TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Na Pré-História, Quais Eram as Manifestações de Atividades Físicas Predominantes? Por quê?

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

1) Na Pré-História, quais eram as manifestações de atividades físicas predominantes? Por quê? (máximo de 8 linhas):

Tiro ao alvo, corrida, escalada, Porem a mais significativa na pré-história foi à dança praticada com características lúdicas e caráter ritualístico. Essas atividades foram as mais predominantes por caráter de sobrevivência, necessitavam delas para adquirir seus alimentos, fugir de predadores e por lazer, na dança o exercício corporal executado produzia uma grande excitação interior, que podia levá-los a estados alterados de consciência, por isso acreditavam estar entrando em contato com o poder dos deuses (OLIVERIA, 1983). As danças representavam ainda um importante papel no processo de educação, pois faziam parte dos rituais que preparavam os jovens para a vida social.

2) Na Idade Antiga, que evento aconteceu na Grécia que influencia até hoje a área de Educação Física? Cite uma influência disso para a Educação Física dentro da escola. (máximo de 8 linhas).

Eram realizados festivais esportivos na Grécia, em honra a Zeus, no santuário da Olimpia, o que originou o termo olimpíadas. Esses festivais tinham como finalidade exibir habilidades e agradar a deuses do Olimpo. Em minha opinião a influencia das olimpíadas é unir povos e proporcionar um significativo avanço econômico.

3) Por que se pode afirmar que a Idade Média foi um período de trevas para a Educação Física? (máximo de 8 linhas).

Mais conhecida como a “idade das trevas”, é assim chamada por ser uma época de pouco desenvolvimento racional, o que seria um retrocesso ao desenvolvimento da ciência. Neste período havia um domínio ideológico por parte da Igreja Católica, que manipulava a sociedade, através do poder da informação, com criação de dogmas, que facilitavam o “controle” da igreja e a adesão do povo aos preceitos religiosos. No entanto, a Idade Média também teve avanços artísticos, científicos e mesmo esportivos que contribuíram para os conhecimentos atuais.

4) No Renascimento, o que aconteceu com as manifestações de atividade física? Por quê? (máximo de 8 linhas).

Através do renascimento teve a volta das atividades físicas, volta dos jogos olímpicos, nessa época o corpo estava em exaltação, por causa das correntes humanistas, então as atividades físicas vieram para melhorar a forma do corpo, resgatando a sua importância. As atividades físicas tornam-se assunto dos intelectuais, numa tentativa de reintegração do físico e do estético às preocupações educacionais (OLIVEIRA, 1983).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com