TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O POTFLÓLIO, COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Por:   •  5/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

WEVERSON RAMPINELI

POTFLÓLIO, COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Comunicação e Linguagem

LINHARES – ES.

2019

É fácil encontrar na internet textos mal escritos, devido ao uso coloquial da linguagem, ou uma digitação apressada, ou mesmo falta de atenção, o que é perdoável. O problema é quando esses erros são cometidos no trabalho em e-mails, ofícios, memorandos ou em outras correspondências formais. É comum ter textos inadequados, seja em repartições públicas, empresas privadas, e que diversas vezes precisam ser revisados. São erros na gramatica e na ortografia, que mostram o desconhecimento da norma padrão da linguagem. Vemos erros de acentuação, crase, ambiguidade, gerundismo, concordância, redundância, grafia e outros muitos.

E por que as pessoas escrevem mal?

De acordo com o IBGE, em 2014, 8,3% dos brasileiros com 15 anos ou mais eram analfabetos. No ano de 2013, 8,5%, mostrando assim que o analfabetismo no Brasil está diminuindo. No entanto, alfabetização não significa letramento. Segundo Soares (1998), “uma pessoas alfabetizada não é necessariamente uma pessoas letrada, alfabetizado é aquela pessoa que sabe ler e escrever, já a pessoa letrada, a pessoa que vive em estado de letramento, é não aquele que só sabe ler e escrever, mas aquele que usa a leitura e a escrita socialmente, praticando a leitura e a escrita, responde ás demandas sociais de leitura e escrita adequadamente”.

O problema na alfabetização de base pode se estender para a vida acadêmica e na vida profissional. Além disso, a falta de incentivo à leitura desde a infância é um dos motivos para essa falta de letramento. Como boa parte dos brasileiros, profissionais são incapazes de produzir e entender textos na própria área, mas isso não se deve a falta do conhecimento especializado, mas sim ao estudo inicial da língua materna. Ressaltando que a questão da má formação no ensino de base não é regra, pois podem haver outros fatores que podem levar alguém a não escrever bem.

Por que é necessário escrever bem?

Para o profissional não basta se forma para entrar no mercado de trabalho, tem que saber se apresentar ao mercado. A boa formação, aliada à utilização correta da linguagem, pode ser um fator de elevação da sua imagem. Além disso, comunicando eficientemente tanto pela linguagem oral e escrita pode ser sua ascensão no trabalho. Uma boa redação transmite confiança, o que permite destaca-se em processos seletivos.

O profissional pode escolher qualquer área para trabalhar, ele só não tem a opção de escolher escrever mal. Caso tenha dificuldade com a escrita, no mercado tem vários cursos disponíveis. A possibilidade é ler mais, é por meio da leitura que desenvolvemos a criatividade, além da aquisição de cultura. Outro recurso é a pratica da escrita, de modo que a pratica leva à perfeição.

Podemos errar durante a vida de diversas formas, pelo bem da sua carreira profissional tente não fazer isso com o uso da Língua Portuguesa ao se comunicar.

Referência bibliográfica

(Disponível em: . Acesso em 07 dez. 2018. Com adaptações.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (213.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com