TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOÇÕES BÁSICAS DE NUTRIÇÃO RECOMENDADA 12 AOS 18 ANOS

Por:   •  27/11/2016  •  Ensaio  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE UNIDA DE SUZANO-UNISUZ

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ALEX NOVAES MIRANDA RA: 2015004217

ROSIANE DO CARMO SILVA RA: 2016004126

WESLEIA VALERIA

NUTRIÇÃO RECOMENDADA 12 AOS 18 ANOS

SUZANO

2016

FACULDADE UNIDA DE SUZANO-UNISUZ

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ALEX NOVAES MIRANDA RA: 2015004217

ROSIANE DO CARMO SILVA RA: 2016004126

VALERIA

NUTRIÇÃO RECOMENDADA 12 AOS 18 ANOS

OBTENÇÃO        DE NOTA PARCIAL NA DISCIPLINA DE NOÇÕES BASICAS DE SAÚDE DO CURSO DE EDUCAÇÃO FISÍCA MINISTRADA PELA PROFESSORA NATASHA MULLER

SUZANO

2016

INTRODUÇÂO


REALIDADE BRASILEIRA NA QUESTÃO DE CONSUMO E ESCOLHA

No Brasil há vários grupos de consumidores entre eles estão em destaque três tipo:

  • Conveniência e Praticidade

Para esse segmento, conveniência e praticidade são, acima de tudo, as principais prioridades, pois de maneira geral, são consumidores que levam uma vida corrida, trabalham em tempo integral e dispõem de pouco tempo para cuidar da casa, dos filhos e da alimentação da família.

  • Confiabilidade e Qualidade

É um forte pilar que orienta ou determina as escolhas e a fidelização dos consumidores desse grupo, seja por empresas, marca tipos de produtos, seja por estabelecimentos comerciais.

  • Sensorialidade e Prazer

É amplamente valorizada quando se trata de alimentação. O importante é que a comida seja gostosa e atraente. Consumidores desse grupo têm um estilo mais impulsivo na hora de comer, sendo guiados, sobretudo, pelo prazer sem culpa.

FATORES QUE INFLUENCIAM OS HÁBITOS ALIMENTARES.

Fatores culturais

A cultura pode ser definhada como um modo de vida de um grupo de pessoas, geralmente de uma nacionalidade ou de uma localidade particular. Em muitas culturas, os costumes alimentares são um aspecto profundamente enraizados. Uma cultura poderá considerar o alimento como apenas um modo de satisfazer a fome, outra poderá considerar a alimentação como um dever, uma virtude ou uma forma de prazer, e ainda poderá considerar as refeições como um modo de congraçamento familiar ou social.

Fatores sociais

Quando se reconhece que os indivíduos pertencem a vários grupos sociais, o efeito do comportamento daquele grupo não pode ser negligenciado ao se considerar os fatores que influenciam os hábitos alimentares. A organização da sociedade, com suas múltiplas estruturas e sistemas de valores que as acompanham, desempenham um papel importante na aceitação ou rejeição dos padrões alimentares, ou seja cada grupo social tem as suas preferencias e costumes, como clubes, igrejas e etc.. fazem um cardápio conforme os gostos do grupo.

Fatores econômicos  

Os crescentes custos e a escassez alimentar exerceram seus impactos sobre os padrões alimentares de muitas famílias. À medida que os excedentes alimentares desapareceram e se tornou evidente a crise mundial de alimentos, os consumidores começaram a reexaminar suas compras e procurar substitutos para os alimentos escassos e caros. Embora ainda exista uma enorme variedade de alimentos no supermercados, o aumento dos preços torna-se um desafio real quanto a seleção de alimentos para a família.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com