TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Embrionário

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO IDEAL

Instituto de Desenvolvimento Acadêmico Livre

Ayla Emmanuella Dos Santos De Sousa

O Desenvolvimento embrionário Humano.

Assú/RN

2013

Ayla Emmanuella Dos Santos De Sousa

O Desenvolvimento embrionário Humano.

Artigo científico apresentado à disciplina crescimento e desenvolvimento humano orientado pela à professora Maria Isabel Silva Guilherme, no curso de graduação, Licenciatura em Educação física, Assu/RN.

Assú/RN

2013

  • Sumário
  • Relacionar os conceitos crescimento, maturação e desenvolvimento.
  • Terminologias utilizadas em embriologias.
  • Aspectos morfofisiológicos do sistema reprodutor (masculino e feminino).
  • Como acontece o processo de fecundação.
  • Como se forma o zigoto e as clivagens?
  • Diferencie mórula, blástula, gástrula, nêurula.
  • Quais os principais eventos de cada semana de gestação.

Crescimento, maturação e desenvolvimento.

Crescimento: Inclui aspectos biológicos quantitativos, relacionados com a hipertrofia e a hiperplasia celular.

Maturação: Fenômeno biológico qualitativo, relacionando-se com o amadurecimento das funções de diferentes órgãos e sistemas.

Desenvolvimento: Interação entre as características biológicas individuais (crescimento e maturação) como o meio ambiente ao qual o sujeito é exposto durante a vida.

Termologia e embriologia.

A embriologia humana ocupa-se com a origem e o desenvolvimento de um ser humano a partir de um zigoto até o nascimento de uma criança. O ovócitos refere a célula sexual produzidas pelos ovários e o espermatozoide refere-se a célula sexual produzida nos testículos.

Sistema reprodutor masculino e feminino.

Aparelho reprodutor feminino: Ampola da tuba uterina (trompa de falópio), istmo da tuba, bexiga, uretra, clitóris, meato uretral, pequenos lábios, grandes lábios, ânus, reto, útero, ovário, ureter, óstio interno e óstio externo.

Aparelho reprodutor masculino: Ureter, Bexiga, Próstata, Púbis, Pénis, Corpo cavernoso, Corpo esponjoso, Uretra, Glande, Escroto, Testículo, Epidídimo, Conduto ejaculador, Vesícula seminal.

Processo de fecundação.

O processo acontece normalmente na ampola uterina, caso a o ovócito não seja fecundado degenera-se no útero, logo após inicia-se com o contato do ovócito com o espermatozoide, ao final com a mistura dos cromossomos maternos e paternos onde então forma-se o zigoto.

Zigoto e as clivagens.

Divisões mitóticas repetidas, iniciando-se cerca e 30 horas depois da fecundação. Os blastômeros diminuem a cada divisão isso ocorre normalmente quando o zigoto passa pela tuba uterina. A mórula forma-se 3 dias após a fecundação momento em que penetra a cavidade uterina.

Mórula, Blástula, Gástrula e nêurula.

Mórula: Refere-se à aparência do conjunto de células em consequência de sucessivas clivagens (parece uma amora).

Blástula: É o segundo estado de desenvolvimento do embrião, com mais de 64 células e uma cavidade central chamada blastocelio. É nesta fase que ocorre a nidação.

Gástrula: É a terceira fase do desenvolvimento embrionário. O embrião é uma esfera cheia de líquido, com um polo animal e m polo vegetal. As células do polo vegetal começam então a dividir-se mais rapidamente que as outras, formando um espaço chamado arquentero. Algumas células separam-se da parede e seguem para o blatocelio tornando-se célula. E estas células dividem-se formando filamentos chamados filipodios que empurram o arquêntero para o polo o animal. O arquêntero que, até essa altura era um tubo fechado, abre-se para o exterior, formando a boca nos protostomios e nos deuterostômios o anus do embrião.

 Assim formando as três camadas do embrião:

  • A endoderma:  é um folheto embrionário que tem como origem os macrômeros da blástula, que se dobram para dentro da blastocele dando origem ao arquêntero e ao blastóporo. Dela se originam, por exemplo, os órgãos do aparelho digestivo e o revestimento interno do sistema.
  • A ectoderma:  é a camada exterior de um embrião em desenvolvimento, formando se durante a gastrulação, no estágio em que o sistema digestório primitivo está a se formar. Forma-se a partir do epiblasto.
  • a mesoderma: é um folheto embrionário que se forma durante a neurulação no embrião dos animais triploblásticos (os outros dois folhetos são ectoderma e a endoderme).

Neurula: É a formação da placa neural e das pregas neurais; posterior fechamento das pregas; formação do tubo neural.

Trimestres da gestação

Clinicamente a gestação é dividida em 3 trimestres

1º trimestre: Ao final todos os principais órgãos e sistemas estão formados.

2º trimestre: Ao final, o feto pode sobreviver caso nasça prematuramente.

3º trimestre: O feto atinge um marco importante na 35ª semana pesando cerca de 2500g. caso a criança nasça a partir desse período o feto usualmente sobrevive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (186.6 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com