TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR

Por:   •  18/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA

BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR

Bateria Psicomotora

Boa Vista

2018


CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA

BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR

Bateria Psicomotora

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Estácio da Amazônia de Boa Vista-RR, como exigência parcial a obtenção de nota da disciplina Aprendizagem e Controle Motor o do curso Bacharel em Educação Física.

Orientadora: Profª Reny da Silva Bezerra

Boa Vista –RR

2018

INTRODUÇÃO

O movimento é inerente ao ser humano e está presente na vida mesmo antes do nosso nascimento, a criança utiliza os movimentos para suprir suas necessidades básicas e é através deles que medimos o progresso da criança. Para Santos (apud NAVE, 2010, p.37) “o corpo e a afectividade são o ponto de partida da organização psíquica” e “o movimento é a primeira forma do pensar”. De uma maneira geral o movimento humano pode ser entendido como uma integração de vários sistemas como o neurológico, biomecânico e bioquímico, e é por causa dessa integração que devemos submeter nossas crianças a testes de psicomotricidade, para que através dessas baterias e protocolos possamos diagnosticar possíveis traumas, perturbações motoras, problemas de conduta, Transtornos, Hiperatividade e outros problemas que a falta do controle motor possa trazer. O exame motor é um complemento indispensável do exame psicológico e um elemento fundamental na observação dos mais variados problemas de falta de adaptação que a criança pode apresentar. “A psicomotricidade representa a capacidade humana de realizar movimentos que expressam conteúdo psíquico de afeto e cognição, sendo única entre os animais uma vez que é voluntária” (Moraes, 2016, p. 232).

BATERIA PSICOMOTORA

A pesquisa de campo ocorreu no dia 5 de maio de 2018 utilizando para a coleta de dados a bateria psicomotora de Vítor da Fonseca na qual “é um dispositivo que baseia-se em um conjunto de tarefas possibilitando a identificação de déficits da função psicomotora” (Moraes, 2016, p. 237).

A coleta foi realizada em 3(três) indivíduos sendo 2(dois) do sexo feminino e 1(um) do sexo masculino, onde as respectivas idades eram 6 anos e 9 meses, 9 anos e 3 meses e 11 anos e 6 meses. O estudo buscou a aplicação da bateria psicomotora de Vítor da Fonseca e foram evidenciados os seguintes resultados de acordo com a escala de pontuação.

Escala de pontuação:        

  1. Realização Imperfeita, incompleta e desordenada (fraco) perfil apráxico.
  2. Realização com dificuldade de controle (satisfatório) perfil dispráxico.
  3. Realização controlada e adequada (bom) perfil eupráxico.
  4. Realização perfeita, econômica, harmoniosa e bem controlada (excelente) perfil hiperpráxico.

Quanto ao aspecto somático:[pic 1]

No controle respiratório todos os avaliados fizeram a realização com nota 4 na escala de pontuação no que tange a inspiração expiração e só diferiu o resultado do tempo de apneia, onde gradativamente pela idade os resultados foram 10 segundos, 18 segundos e 25 segundos.

Em relação a tonicidade 100% dos avaliados apresentaram hipertonicidade.

Quanto a extensibilidade dos membros inferiores 66,67% foram avaliados com nota 4 e 33,33 % nota 2 da escala de pontuação, já quanto aos membros superiores todos realizaram de forma hiperpráxica e a passividade do movimento 100% receberam nota 3.

No que se refere a paratonia dos membros inferiores 66,67% obtiveram resultado hiperpráxico e 33,33% resultado eupráxico, e referente aos membros superiores todos obtiveram resultado hiperpráxico.

Em referência a diadococinésias 100% dos avaliados obtiveram resultado hiperpráxico.

No que tange às Sincinésias tanto bocais quanto contralaterais 66,67% receberam avaliação eupráxico e 33,33% avaliação dispráxica.

No que concerne à equilibração os resultados conforme escala de pontuação em porcentagem foram:

[pic 2]

Tanto no equilíbrio estático quanto no dinâmico os avaliados que tinham idade superior obtiveram melhores resultados, pois tinham um melhor controle motor, então 66,67% obtiveram resultados com equivalência hiperpráxico e 33,33% recebeu resultado com equivalência eupráxica.    

No tocante a lateralidade 100% dos avaliados ao realizar espontaneamente, sem hesitações e com proficiência, preferiram utilizar o seu lado direito nas tarefas ocular, auditiva, manual, pedal, então concluiu-se que o lado direito é o inato e a esquerda foi o lado de desenvolvimento adquirido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (161.2 Kb)   docx (65.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com