TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PORTFÓLIO PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL

Por:   •  3/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  1.405 Visualizações

Página 1 de 7

Denis Alberto Machado da Silva Junior (8095907)

Educação Física – Bacharelado

PORTFÓLIO 2 – PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL.

Prof. Servio Antonio Bucioli;

Claretiano - Centro Universitário

Maceió-AL

2021

Título do Projeto: Periodização na Preparação Física.

Para formação do Profissional em Educação Física o entendimento conceitual sobre o planejamento e a periodização do treinamento são fatores indispensáveis na aplicação prática, desta forma, o Projeto de Prática tem como objetivo entender os modelos de periodização e seus ciclos de treinamento fazendo comparações entre as periodizações linear, linear reversa e ondulatória e sua aplicabilidade relacionada aos Princípios Científicos do Treinamento e Capacidades Físicas aprendidas nas Unidades 1 e 2 respectivamente da nossa disciplina de Preparação Física Geral que relacionaremos com a Unidade 3 onde falamos de planejamento e periodização.

A elaboração do Projeto de Prática se embasa na obra Prescrição e Periodização do Treinamento de Força em Academias que está disponível na “Minha Biblioteca” em sua Sala de Aula Virtual, desta forma, você deverá ler o Capítulo 5 - Periodização do Treinamento de Força para Academias e Treinamento Personalizado

a) Descrição do Projeto

1. Ao realizar o estudo do material indicado para confecção do Projeto de Prática você encontrará logo no início do capítulo a pergunta: “Por que Periodizar?”

Após a leitura desta colocação feita entre as páginas 154 e 156, responda com suas palavras embasado na opinião destes autores o porquê você entende que é importante periodizar. Lembro que não deve se copiar nada do material, mas responder com o seu entendimento sobre o que leu.

Resposta: A periodização é a organização do treinamento de acordo com o objetivo de cada aluno, e deve se adequar de acordo com cada fase e sua variável. A periodização é muito importante para o treinamento independente de objetivo ou biótipo de cada aluno, a periodização não é algo aleatório e deve ser planejado de acordo com a necessidade de cada aluno, e para periodizar deve levar em consideração a variáveis do treinamento como numero de serie, quantidade de repetição, exercício realizado, exercício realizado por sessão, descanso entre as séries e exercício, carga utilizada a cada série, velocidade do movimento (tanto na fase excêntrica, concêntrica e isometria), numero de sessão de treinamento por dia e por semana.

2. Seguindo sua leitura você encontrará a organização da periodização em ciclos, seguindo o que leu, escreva um pequeno texto com suas palavras, sem copiar literalmente do material (porém embasado nos autores) explicando a divisão dos ciclos de treinamento na periodização e as fases de recuperação e sobretreinamento (entre as páginas 159 e 163)

Resposta: A periodização do treinamento em ciclos é algo fundamental para potencialização dos resultados, assim como foi observado pela primeira vez por Matveev, esses diferentes estímulos dado em cada ciclo auxiliam para que a musculatura se desenvolva bem. Os ciclos de treinamento estão divididos em macrociclo, mesociclo e microciclo. O macrociclo corresponde a 6 meses e pode ir até 4 anos, dependendo da modalidade e do nível de treinamento. O mesociclo corresponde a 4 a 6 semanas de treinamento. O miclociclo corresponde a 1 semana de treinamento, mas dependendo do programa pode ter duração de 4 semanas. Em geral um ciclo complementa o outro, o microciclo complementa o mesociclo que por fim complementa o macrociclo. Desta forma o macrociclo pode ter vários mesociclos (força, potência, definição e etc.), um dos mais importantes mesociclos utilizados é o de fase recuperativa, pois a musculatura após vários ciclos de sobrecarga na musculatura deve ter uma fase de recuperação. A recuperação é o processo em que o corpo faz adaptações para retomar toda sua potencia que foi utilizada nos ciclos. A duração dessa recuperação dependera do tipo de exercício, da via energética utilizada, do volume e treinamento, da intensidade e do tipo de força realizada na sessão de treinamento.

3. Sem dúvida conhecer os modelos de periodização do treinamento farão grande diferença em sua formação, desta forma realize a leitura deste conteúdo e relate com suas palavras (não copie do material) o que entendeu sobre:

  • A Periodização Linear ou Clássica (página 165)

Resposta: A periodização Linear basicamente é o aumento gradual da intensidade e diminuição do volume, tem tempo médio de duração entre 1 a 4 semanas, esse aumento de intensidade e diminuição do volume deve ocorre após o fim de um ciclo proposto. O resultado obtido nesse tipo de periodização contribuiu para o aumento de força, ganho de massa magra e redução de massa gorda.

  • Periodização Linear Reversa (página 166)

Resposta: A periodização Linear Reversa faz o contrario da linear, onde ela aumenta o volume de treino e diminui a intensidade a cada ciclo, sendo mantido o volume e intensidade por ciclo e só alterando após o fim de cada um deles. Segundo estudos essa periodização contribui para o aumento de resistência muscular.

  • Ondulatória ou não Linear (páginas 166 a 167)

Resposta: Esse modelo de periodização é constituído por alteração de intensidade e volume no mesmo ciclo, aumentando e diminuindo volume e intensidade, ou seja, em um mesmo ciclo (na semana ou dias) pode ter aumento de intensidade e volume baixo e no outro dia pode ter um aumento de volume e baixa intensidade. Vale lembrar que esse modelo de periodização deve ser feito com o mesmo grupo muscular, mudando somente o estimulo. Esse modelo de treino ajuda no aumento de força e na redução significativa da gordura corporal.

4. A Periodização Ondulatória possui algumas variações, o entendimento destas modificações faz com que em nosso projeto você adquira a capacidade de organizar melhor a prescrição do treinamento, desta forma, realize uma atenta leitura entre as páginas 168 e 173 e escreva utilizando somente suas palavras sobre:

  • Periodização Ondulatória Flexível;

Resposta: essa variação surgiu para se adequar ao estado fisiológico e psicológico do aluno, a fim de treinar sempre com carga adequada, ou seja, o aluno não ficara tão fadigado e mentalmente estimulado para realizar o treinamento, basicamente o treino poderia ficar assim na mesma semana: ele faria um treino de força na segunda, potencia na quarta e definição na sexta. Essa realidade de treino é muito indicada para alunos que tenha no seu cotidiano alternância de fadiga, descanso, rotina de trabalho agitada entre outros fatores, que é o que se aproxima muito com a realidade da maioria dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com