TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCÍPIOS DE PLANOS, EIXOS E ALAVANCAS NO ESTUDO DA BIOMECÂNICA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO

Por:   •  4/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  2.069 Visualizações

Página 1 de 3

            LEIDINALDO AGANETTE DE OLIVEIRA  1168569

OS PRINCÍPIOS DE PLANOS, EIXOS E ALAVANCAS NO ESTUDO DA BIOMECÂNICA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAREL

BIOMECÂNICA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO

PROF. FÁBIO GRISI ROCHA

 CENTRO UNIVERCITARIO CLARETIANO

                                      BELO HORIZONTE

                                                   2017

1-Cite quais são os três planos de movimento, os seus respectivos eixos e quais são os principais movimentos que são possíveis de serem realizados para cada plano e eixo.

PLANO FRONTAL OU CORONAL: Divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal) seu eixo é o sagital (ântero-posterior) ou horizontal (dorso/ventralmente) e seus movimentos são Abdução - segmento afasta-se da linha mediana do corpo e Adução - segmento aproxima-se da linha mediana do corpo.

PLANO SAGITAL OU SAGITAL MEDIANO: Divide o corpo nas metades direita        e esquerda seu eixo é o transverso ou horizontal e seus movimentos são Flexão - 2 segmentos aproximam-se entre si ou o ângulo articular diminui e Extensão - 2 segmentos afastam-se entre si ou o ângulo articular aumente

PLANO HORIZONTAL OU TRANSVERSO: Divide o corpo nas metades inferior (caudal) e superior (cranial) seu eixo é o longitudinal ou vertical e seus movimentos são Rotação medial - É uma rotação transversa orientada para a superfície anterior do corpo e Rotação lateral - É uma rotação transversa orientada para a superfície posterior do corpo.

2-Descreva como são classificadas as alavancas, dando um exemplo de cada uma delas no exercício ou no esporte.

ALAVANCA DE PRIMEIRA CLASSE: Também conhecida como de equilíbrio ou interfixa, o ponto de apoio é situado entre a Resistência e a Potência, frequentemente é utilizada para manutenção da postura ou equilíbrio. O movimento de flexão da cabeça utilizado no exercício de alongamento, o pescoço como ponto de apoio.

ALAVANCA DE SEGUNDA CLASSE: Inter-resistente, a Resistência é situada entre o Ponto de Apoio e a Potência, fornecem vantagem de força, de modo que grandes pesos podem ser suportados ou movidos por uma pequena força. O movimento e exercício utilizados por ele são como a caminhada, exercício de panturrilha ou o leg press fazendo assim a flexão e extensão dos tornozelos. 
ALAVANCA DE TERCEIRA CLASSE: Também chamada de inter-potente, a Potência é situada entre o Ponto de Apoio e a Resistência, as inserções dos músculos próximos das articulações permitem a produção de maior velocidade, porém a força é diminuída. O movimento e exercício utilizados por ele são flexão e extensão de punho, rosca direta (cotovelos como ponto de apoio), elevação lateral (ombro como ponto de apoio).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com