TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE MOTOR

Por:   •  3/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Graduação em Educação Física

Disciplina: Desenvolvimento Motor

Professora: Bruna Alves

Discente: Paulo Marcel Silva de Freitas

FICHAMENTO do texto: Desenvolvimento motor de Crianças, de idosos e de pessoas com transtornos da coordenação.

REFERÊNCIA: SANTOS, S.; DANTAS, L.; OLIVEIRA, J. A. de. Desenvolvimento motor de Crianças, de idosos e de pessoas com transtornos da coordenação. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, v.18, p.33-44, ago. 2004.

A pesquisa trata aspectos importantes e os identifica com maior precisão através de hipóteses no período da infância onde os processos de desenvolvimento são mais facilmente detectáveis e enfatiza a importância e influência de atividades físicas e alimentação balanceada no desenvolvimento motor do indivíduo.

O movimento é um fator estabelecido aos seres humanos e está presente em todas as fases da vida, sendo assim um componente do progresso geral do ser humano. É comumente definido como as alterações no comportamento motor através do ciclo da vida.

O Desenvolvimento Motor é o processo que faz referências ao meio genético e cultural ao qual o indivíduo está envolvido.

Nesse contexto, desenvolvimento motor foi discutido pelo autor em relação a três aspectos: a) uma análise de estudos sobre padrões fundamentais de movimento e os fatores de mudança na infância; b) a persistência da dificuldade motora ao longo do processo de desenvolvimento em crianças diagnosticadas com transtorno do desenvolvimento da coordenação; e, finalmente, c) uma abordagem do conceito de desenvolvimento motor ao longo da vida, particularmente, na velhice.

O ato de se movimentar da criança é oportuno para que a mesma possa se relacionar com o meio em que vive e é sobre essa fase da vida que que é abordado vários estudos sobre desenvolvimento motor. O autor fala da importância dos estudos do desenvolvimento motor da criança, e como esse meio desperta grande interesse dos pesquisadores em diversas áreas com a psicologia e educação física na medida que estes mesmos precisam de informações para o desenvolvimento de seus trabalhos.

O termo desenvolvimento não representa simplesmente o fenômeno que observamos, mas desenvolvimento tráz a noção de algo que já existe implicitamente.

A adequação e estruturação de ambientes e tarefas motoras aos estágios de desenvolvimento é crucial para os profissionais de educação física, na medida que eles necessitam de informações para os seus trabalhos.

Várias concepções foram ressaltadas e adotadas para que se pudesse estudar o desenvolvimento da criança, podendo ser vistos pontos biológicos, social, cultural, etc. A concepção determinística concebe por exemplo o desenvolvimento de forma qualitativa cujo controle é um mecanismo interno de auto-regulação. A pesquisa também trata a infância como tendo 2 fases com o objetivo de abordar restrições que a criança é submetida ao longo da vida.

O artigo fala sobre estudos realizados e seus avanços com relação a pesquisas e nas diferentes abordagens realizadas.

Na década de 70 e 80 procurava-se entender e compreender os processos de informações, as primeiras [pic 2]explicações sobre as mudanças do comportamento motor juntamente com a abordagem baseada nos trabalhos sobre a percepção e sobre o desenvolvimento perceptivo.

[pic 3]Na década de 80 teve-se uma abordagem envolvendo sistemas dinâmicos elaboradas por Scott Kelson e colaboradores como relata” Sistemas dinâmicos esses que segundo NEWELL (1986), elas atuam de três formas: a) restrições organísmicas, referentes a aspectos morfológicos, como por exemplo, dimensões corporais; b) restrições do ambiente, referentes a agentes externos associados à execução motora de alguma forma, como força de gravidade, quantidade de luz no ambiente, entre outros; c)restrições da tarefa, referentes a características do objetivo e complexidade da tarefa.

O texto revela mudanças relativas a progressões e regressões adjacentes e não adjacentes, nos componentes da ação do arremessar com força à distância e para o arremessar com precisão ao alvo. Nesse estudo foram feitos classificações com referências ao estágio de desenvolvimento elementar ou maduro, em seguida mostrando seus resultados.

Efeitos das restrições da tarefa e do organismo em relação ao estado de desenvolvimento motor na organização da habilidade arremessar a distância foram investigados.

[pic 4]É importante mencionar que desenvolvimento nesse contexto revelado pelo autor refere-se a alterações motoras progressivas, isto é, o ser humano apresenta uma melhoria linear na performance motora e isso acontece toda vez que se torna necessário o aprimoramento de tais habilidades, mas com o passar dos anos, ou seja, com o processo de envelhecimento, essa performance se deteriora na velhice.

O autor faz referência ao desenvolvimento humano, como uma característica universal no comportamento motor da população juntamente com sua diversidade (variabilidade intra e inter-individual) na seqüência do desenvolvimento habilidades básicas, apesar de sua diversidade devido a fatores culturais, apresenta uma seqüência de desenvolvimento relativamente previsível no que diz respeito ao que é possível adquirir e quando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (190.5 Kb)   docx (462.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com