doenças; Militar- incluindo o tiro e a esgrima; Médica- baseada na pedagógica evitando também as doenças e

Estética- preocupada com a “graça” do corpo. O método sueco chega às escolas brasileiras em 1901. Deixando o alemão como exclusividade militar.

Método Frances: influenciou fortemente a Educação Física brasileira. Tem foco nos exercícios físicos para moldar e adestrar o corpo; e enfoque também na beleza do movimento a busca pelo “corpo belo”. Uma das principais vertentes era a da Ginástica Natural, baseada em exercícios físicos como: natação, marcha, corrida, saltos, equilibrismo, lançar, defender, atividades de utilidades como o hipismo e o ciclismo, me as de cunho recreativo como os jogos, as danças, os esportes e outros.

Os métodos influenciaram muitos nos conceitos ginásticos, que depois foram trabalhados nas modalidades da ginastica. De modo geral, todos tinham finalidades semelhantes: regenerar a raça, promover a saúde, formar pessoas para servir a pátria e a indústria, e por fim, para desenvolver a moral dos cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com