TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE INTERVENÇÃO FUNIONA BIOMECANICA

Por:   •  4/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Dados de identificação da Instituição Concedente

Local do Estágio: Academia Adilson Maguila

Coordenador (a) do estágio: Adilson da silva Castro

Período: 20/09/21 a 07/10/21

Nome do (a) Acadêmico(a) Estagiário(a): Jozias Garcia

 

 

TEMA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

A área de concentração que será estudada é cinesiologia e biomecânica, vamos relacionar essa área de concentração com uma atividade bem comum praticada nas academias, o funcional.

 Segundo NEUMANN (2011, apud LIBERALI e VIEIRA, 2016 p.4) A Cinesiologia é o estudo do movimento humano, caracteristicamente no contexto do esporte, arte ou medicina

De acordo com NIGG; HERZOG, conforme citado por LIBERALI e VIEIRA (2016, p.7), Ciência que examina o efeito produzido pelas forças que atuam externa e internamente no organismo.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para Monteiro e Evangelista (2015), o treinamento funcional diferente das demais modalidades de treinamento que buscam a fadiga muscular, é a que mais se aproxima de movimentos reais, parecidos com os movimentos do dia-a-dia. Foi criada por profissionais da área de fisioterapia e reabilitação pois os movimentos imitavam exatamente o que seus pacientes faziam em casa e no seu trabalho, possibilitando assim, um breve retorno à sua vida normal.        

“O método de treinamento funcional desenvolve força com uso de técnicas que coordenam o uso de todo o seu corpo” (RADCLIFFE 2017, p.5).

“O treinamento funcional melhora a capacidade de manter as posturas atléticas adequadas em posições flexionadas, estendidas e rotadas, envolvendo diferentes planos de movimento” (RADCLIFFE 2017, p.5).

“O treinamento funcional envolve versões simples de agachamentos, flexão do quadril, avanço empurrar e puxar. O proposito é fornecer uma serie continua de exercícios e ensinar os atletas a lidar com o peso do seu próprio corpo em todos os planos de movimento”. (Boyle 2018).

De acordo com Monteiro e Evangelista (2015), o profissional da educação física tem que considerar e avaliar as características biomecânicas das posturas e dos movimentos, e formar estratégias certas para cada tipo e nível diferente de cada aluno no treinamento funcional.

Segundo Boyle (2015, p.3). “O treinamento funcional defende a intenção de que o maior envolvimento do estabilizador é a chave para melhorar o desempenho e os resultados gerais do treino”. (MCGINNIS 2015), complementa a citação anterior, ressaltando a importância dos músculos estabilizadores, pois são eles que mantem isometricamente um membro em movimento quando o musculo de referência contrai.

O treinamento funcional ajuda a melhorar a distância (postura) durante a qual a produção de força aumentada percorrerá. O terceiro componente, a redução eficiente do tempo (desenvolvimento de velocidade), será outro produto. Com o uso do exemplo dos corredores, uma vez que tenha melhorado sua capacidade de produzir força por meio de postura e técnica adequadas, eles melhorarão suas aterrisagens e arranques. (RADCLIFFE 2017, p5).

 De acordo com Boyle (2018) a principal função de alguns músculos específicos é a estabilização. O objetivo do treinamento funcional é justamente treinar e desenvolver esses músculos estabilizadores, quase sempre utilizando- se de exercícios simples e com baixa amplitudes desses movimentos. Ele cita que em vários casos, alguns técnicos acabam esquecendo da importância da estabilização desses principais grupos musculares. São três grupos musculares estabilizadores que requer treinamento especifico:

  • Abdutores e rotadores do quadril;
  • Abdominais profundos
  • Estabilizadores escapulares.

                Vasquez e Guedes (2016) relata que mesmo antes do treinamento funcional ser relacionada a área da atividade física, já se via uma necessidade que os músculos estabilizadores do core “o centro do corpo” tinham que servir como base de suporte para todas as execuções dos exercícios dos demais membros.

                 Vasquez e Guedes (2016) afirma que em decorrer de muito tempo sentando em casa ou no trabalho as pessoas acabam desenvolvendo problemas posturais por justamente falta de desenvolvimento nesse principal musculo estabilizador do tronco, por isso ele vê essa grande necessidade de os alunos serem submetidos a um treinamento que fortaleça essa musculatura.

              Para finalizar, Osti (2011) sugere que este tipo de treinamento proporciona maior instabilidade, com um treino apropriado de costas e abdome para estabilizar certos movimentos específicos, porque na maioria das vezes não permite pesos tão altos quanto o dos aparelhos. Já os treinos funcionais pregam maior instabilidade, favorecendo a musculatura estabilizadora.

OBJETIVOS

                   O objetivo principal para com estágio é acompanharmos o coordenador da academia do começo até o fim projeto, visando compreender os métodos aplicados podendo assim relacionar a teoria com a pratica vivenciada na sala de aula. Queremos avaliar na pratica do estágio o quanto a teoria pode influenciar nos resultados dos alunos. Na tarefa operacional do estágio temos a missão de ajudar na elaboração de um circuito de treinamento funcional, onde as alunas serão submetidas a uma série de exercícios físicos, visando condiciona-las. Vimos a necessidade de muitos alunos no fortalecimento dos músculos estabilizadores, a partir dessa necessidade foi que montamos e estabelecemos movimentos e exercícios que possam suprir e fortalecer esse grupo muscular. O objetivo final desse plano de treinamento funcional é alcançar uma evolução muscular desses músculos mencionados, poder conduzir as alunas e orienta-las de forma correta evitando qualquer tipo de lesão nesse período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (721 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com