TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Futebol na Europa

Por:   •  8/5/2018  •  Resenha  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

Futebol na Europa

O Campeonato Europeu de Nações, popularmente conhecido como o Campeonato Europeu ou simplesmente o Euro, é o torneio nacional de futebol internacional mais importante da Europa, organizado pela UEFA a cada quatro anos. Em sua inaugural, o torneio recebeu o nome da Copa das Nações Europeia ou simplesmente Copa da Europa, para mudar para a denominação do Campeonato Europeu de Nações em 1968. É desde a edição de 1992 que o nome da Eurocopa ou do Euro começou a ser estabelecido.

Os times com mais vitórias nesta competição são Alemanha e Espanha, com três títulos cada. Até o Campeonato Europeu de 1976 na fase final participaram apenas quatro países, que alcançaram o mesmo após as qualificações anteriores. Desde 1980, foram feitas oito seleções, um número que aumentou para 16 concorrentes desde o Campeonato da Europa em 1996. Todas estas equipas participam após a qualificação num processo especial organizado pela UEFA com as várias equipas afiliadas a esta confederação; A única exceção é o time anfitrião de cada edição, que é classificada diretamente por seu próprio direito. Agora realizada formato semelhante com as mulheres do Campeonato da Europa e Campeonato da Europa de Sub-21.

A Eurocopa de 2016 teve vinte e quatro equipes na fase final, aumentando em oito equipes em comparação com as edições anteriores e sendo o maior número de participantes em uma fase final do torneio. Disputada na França, sendo a terceira vez disputada no país francês, Portugal levantou pela primeira vez o troféu Henri Delaunay depois de derrotar o time francês por 1: 0.

A organização do evento do Campeonato Europeu 1960 foi tão esperada muito complicada, especialmente para obter a assistência das 16 equipes que deveriam participar da competição. Algumas das equipes mais importantes do continente europeu , como Itália , Alemanha Federal ou Inglaterra , não participaram. Finalmente, 17 equipes nacionais se reuniram em turnos de pré-eliminatória anteriores para uma rodada semifinal que já fazia parte da fase final a ser realizada na França. Apoiado, então, pela metade das federações afiliadas à UEFA, refletiu em um sorteio uma partida anterior para resolver o número estabelecido de 16 participantes.

A República da Irlanda foi eliminada pela Tchecoslováquia em seu play-off qualificado. O torneio ocorreu entre 1958 e 1960 a partir dessa primeira partida até que foi proclamado o primeiro vencedor. A primeira partida oficial da competição europeia foi no Estádio Lenin em Moscou , Rússia (então parte da União Soviética) em 29 de setembro de 1958. Havia 100.572 espectadores, que viram o triunfo da equipe soviética 3-1 contra a Hungria. O primeiro gol do campeonato foi marcado por Anatoli Ilya, com a eliminação global por 4-1 a favor da URSS.

A Espanha teve uma equipe forte, que teve um começo promissor, eliminando a Polônia com uma pontuação global de 7-2, com quatro gols de Alfredo Di Stefano, dois de Luis Suárez e um de Francisco Gento e Enrique Gensana . Após o empate, o general Francisco Franco negou equipa entrada da União Soviétic apara o país que era o próximo rival dos espanhóis com o que havia relações diplomáticas tensas devido ao caráter político marcado de ambos os territórios. Desta forma, os soviéticos se qualificaram automaticamente para as semifinais com a consequente eliminação dos ibéricos, uma seção que já fazia parte da fase final para jogar no solo francês. Os outros semifinalistas foram a França, a Iugoslávia e a Tchecoslováquia , mostrando sinais da força do futebol da Europa Oriental na época. Os soviéticos derrotaram os tchecos por 3 a 0 na primeira semifinal, com dois golos do jogador Valentin Ivanov. Na outra partida de semifinal, os iugoslavos ganharam 5-4, depois de chegar a dois golos para liderar os anfitriões por 2-4 final. Os nove gols alcançados por ambos constituem o registro ainda em vigor da partida com a maioria dos golos em uma edição do torneio. Raymond Kopa e Just Fontaine , que eram dois dos melhores jogadores não só no país, mas na Europa, não podiam participar da semifinal.

A final enfrentou os soviéticos e os iugoslavos no estádio do Parc des Pinces. O equalizador de um golo trouxe o resultado para extra, onde Victor Ponedelnik marcou a vitória por 2-1 com a qual o jogo terminou e proclamou o vencedor para a União Soviética, no qual é o primeiro título.

O sucesso alcançado pela primeira edição aumentou a participação dos países para o Campeonato Europeu de 1964, indo das 17 a 29 seleções nacionais iniciais na fase de qualificação, e onde as equipes da Itália e da Inglaterra participaram pela primeira vez. Entre os destaques na fase preliminar foi a derrota dos britânicos em seu empate contra os franceses por um global 6-3, enquanto os gregos e albaneses não conseguiram disputar a sua empate enquanto ambos os países estavam em guerra e o Hellenes recusou-se a jogar. O empate foi atribuído aos albaneses, que então perderam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com