TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Punks - A Ideologia de um Grupo Social

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

A Ideologia e o Grupo Social:

[pic 2]

[pic 3]

Alunos:  Alex Willer  (01)                 Professor: Marlon

               Álvaro (02)                         Disciplina: Sociologia

               Pedro Starling (30)            Turma: 3ª B

               Péricles (31)

               Vitor Assunção (34)  

Belo Horizonte, 13 de agosto de 2015

Introdução:

Para entendermos as ideias desse grupo é importante analisarmos o significado empregado pela língua inglesa, para o mesmo: “A palavra ‘punk’ é uma expressão da língua inglesa que é usada para classificar um indivíduo ou grupo urbano anti-social que se desviava dos padrões normativos de conduta da época.”

Desse modo, o estilo punk e o universo musical do Punk Rock são reconhecidos como umas das manifestações musicais, culturais e sociais mais carregadas de ideologias que já existiu. Caracterizados pelos jeans rasgados, acordes rápidos e letras rebeldes, o mundo punk tem sempre uma mensagem a ser passada sobre suas visões políticas do mundo. Apesar de ter perdido muito sua força influente do passado, algumas comunidades persistem e resistem ao incorporar a luta ideológica pregada por essa visão de mundo.

História:

O punk tomou forma no início dos anos 70, nos Estados Unidos, com bandas formadas por jovens de classe média que se opunham e faziam críticas à mentalidade e ao estilo de vida de sua classe pertencente. As ideias formadoras eram baseadas no pessimismo, na ideologia anárquica e no igualitarismo.

Embora sua origem ter se dado no cenário artístico e social dos Estados Unidos, a cultura punk ganhou repercussão ao chegar na Inglaterra, sendo absorvida e adotada pelo cenário musical, que através de suas músicas com pesado teor político e carregadas com um tom sarcástico e agressivo, se relacionavam à realidade de desemprego e decadência econômica da sociedade britânica na época.

O cenário punk, no Brasil, transpareceu de uma forma muito diferente da marcada no exterior. A realidade histórica da época era a da ditadura militar, caracterizada pela opressão e o autoritarismo, que bateu de frente com os ideais de liberdade do mundo punk. A cultura, aos poucos, foi espalhada pelo território brasileiro, através de festivais de música. Tal dificuldade se dá pelo fato de o mercado musical não ter demonstrado interesse em uma nova forma transgressora de música e a censura ainda tomar conta da mídia brasileira.

Motivo dos Conflitos:

Nem todos os indivíduos ligados a esta cultura são membros de um grupo ou movimento. Um grande contingente de punks define o termo "punk", como: “uma manifestação fundamentalmente cultural e ideologicamente independente”. Isso provoca a rejeição para se apegar a um objetivo preciso ou a um desejo de aceitação por um grupo de pessoas, representando uma postura distinta do movimento original, que preza na preservação da tradição.

Essa diferença de postura, entre o movimento punk e outros adeptos da cultura, é responsável por constantes divergências, violentas ou não, que ocorrem em encontros destes indivíduos, seja em ruas e festivais; nos meios de comunicação alternativos como revistas e fóruns; entre outros. Além dos choques internos, as diferenças com outras ideologias e grupos sociais também provocam constantes conflitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (273.5 Kb)   docx (316.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com