TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natação - Nado borboleta

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA E BACHARELADO

Os benefícios da natação para pessoas com Asma

CÉSAR CRISTIAN MARTINS, EDERSON DORNELES, JANAIR SIEBNACHELER, JONAS SCHIMITT ETATIANE VANCETTA

Lajeado, junho de 2015.

Resumo:

        A pesquisa foi baseada na qualidade da atividade física para pessoas que sofrem com a asma, na qual é indicado à natação, Diante disso, a construção do presente artigo, propôs uma busca, analisando o exercício físico realizado dentro de uma piscina se é realmente benéfico à mente e ao corpo, pelo fato de da posição do corpo, humidade do ar e pressão da agua que auxiliam na diminuição da resistência das vias aéreas  Baseada na técnica de um paradigma qualitativo, como metodologia, essa pesquisa agiu com um caráter investigativo, Foi um total de dois entrevistados, que praticam natação que responderam a diversas questões. Para análise dos resultados, foi utilizada a triangulação dos dados coletados nas entrevistas, com o referencial teórico, juntamente com a interpretação dos investigadores. No final desta pesquisa, pode-se concluir que apesar de muitas pesquisas comprovarem os benefícios se tem muitas duvidas permanecem.

Palavras chave: Natação, Asma, Exercícios.

Introdução

        A asma brônquica é uma doença do aparelho respiratório do tipo obstrutiva, caracterizada pelo espessamento das paredes brônquicas decorrente de alterações inflamatória e/ou de acúmulo do muco, provocando alterações na mecânica respiratória que podem ser acompanhadas a partir das medidas espirométricas, por meio de provas de função pulmonar para melhor avaliar o estado clínico. A expiração forçada é a prova mais simples, pois fornece informações importantes inclusive para adequar a mediação (Moisés, p. 4, 2007).

 

        A natação é um exercício saudável que é bem tolerado por asmáticos porque induz broncoconstrição menos severa do que outras modalidades de atividade física. Esse efeito protetor da natação provavelmente resulta da alta umidade do ar inspirado no nível da água, o que reduz a perda de água pela respiração e possivelmente diminui a osmolaridade do muco das vias aéreas. A posição horizontal do corpo durante a natação também pode exercer um papel nisso ao alterar a rota respiratória e, portanto, produzir menos resistência das vias aéreas do que outros esportes. Assim, a natação é frequentemente recomendada aos asmáticos como um meio seguro e agradável de manter a função pulmonar, aumentar sua capacidade aeróbica e melhorar sua qualidade de vida (Bernard, 2010).

         O objetivo deste estudo é saber se a natação é realmente benéfica para os asmáticos por meio de entrevistas  e saber realmente os benefícios que ela trás para o corpo e para asma batem com os resultados obtidos através de outros estudos.

                                    Benefícios da Natação

Segundo Cruz, 2005, a atividade aquática pode proporcionar para os indivíduos portadores de asma, alguns benefícios, no sentido de:

1. Diminuir o bronco espasmo;

2. Minimizar os ataques de falta de ar e levar o asmático a obter controle respiratório;

3. Mobilizar e remover secreções após uma crise de falta de ar;

4. Corrigir a postura para diminuir o encurvamento dos ombros e protação da cabeça;

5. Aumentar gradualmente a tolerância aos exercícios e resistência à fadiga nas atividades funcionais;

6. Aumentar a mobilidade torácica;

7. Pela realização de movimentos intensos e regulares de braçadas, facilitar o trabalho articular da cintura escapular responsável pela a mecânica respiratória;

8. Reduzir o gasto energético da respiração;

9. Prevenir as alterações posturais e torácicas;

10. Melhorar a condição física geral;

11. Favorecer o desenvolvimento normal;

12. Relaxar a musculatura acessória a respiração;

13. Aumentar o apetite;

14. Melhorar o sono;

15. Diminui o uso de drogas;

16. Proporcionar sensação de bem estar (fator associado à melhora da condição física);

17. Desenvolver atitudes e habilidades, de forma que elas tornem mais fáceis;

18. Promover a eficácia da ventilação pulmonar, por tornar a resistência aeróbia do asmático capaz de suportar um esforço de longa duração, numa intensidade moderada;

19. Conquistar um ritmo respiratório, pela execução dos nados contínuos, mesmo que a inspiração seja oral;

20. Ampliar o acervo motor por meio da gama de habilidades motoras aquáticas.

                                          Metodologia

        A metodologia utilizada se baseou em um paradigma qualitativo, classificando essa pesquisa como um estudo investigativo, uma vez que se pretende investigar, analisar e refletir sobre a prática da natação para pessoas com asma.

        O presente estudo foi uma investigação que utilizou como instrumento na coleta dos dados no campo a entrevista, composta por diversas questões.

        Foram escolhidas duas pessoas, sendo dois homens, de 17 e 25 anos, os quais pertencem aos municípios de Venâncio Aires. Os praticantes que participaram do estudo praticam as atividades em um clube da cidade. Foi apresentado aos participantes, antes da realização da pesquisa, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, para que pudesse ler e assinar, estando ciente dos objetivos e procedimentos, bem como da possibilidade de, em qualquer momento da pesquisa, sentir-se livre para abandoná-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com