TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O nado estilo peito

Resenha: O nado estilo peito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  Resenha  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 4

O nado estilo peito

As regras do estilo peito estabelecem o seguinte:

O corpo do nadador deve ser mantido perfeitamente sobre o peito e ambos os ombros devem estar paralelos a superfície da água. Todos os movimentos das pernas e dos braços devem ser simultâneos e no mesmo plano horizontal, sem movimentos alternados.

As mãos devem ser empurradas para frente juntamente com o peito e devem ser trazidos para trás na superfície da água ou abaixo dela.

Na batida de perna, os pés devem estar voltados para fora durante o movimento para trás. A batida de perna do estilo "golfinho" ou borboleta não é permitido.

Parte da cabeça deve estar sempre acima do nível da água, com exceção do que na saída e a cada virada, o nadador deverá dar uma braçada e uma pernada enquanto se mantém totalmente submerso.

Técnica

Posição do Corpo.

O corpo precisa estar numa posição hidrodinâmica e horizontal, não se deve flexionar exageradamente o quadril, pois isso faria elevação do quadril. Os ombros ficam alinhados na superfície da água. O movimento dos braços tem o efeito de elevar a cabeça do nadador acima do nível da água para fazer a respiração.

Ação das pernas.

A propulsão das pernas é a mais difícil entre os quatros estilos. O movimento é simultâneo e para mesma direção. A inversão dos pés na recuperação das pernas na propulsão. O inicio do ciclo é com as pernas totalmente estendidas, alinhadas e com os pés unidos.

Ação dos braços.

Dos quatros estilos, essa ação dos braços é a mais lenta, a única que faz a recuperação submersa. Os cotovelos são puxados junto ao corpo para minimizar o atrito, no inicio do movimento os braços estão estendidos para frente, as palmas da mão voltadas para baixo e os dedos juntos.

Respiração.

Segundo a regra, a respiração deve acontecer em todas as braçadas, ou pelo menos deve elevar a cabeça para fora da água. O movimento de braços tende a elevar os ombros e inclinar a cabeça, então a respiração é feita pela boca. Quando os braços tiverem estendidos, a cabeça volta para posição normal, ritmo rápido, acompanha o ritmo da braçada e pernada.

Coordenação de movimentos.

Não se deve fazer o movimento de braçada e pernada simultaneamente, eles são de forma alternada, primeiro a pernada acompanhada do deslize e depois a braçada acompanhada da respiração.

19 – Borboleta

A regra da borboleta estabelece que:

Os braços devem ser trazidos a frente simultaneamente sobre a água e levados para trás juntos.

O nadador deve se manter completamente de frente com ambos os ombros mantidos paralelamente a superfície da água.

Os movimentos dos pés devem ser de maneira simultânea. Não deve haver qualquer movimento alternado de pernas e pés.

TECNICA

Durante o nado borboleta, o corpo fica na posição horizontal em decúbito ventral. Toda a cabeça submersa e queixo próximo ao peito.

A pernada na Borboleta ajuda na propulsão e na sustentação do corpo no momento da respiração. Elas realizam movimentos simultâneos, a partir da articulação coxo - femoral, num ritmo ascendente/descendente.

As pernas e os pés encontram-se para trás, nos movimentos descendentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com