TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jogo no Desenvolvimento Integral da Criança

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.845 Palavras (16 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 16

ETAPA  4 (ROSA)

2.2.

O Jogo no Desenvolvimento Integral da Criança

Para Liublinskaia (1973, p.

25) “O Jogo é um dos principais tipos de actividades  (...) ocupa um lugar especial na vid

a das crianças (...). Através do jogo, o educador integra as crianças na colectividade, amplia e precisa os seus conhecimentos e forma as mais valiosas qualidades morais e volitivas do individuo que cresce.”

Deste modo, antes de abordamos o desenvolvimento do Jogo, enquanto instrumento

de grande relevância para o educador/ professor e que poderá ser muito potenciado pela prática física na escola, consideramos primordial refletir o seu impacto no desenvolvimento da criança/ aluno.

2.2.1.

Domínio Psicomotor

Um educador, a partir de um bom conhecimento do desenvolvimento do aluno,

poderá estimulá -lo de maneira a que todas as áreas como psicomotricidade, cognição,afetividade e linguagem estejam interligadas” (Oliveira, 1997 p.37).

Na abordagem ecológica da perceção -ação, que constitui uma das dimensões de desenvolvimento da criança, existe uma inter-relação entre o sistema percetivo e o motor. De facto, sabemos que o ambiente que envolve as crianças exerce uma grande influência no seu comportamento, deste modo o tipo de movimento que as crianças realizam dependem das perceções  que estas têm.

Neste sentido Zabalza (1992, p. 188) enfatiza a importância dos sentidos na ação motora das crianças, referindo que a escola infantil: “Tem que estar consciente de que o principal instrumento de aprendizagem de que dispõem as suas crianças é o conjunto dos sentidos, na medida em que é por intermédio deles que a criança se põe em contacto com a realidade e elabora a sua imagem mental ou representação dessa realidade.”

O educador/professor, para cumprir as suas funções, de modo a contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso da criança, deve possuir conhecimentos sobre os aspetos de desenvolvimento psicomotor desta , observar as suas ações e a partir destas ações for mular uma avaliação psicomotora. O atrás exposto representa meios de identificar dificuldades e possíveis necessidades, por forma a promover o desenvolvimento psicomotor da criança.

Seguindo esta linha de pensamento, Sanchez et al (2003, p. 33) afirma que “A partir da prática psicomotora se atende, se observa, e se compreende a criança em suas 29 diferentes modalidades de relação. O conhecimento das pautas e o desenvolvimento psicomotor e da formação do esquema corporal, assim como o aprofundamento na observação dos parâmetros psicomotores, constituem um meio excelente para completar a compreensão da criança em sua unidade corporal.”

Deste modo, é essencial que o educador/professor observe a criança durante as suas ações, na forma como explora e manipula os espaços e os materiais e como se relaciona com os outros. Tudo isso apresenta uma riqueza incomparável, pois permite -nos compreender a totalidade do corpo da criança, e assim, compreender a manifestação da sua personalidade.

Como tem sido visto, a criança auto -organiza o pensamento e a ação, que se realiza em determinados ambientes, com o objetivo de se integrar nos mesmos. Esta auto-organização psicomotora é uma das capacidades que depende simbioticamente do funcionamento do cérebro, isto é do sistema ner

voso central (SNC), que organiza todos os outros sistemas de intercâmbio.

Neste âmbito, Vayer & Trudelle (1999, p. 58), defendem que o SNC é o sistema

organizador da ação humana, e assim potencia o desenvolvimento psicomotor pois,

“Uma vez que para compreender o modo como a criança compreende e aprende não se pode deixar de fora o sistema nervoso, convém ter presente as suas características gerais e o modo como funcionam. É um conhecimento que pode ser expresso numa linguagem pouco habitual sem dúvida, mas contudo relativamente simples.”

O educador/professor, no decorrer da sua atividade letiva, deve planificar a ação educativa tendo em conta todos os aspetos que possam condicionar o desenvolvimento da criança. Ao interagir com a criança, o educador/professor

deve criar condições favoráveis ao seu desenvolvimento, respeitando o estádio de desenvolvimento em que esta se encontra e através das atividades propostas, estabelecer pontes, que proporcionem a passagem para níveis de desenvolvimento superior. Segundo Wallon in Piaget(1975, p. 211), é essencial “ (...) que em todos os períodos por que passa a criança é preciso saber preparar o período seguinte.”

De facto, ao longo do estágio pedagógico percebemos que não é fácil aliar condições favoráveis, de modo a promover o desenvolvimento psicomotor. Perceber o estádio de desenvolvimento de cada criança para, a partir dele, preparar as etapas seguintes, torna -se uma tarefa árdua e muitas vezes insatisfatória. O sucesso da prática psicomotora dependerá do conhecimento e respeito pelos ritmos de trabalho das crianças, das relações afetivas que se estabelecem com as mesmas e do respeito pela sua autonomia. Demonstrar carinho pelas crianças, respeitar as características individuais das mesmas, é sem dúvida um grande passo, que aumenta a auto confiança da criança, nas suas capacidades e nos outros.

2.2.

O Jogo no Desenvolvimento Integral da Criança 

Para Liublinskaia (1973, p.25) “O Jogo é um dos principais tipos de actividades (...) ocupa um lugar especial na vida das crianças (...). Através do jogo, o educador integra as crianças na colectividade, amplia e precisa os seus conhecimentos e forma as mais aliosas qualidades morais e volitivas do individuo que cresce.”

Deste modo, antes de abordamos o desenvolvimento do Jogo, enquanto instrumento de grande relevância para o educador/ professor e que poderá ser muito potenciado pela prática física na escola, consideramos primordial refletir o seu impacto no desenvolvimento da criança/ aluno.

.

O Jogo Pedagógico

Tem-se observado ao longo do tempo, uma estreita relação entre o jogo pedagógico e o ensino. São vários os investigadores e pedagogos que apresentam inúmeras evidências e exemplos do valor e ducativo do jogo nas práticas pedagógicas a nível pré-escolar e escolar.

No final do século XIX e princípios do século XX, vários psicólogos e Pedagogos enfatizaram a importância do jogo no desenvolvimento infantil da criança.

Pensamos que o jogo é uma a Atividade orientada e/ou não orientada lúdica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (579.7 Kb)   docx (361.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com