TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Cientifico

Por:   •  8/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

VIVIANE MARTINS DA SILVA PEREIRA (8150085)

Licenciatura em Educação Física

ESPORTES ALTERNATIVOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Orientador: Profº Me. Mateus Betanho Campana

Claretiano – Centro Universitário

 CAMPINAS

2022

ESPORTES ALTERNATIVOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RESUMO: O objetivo desse trabalho foi compreender os conteúdos dos esportes alternativos, em aulas de educação física. O estudo foi verificar a intensidade, as metodologias para seu desenvolvimento bem como suas principais características, avaliar a intensidade, tempo de deslocamento ativo e gasto energético de uma aula de Jump, para estudantes do ensino fundamental II (8º ano).

Palavras-Chave: Educação Física, esportes alternativos, conteúdo escolar

Power Jump

O Jump, Power Jump ou Jump Fit (como preferir), é uma modalidade encontrada em academias por todo o Mundo e se dá por um treinamento físico ritmado e coreografado, realizados em um mini trampolim. Tal superfície elástica permite a aceleração e desaceleração, treinar equilíbrio, coordenação e força de gravidade com menos impacto com relação a saltos no chão.

Introdução

Segundo Furtado, Simão e Lemes (2010), o sucesso desse programa está relacionado, principalmente, ao prazer e motivação que essa atividade proporciona, além de proporcionar a melhoria ou manutenção dos níveis adequados de condicionamento físico para a realização das tarefas do cotidiano, melhoria da capacidade cardiovascular é alcançada por um estimulo fisiológico que necessite de ajustes de cargas progressivas (SILVA et al., 2008). Visando alcançar este patamar, os exercícios de moderada e elevada intensidade tem sido amplamente recomendados por permitirem um aumento do gasto calórico aumento da massa corporal magra, aumento do dispêndio de energia pós-exercício, redução do perfil lipídico, dentre outras repercussões hemodinâmicas capazes de reduzir em até duas vezes as taxas de mortalidade (ALMEIDA & ARAUJO, 2003). A intensidade das aulas de Jump tem permitido uma relação entre a modalidade e melhorias na capacidade cardiovascular, como a capacidade aeróbia melhorada e o aumento da função cardíaca.

Os objetivos: Proporcionar aos alunos do ensino fundamental o oferecimento de uma prática pedagógica alternativa tendo em vista:

a) oportunizar a ampliação do mundo motor/esportivo;

b) propiciar a autonomia para tornarem-se independente e responsáveis em suas ações relacionadas a uma vida ativa e saudável;

c) estimular uma vida ativa no período escolar e no futuro.

Os planos de aula:  

Atividades                                  

Parte inicial:  

Composta por atividades de preparação e aquecimento, nesta etapa são realizadas atividades de alongamentos, corridas alternadas e saltos com a finalidade de preparar os alunos para a segunda parte da aula. ± 5 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com