TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE C/C TUTELA DE URGÊNCIA

Por:   •  13/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.949 Palavras (12 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONCECTADO

EDUCAÇÃO FÍSICA

PORTIFÓLIO EM GRUPO

4° SEMESTRE FLEX E 5ºREGULAR

EIXO INTEGRADOR: ESPORTE ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]

FERNANDA RIBEIRO DOS SANTOS

RAFAELA PATRÍCIA DE SOUZA MACHADO

        

EIXO INTEGRADOR: ESPORTE ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Trabalho de portfólio em grupo apresentado à  Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Metodologia do ensino do Voleibol Metodologia do ensino do Basquetebol Metodologia do ensino do Atletismo Cinesiologia e Biomecânica Seminários da prática - Metodologia do ensino de modalidades coletivas e atletismo.

Orientadores: Anísio Calciolari Jr.

Poços de Caldas

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        3

2.1 Abordagens e métodos no ensino de modalidades coletivas.        3

2.2 Pesquisa de Campo: O desenvolvimento de modalidades coletivas e do atletismo nas aulas de educação física        6

3 PLANO DE AULA        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        10

1 INTRODUÇÃO

O esporte tem se mostrado cada vez mais importante na relação entre os homens, mantendo um lugar de destaque na sociedade atual, sendo objeto de pesquisa nos mais diversos campos do conhecimento, inclusive no educacional.

A educação física teve na década de 80 seu grande marco, pois foi nessa época que passou a lançar-se um olhar crítico sobre a atividade física desenvolvida na escola ofertando ao treinamento desportivo um caráter pedagógico que vai muito além da técnica.

Nesse sentido, o papel do profissional da Educação Física muito mais do que ensinar as regras e técnicas de determinada atividade esportiva deve proporcionar a seus alunos uma compreensão crítica da mesma, de modo que eles possam estabelecer vínculos com o contexto sociocultural em que estão inseridos. Todavia, para que possa assumir esse novo papel é preciso que ele tenha claro quais as concepções metodológicas que permeiam sua prática e como promover uma prática voltada para a integralidade do sujeito.

Neste contexto, o presente estudo, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e de campo tem como objetivo esclarecer as peculiaridades de cada metodologia adotada no uso do esporte enquanto conteúdo da educação física escolar.

A primeira parte do trabalho, construída a partir da pesquisa bibliográfica traz as diversas metodologias e dimensões que envolvem o trabalho com esportes nos ambiente escolar. A segunda, realizada por meio de uma pesquisa de campo, que teve como instrumento de coleta de dados uma entrevista com questões abertas previamente elaboradas, busca evidenciar a realidade de um educador físico em seu trabalho com iniciação esportiva no ambiente escolar.

Ao final são apresentadas as principais considerações sobre a temática extraída dos estudos pelos pesquisadores.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Abordagens e métodos no ensino de modalidades coletivas.

Os esportes coletivos são bastante evidenciados tanto na mídia quanto na vida dos educandos despertando nestes não apenas curiosidade, mas também o desejo por realizá-lo. Por essa razão a prática dos mesmos vem se mostrando cada vez mais presentes nas escolas. Existem diversas metodologias que visam subsidiar o trabalho com jogos coletivos na educação física escolar, a seguir apresentaremos alguns desses métodos a fim de sintonizar o leitor com relação aos mesmos.

A inserção dos conteúdos esportivos nas aulas de Educação Física no Brasil tive início nas décadas de 50 e 60 com uma tendência tecnicista que visava a repetição de atividades feitas pelos adultos pelas crianças. Esse método tradicional/tecnicista, apesar de ultrapassado continua a ser uma prática vigente nas escolas.

O método tecnicista desconsidera a diversidade e se pauta no desenvolvimento de técnicas individuais de cada esporte e jogos esportivos sem conotação crítica, traduzindo-se na imitação das modalidades praticadas pelos adultos.

Na década de 80 Heinz Alberti e Ludwig Rothenberg, propuseram uma prática baseada no que ‘eles denominaram de “método da série de jogos”, que buscava atender aos seguintes obetivos: 1) o aperfeiçoamento da  técnica motora; 2) o domínio do material do jogo e 3) o ensino docomportamento tático”. Este método enfatiza que os jogos devem ser desenvolvidos partindo do mais simples até atingir os mais compexos, assegurando prazer e participação. (COUTINHO; SILVA, 2009).

Bunker e Thorpe (1982), buscando superar o método tradicional criaram os Jogos Esportivos Modificados enfatiza a participação de todos no processo de tomada de decisões e previlegia a tática ao invés da técnica, permitindo que as crianças criem seus próprios jogos tornando-se autoras do seu processo de aprendizagem através de uma relação dialética (COUTINHO; SILVA, 2009).

Outro método é o proposto por Bayer (1986) é composto por três elementos:

  1. valorização dos jogos espontaneamente praticados pelas crianças podendo ser modificados por elas; 2) adequação à etapa de desenvolvimento das crianças objetivando a formação de um aluno inteligente, capaz de atuar por si e 3) valorização dos elementos perceptivos da própria conduta e sua reflexão tática, sendo conveniente eliminar o aprendizado extremamente mecânico que desenvolve comportamentos muito automatizados (COUTINHO; SILVA, 2009, p.122).

O método situacional criando por Greco (1998) ressalta o caminho da aprendizagem motora a treinamento, buscando desenvolver competências para solucionar problemas motores específicos do através do desenvolvimento das capacidades coordenativas e técnico-motoras, integrando conhecimentos motores e cognitivos (COUTINHO; SILVA, 2009).

O método crítico superador criado por uma coletânea de autores busca o desenvolvimento dos jogos por meio de uma percepção dialética que permite a adequação dos mesmos aos princípios sociocognitivos tendo um olhar lançado sobre provisoriedade do conhecimento (COUTINHO; SILVA, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (77 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com