TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INDIVIDUO E O GRUPO SOCIAL

Por:   •  21/9/2020  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTANNA

Curso de graduação em Educação Física

RAPHAEL OLIVEIRA DA COSTA

O indivíduo, o grupo social e o Conceito cultural

São paulo

2020

RAPHAEL OLIVEIRA DA COSTA

O indivíduo, o grupo social e o Conceito cultural

Professor: Eduardo Dantas Bacellar                                                

Disciplina: Concepção da Educação física e Mercado de Trabalho

Curso: Bacharel em Educação Física                                              

São paulo

2020

O indivíduo, o grupo social e o conceito de cultura 

Introdução

     A visão dicotômica entre indivíduo e sociedade é fundamental nas Ciências Sociais, e faz parte dos primórdios do desenvolvimento da Sociologia, que surgiu em meio a um crescente processo de industrialização, que levou ao surgimento de inúmeros problemas sociais no inicio do século seguinte, quando surgiu a disciplina.

Diferenças Entre Indivíduo e Sociedade

     Podemos dizer que as transformações ocorreram pela transição de uma realidade rural para um ambiente urbano e industrial, o advento de estruturas sócias mais complexas fez com que os homens se vissem na necessidade de compreendê-las. Brota uma nova ciência que, partindo do instrumental das ciências naturais e exatas , tenta explicar a realidade, estudando sistematicamente o comportamento social dos grupos e as interações humanas.    
    Basicamente buscou-se compreender que todas as relações sociais estão conectadas, formando um todo social que chamamos de sociedade. A passagem de uma sociedade rural para uma sociedade urbana, com a formação de grandes cidades, abriu novos espaços tradicionais de relações, essa transição é essencial para compreender a sociologia. O rápido processo de urbanização provocou a degradação do espaço urbano anterior, do meio ambiente, e a destruição dos valores tradicionais, as indústrias atraíram as populações rurais para as cidades

Conceitos De Sociedade

     A sociedade, tal como passou a ser compreendida, pressupunha um grupo autônomo de pessoas que ocupavam um território comum, sendo, de certa forma, constituintes de uma cultura comum. Além disso, predominava a ideia de que as pessoas compartilhavam uma identidade. As relações sociais, não só referentes Às pessoas, mas inclusive às instituições, moldavam as diversas sociedades, assim havendo uma enorme conexão entre essas relações, a mudança em uma acarretaria numa transformação em outra.

Conclusão

     Vimos, que o ser humano, na verdade, é fruto das relações sociais. Ao mesmo tempo em que ele é indivíduo, é também coletivo, pois vive em um processo constante de transformação, desde o nascimento até sua morte, por meio de interações sociais, sendo influenciado por padrões culturais. A cultura fornece regras, padrões, crenças, etc., que são aprendidas no contexto das atividades grupais. Então, é a partir dessa realidade sócio-histórica que nos socializamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (291.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com