TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NUTRIÇÃO ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 4

EDNEI FRANCISCO DO NASCIMENTO

R.A.:1119543

NUTRIÇÃO ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

                                                                                 

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para obtenção parcial de nota e como forma de avaliação continuada da disciplina Nutrição Atividade Física e Saúde, para a professora Giseli Cristina Galati.

CLARETIANO SÃO PAULO

2016

Com o estudo das Unidades 1 e 2, você pôde compreender que a Bioenergética (bio = vida; energética = referente à energia) diz respeito à energia que utilizamos para a realização de diversas atividades, sendo essencial para a manutenção de nossas vidas, por desempenhar funções básicas. Estas funções demandam energia, como, por exemplo, os constantes processos metabólicos e fisiológicos que ocorrem no nosso organismo. Dessa forma, é muito importante que você conheça as principais características de cada sistema energético. Diante do exposto, preencha o quadro a seguir, elaborando um comparativo com as principais características dos sistemas mencionados:

Sistema anaeróbio alático :

Substrato utilizado: fosfocreatina ( PCr ou Pc).

Utiliza O2?: Não utiliza oxigênio.

Produz ácido lático?: Não produz ácido lático,

 Intensidade e duração do exercício: Utilizado em exercícios de alta intensidade e curta duração,

 Atividades físicas que utilizam o sistema energético e tempo de duração do sistema: Provas dos 100m rasos no atletismo e provas de levantamento de pesos, tempo de duração de 10 a 30segundos.

Sistema glicolítico:,

 Substrato utilizado: glicose.

Utiliza O2?: não utiliza oxigênio.

 Produz ácido lático: Sim, produz ácido lático.

 Intensidade e duração do exercício: utilizado em exercícios de intensidade e duração moderada.

 Atividades físicas que utilizam o sistema energético e tempo de duração do sistema: Os exercícios com intensidade elevada, com duração entre 30 s e 2 minutos, como  as corridas de 400 m e a prova dos 100 metros livres na natação.

Sistema oxidativo :

 Substrato utilizado: glicose, ácidos graxos e aminoácidos.

 Utiliza O2?: sim, utiliza oxigênio.

 Produz ácido lático?:Sim, produz ácido lático,.

Intensidade e duração do exercício: utilizados em exercícios de intensidade moderada e de longa duração.

  Atividades físicas que utilizam o sistema energético e tempo de duração do sistema: Exercícios com duração superior a 2 minutos, como a corrida de 1500m no atletismo e provas de longa duração na natação e ciclismo.

Logo após o preenchimento desse quadro, faça um resumo sobre a importância do conhecimento da Bioenergética aplicada ao exercício, relatando como esse assunto pode ser utilizado em seu cotidiano profissional e, também, qual o papel da nutrição para os exercícios físicos. Em seguida, poste esse resumo no Portfólio.

Conhecer os sistemas energéticos envolvidos nas diversas modalidades esportivas é de suma importância, uma vez que as demandas energéticas de uma atividade ou exercício esta ligada diretamente à sua intensidade e duração.

Para quem pratica atividade física regularmente, a nutrição é um fator fundamental para garantir um bom resultado. A dieta deve ser completa e equilibrada, principalmente em relação aos macros nutrientes como as proteínas, carboidratos e lipídios.

Uma dieta rica em carboidratos aumenta os estoques corporais tanto nos músculos quanto no fígado, melhora o processo de recuperação e a resposta imune e provém substrato energético prontamente disponível para a utilização durante as atividades físicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com