TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado de trabalho

Por:   •  6/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI-UNIASSELVI

EDUCAÇÃO FÍSICA LEF0221 - PRÁTICA INTERDISCIPLINAR II

PROFESSOR ESP: EDILSON TEIXEIRA

ÉRICO BRITO NOVAIS

MIRAILTON LIMA SANTOS

RAILAN AZEVEDO BISPO

VALDETE GOMES DA CONCEIÇÃO

                                                                         

MERCADO DE TRABALHO

FEIRA DE SANTANA BAHIA

21/06/2018

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo analisar e refletir sobre o que é mercado de trabalho, como ele funciona, qual sua importância e como ele está hoje em dia. Entende-se como mercado de trabalho toda e qualquer forma de trabalho que é remunerada, assim o ser humano vende sua força de trabalho em troca de um determinado valor, que pode ser um salário ou qualquer outra coisa acordada entre o empregador e o empregado. Faz parte do processo de mercado de trabalho a luta pela conquista de espaço no mesmo, que além de exigir experiência, requer um novo perfil de trabalhador, onde esse seja um profissional especializado em sua mão de obra.

Palavras–Chave: Mercado, trabalho, empregado, salário, mão de obra, especializado,

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo comparar o mercado de trabalho hoje em dia e relacionar com as oportunidades e desafios encontrados por quem quer ingressar no mesmo. O Mercado de trabalho tem suas origens no período da revolução industrial, entre os séculos XVIII e XIX, na Europa, no qual as relações entre operários e organizações passaram a assumir uma maior importância no contexto econômico e social. Mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, e o conjunto de pessoas e\ou empresas que em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação.

Existem dois tipos de mercado de trabalho: o mercado formal que consiste no registro do vínculo do empregado com a empresa, na carteira profissional de trabalho, podendo assim usufruir de seus direitos assegurados pela CLT (consolidação das leis trabalhistas) da constituição federal. Já o mercado informal é entendido como o trabalho autônomo, ou seja, sem comprovação ou registro na carteira de trabalho.

Nesta ideia, a atividade do mercado de trabalho é parecida aos demais mercados, onde as posturas  econômicas das organizações e os indivíduos visam o aumento do bem-estar, no qual a oferta e demanda de emprego dependem da remuneração salarial.

A grande procura por empregos que ofereçam melhores salários e reconhecimento fazem com que esse mercado se torne altamente competitivo, uma vez que a cada vaga de emprego oferecida, muitos candidatos apresentarão não só os pré-requisitos mínimos exigidos como também, os seus diferenciais para a candidatura da mesma.

É a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores e o conjunto de pessoas e empresas que em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação. Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global da expressão “mercado de trabalho”.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 MULHER: IGUALDADE NO MERCADO DE TRABALHO?

Por mais que pareça desatualizado e antigo é real a desigualdade entre homem e mulher no mercado de trabalho, onde a mulher ganha bem menos que o homem, mesmo estando na mesma área de ocupação do mesmo. Esse é um problema que é parte da cultura de uma nação, o Brasil, por exemplo, desde a infância as crianças já crescem com essa diferenciação quando os meninos obrigatoriamente participam de brincadeiras que promovem uma interação social maior , quando as meninas brincam de casinha e boneca, como se estivessem destinadas só a trabalhos de uma dona de casa.

A mulher mesmo conquistando seu espaço profissional, ainda encontra alguns preconceitos e dificuldades no ambiente de trabalho. Seu salário ainda no geral não está igualado ao profissional masculino e como ainda a homens que se incomodam ou dificultam o trabalho junto com mulheres. É importante também se ter noção que estamos no meio do processo de alcançar uma sociedade e mercado de trabalho mais igualitário.

“Com uma simples análise do mercado de trabalho é possível constatar que as mulheres possuem competências para assumir qualquer posto de trabalho. Profissionais estão sujeitos a erros e acertos independentemente de seu gênero sexual.”

2.2 VALORIZAÇÃO SALARIAL

O mercado de trabalho é um sistema onde se negocia preços, quantidades, rendimentos, assim, a procura por empregos que ofereçam melhores salários faz com que esse mercado seja bastante competitivo. No Brasil, o salário ainda não é bem valorizado de uma forma geral em empregos, onde o trabalhador se sujeita tal situação por não ter outra saída. Os jovens, por sua vez, sofrem também por serem recém-chegados ao mercado e suas competências serem inferiores as dos trabalhadores experientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com