TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA DE PRECISÃO NO RIO GRANDE DO SUL

Por:   •  18/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – EAD

Disciplina: Pesquisa em Administração

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA[a] DE PRECISÃO NO RIO GRANDE DO SUL[b] 

Nome do Tutor Presencial: Willian A. Cavalheiro

Nome do Tutor Virtual: Caroline Weber Fehlberg

Nome do Professor Regente: Louise Costa Lage

Nome do Polo: Ulbra Canoas

Canoas – Rio Grande do Sul

2016/1

                         

  1.     Tema

O Desenvolvimento Sustentável através da Agricultura de Precisão.

  1.      Delimitação do Tema[c][d]

                  A agricultura de precisão no município de  Não-Me-Toque, no interior do RS proporciona  um diferencial competitivo no desenvolvimento sustentável.

3.      Problema de Pesquisa[e]

                    Como agricultura de precisão beneficiou o município de Não-Me-Toque no interior do RS tornando mais competitivo e sustentável na agricultura.                  .

4.       Objetivo Geral e Objetivo especifico

4.1      Objetivo Geral[f]

                   Compreender de que maneira a agricultura de precisão proporcionou o crescimento sustentável e se destacou no município de Não-Me-Toque no interior do RS.

4.2       Objetivo Específico[g]

                a. Apresentar a cidade e suas principais atividades econômicas.

                b. Apresentar a tecnologia e seus benefícios

                c. Descrever as principais atividades beneficiadas no município.

                d. Analisar a evolução da agricultura, e os resultados do setor, a partir da busca da concepção da mecanização e desenvolvimento sustentável.

               

5.       Justificativa[h]

Atualmente a palavra “sustentabilidade” ou mesmo “desenvolvimento sustentável” são amplamente usadas, seja pela mídia, discursos políticos ou anúncio de algum produto. O problema é que muitas vezes esta palavra é considerada apenas pela sua popularidade, sendo deixado de lado seu verdadeiro significado. A primeira vez que se falou em sustentabilidade foi no Relatório Brundtland em 1987, que descreve sustentabilidade como sendo o uso de um recurso de forma a não esgotá-lo para as presentes e futuras gerações (Fernandez, 2008).

Contudo, a sociedade está longe de alcançar esses desafios. Os problemas ambientais não são atuais, eles vêm se desenvolvendo desde o século XIII, juntamente com a Revolução Industrial, nesta época o rápido avanço tecnológico se desenvolveu estruturado na degradação ambiental (Thomas & Callan, 2010).Como passar do tempo à sociedade mudou, percebendo que o desenvolvimento tecnológico está cada vez mais ligado ao desenvolvimento sustentável. Neste texto relacionasse automação como qualidade ambiental. Além disso, a automação proporciona desenvolvimento de soluções criativas e simples que visem melhorar a vida no campo, através da subutilização de mecanismos robóticos e materiais recicláveis

Os primeiros fundamentos teóricos da Agricultura de Precisão surgiram em 1929, nos Estados Unidos, tornando se mais conhecida na década de 80, devido aos avanços e à difusão dos sistemas de posicionamento geográfico, sistemas de informações geográficas, monitoramento de colheita e também à informática. Além de destacar-se nos EUA, ganhou grande notoriedade em países como Alemanha, Argentina, Austrália, Inglaterra e Brasil. No país, as primeiras pesquisas na área foram realizadas na década de 90.

No município de Não-Me-Toque o processo de industrialização teve seu início nos anos 1950, com a chegada das primeiras famílias de holandeses e também com a necessidade de se desenvolver e adaptar implementos para a lavoura. Essa necessidade de aumentar a produtividade e diminuir o tempo para as tarefas no campo transformou o município em um polo de atração para indústrias do setor metalomecânico, que através da melhora nos preços das commodities no mercado internacional ampliaram seus parques fabris e favoreceram a instalação de novas indústrias, as quais resultaram em um grande aporte de empregos que possuem reflexo direto com o desenvolvimento do município e também com o processo de urbanização fortemente acentuado

Nesse contexto, alcançar uma agricultura mais desenvolvida sustentavelmente, que respeite o meio ambiente, preservando-o, que utilize bases e técnicas mais eficientes, é fator essencial para o propósito de um planeta mais sustentável. Sendo que a intenção é apresentar como a sustentabilidade está modificando a agricultura e quais resultados estas estão trazendo para a agricultura do Rio Grande do Sul.              As diversas modificações sofridas pela agricultura nos últimos anos, interligou a outros setores da economia, principalmente a indústria. Fazendo com que a evolução se transforme em precisão, gerando benefícios e consequente globalizando a informação na agricultura.

A ampliação do uso das tecnologias e ferramentas utilizadas na Agricultura de Precisão (AP) que podem aperfeiçoar o uso dos insumos agrícolas, reduzir os impactos ambientais da produção, aumentar a lucratividade do produtor e melhorar a gestão das propriedades, fez o município de Não-Me-Toque ser referência na agricultura sustentável de precisão reconhecido pelo governo do estado como município pioneiro, no qual além da evolução no plantio e na colheita, alavancou a economia com atrativos de feiras e industrias para o estado, visando investimentos no setor gerando movimento nas indústrias e comércio local.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (183.3 Kb)   docx (474.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com