TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRINCAR: REFLEXOS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

Por:   •  20/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.156 Palavras (25 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 25

CATANEO, Daniella; Blaszko Elizabel Caroline.

   A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

PLAY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: CONTRIBUTIONS TO THE INTEGRAL DEVELOPMENT OF THE CHILD

Daniella Cataneo

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Fraiburgo, Brasil 

Caroline Elizabel Blaszko

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Fraiburgo, Brasil 

Resumo: O presente artigo objetiva apresentar possíveis brincadeiras como estratégias educativas que podem ser desenvolvidas na creche, com crianças na faixa etária entre 6 meses e 5 anos de idade, pautadas nos objetivos de aprendizagem de acordo com os campos de experiência preconizados pela BNCC. A metodologia abrange pesquisa bibliográfica enriquecida com o relato de experiência. O estudo é apresentado em três momentos, sendo no primeiro tópico apresentado conceitos e reflexões sobre a Educação Infantil e da creche e a sua importância para o desenvolvimento do aluno que a frequenta. No segundo momento o texto busca explicar a importância das brincadeiras, como elas auxiliam os professores na prática pedagógica. Em um terceiro tópico, estão alguns autores que contribuíram para a elaboração da pesquisa frente ao tema do trabalho, pesquisados a partir de artigos publicados nas últimas décadas. Como parte de resultados, o artigo traz no quarto momento o relato de experiência da pesquisadora englobando vivências na educação infantil e sugestões de brincadeiras e suas contribuições para o desenvolvimento integral da criança. Por fim são apresentadas as considerações finais do estudo. Conclui-se por meio deste trabalho que as brincadeiras devem fazer parte do planejamento e da prática educativa pedagógica desenvolvidos pelos professores na Educação Infantil.  

Palavras-chave: Educação infantil. Brincadeira. Desenvolvimento integral.

Abstract:

This article aims to present possible games as educational strategies that can be developed in day care, with children aged between 6 months and 5 years old, based on learning objectives according to the fields of experience recommended by the BNCC. The methodology includes bibliographic research enriched with the experience report. The study is presented in three moments, the first topic being presented concepts and reflections on Early Childhood Education and daycare and its importance for the development of the student who attends it. In the second moment, the text seeks to explain the importance of playing and games, how they help teachers in pedagogical practice. In a third topic, there are some authors who contributed to the elaboration of the research regarding the theme of the work, researched from articles published in the last decades. As part of the results, the article brings, in the fourth moment, the researcher's experience report, encompassing experiences in early childhood education and suggestions for games and their contributions to the integral development of the child. Finally, the final considerations of the study are presented. It is concluded through this work that the games should be part of the planning and pedagogical educational practice developed by teachers in Early Childhood Education.

Keywords: Child education. Playing. Whole development.

INTRODUÇÃO

O presente estudo traz como enfoque principal a etapa da Educação Infantil denominada de creche, e a relevância da brincadeira no desenvolvimento integral da criança.

Justifica-se que a motivação para o estudo adveio das experiências e convivência da pesquisadora com as crianças de um Centro de Educação Infantil (CEI) localizado no estado de Santa Catarina. Neste período, observou-se que as brincadeiras fazem parte da organização do tempo, da rotina, do espaço que a criança frequenta na Educação Infantil, e podem contribuir para a socialização, e o desenvolvimento psicomotor e cognitivo da criança, favorecendo novas aprendizagens.

Objetiva-se apresentar possíveis brincadeiras como estratégias educativas que podem ser desenvolvidas na creche, com crianças na faixa etária entre 6 meses e 5 anos de idade, pautadas nos objetivos de aprendizagem de acordo com os campos de experiência preconizados pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018).

 O artigo configura-se da seguinte maneira: O primeiro tópico elenca os conceitos e reflexões sobre a Educação Infantil, sobre a creche e também qual é a sua importância para o desenvolvimento do aluno que a frequenta. No segundo momento o texto busca explicar qual é a importância do brincar e das brincadeiras, como elas auxiliam os professores na prática pedagógica. Em um terceiro tópico, estão alguns autores que contribuíram para a elaboração da pesquisa frente ao tema do trabalho, pesquisados a partir de artigos publicados nas últimas décadas. Como parte prática, o artigo traz no quarto momento relatos de experiência vividos pela acadêmica em seu local de trabalho no CEI. Por fim e não menos importantes, estão as considerações finais do estudo, e como ele contribui para a estudante.

A EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS A CONSIDERAR SOBRE A CRECHE

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, e segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seu artigo 29, “[...] tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)”. (BRASIL, 1996, p.11).

A Educação Infantil passou a integrar a Educação Básica, juntamente com o ensino fundamental e o ensino médio, sendo oferecida em creches, ou entidades equivalentes para crianças com idade de até três anos e em pré-escolas, para as crianças com idade de quatro a cinco (BRASIL, 1996, p. 7).

De acordo com a LDB, em seus artigos 4 e 30, o Estado tem o dever e a garantia de oferecer “educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade”, “vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade”. (BRASIL, 1996, p. 2)

O Centro de Educação Infantil – CEI é uma instituição de ensino e cuidados, onde os pais e responsáveis deixam seus filhos, geralmente para que possam trabalhar, visto que neste tempo atual as mulheres também colaboram para o sustento da família, diferentemente de décadas atrás, quando elas eram responsáveis pelos cuidados dos filhos e dos afazeres do lar. Sobre isso Bujes (2001, p. 13) destaca que “o surgimento das creches e pré-escolas se deu em decorrência de mudanças econômicas, políticas e sociais, entre elas a incorporação das mulheres no trabalho assalariado e às mudanças nas organizações familiares”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)   pdf (399.6 Kb)   docx (244.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com