TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano Intervenção

Por:   •  13/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

[pic 1]

1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO                 1

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA                1

3 OBJETIVOS                2

4 METODOLOGIA         2

5 REFERÊNCIAS         3

  1. 1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Cinesiologia e Biomecânica voltado à hipertrofia.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

         A musculação é uma das modalidades de exercícios físicos mais praticadas atualmente, seja por motivos de saúde, estética e até outros fins, dentro deste contexto temos a hipertrofia, que é muito associada a esta área.

         Mas o que seria hipertrofia e qual a importância da cinesiologia e da biomecânica nesse processo? A hipertrofia muscular, nada mais é que o aumento na secção transversa do músculo e isso significa aumento no tamanho e no número de filamentos de actina e miosina, além de adição de sarcômeros dentro das fibras musculares já existentes (UCHIDA, et al, 2004). Para que haja hipertrofia, devemos citar que existem alguns fatores importantes: resposta individual ao treinamento e isso vai depender da intensidade e duração do programa de treinamento e estado prévio do indivíduo, para início do programa, assim podendo obter melhores resultados.

        Fox (1991), relata que o aumento da densidade capilar por fibra, é um dos aspectos que contribui para hipertrofia muscular. Para Fleck e Simão (2008), a hipertrofia muscular deve-se principalmente à maior concentração de proteína contrátil encontrada no interior das fibras musculares.

         Normalmente, o treinamento com pesos, independente do número de séries ou grupos musculares, resulta em aumento na área transversal das fibras musculares. A hipertrofia pode atingir magnitudes diferentes, dependendo de vários fatores como a genética, quantidade de hormônios (testosterona), idade, treinamento e gênero. Segundo Naiandra e Tiago (2018, p. 25) “[…] hipertrofia muscular é definida como o aumento do tamanho das fibras musculares e é considerada a principal forma de aumento muscular durante o treinamento de força prolongado […]” sendo assim, um bom treinamento é fundamental para alcançar tal objetivo.

        Em relação a cinesiologia, Floy (2001,p.1) menciona que a cinesiologia estrutural é o estudo do envolvimento dos músculos, ossos e das articulações no estudo da ciência do movimento. Desta forma, vemos que cada aspecto tem sua importância e função. A cinesiologia, refere-se então ao estudo científico do movimento humano de forma abrangente, utilizado para descrever qualquer forma de avaliação anatômica, fisiológica, psicológica ou mecânica do movimento.

        A biomecânica, mais do que simplesmente aplica as leis da física, ela também leva em consideração as características do aparelho locomotor. Configura-se uma disciplina multidisciplinar, com o objetivo de analisar os parâmetros físicos do movimento, em função das características anatômicas e fisiológicas do corpo humano (AMADIO; SERRÃO, 2011). Para Adalbert (2013,p. 3), a biomecânica trata do funcionamento do sistema musco esquelético dos seres humanos e de todos os animais que possuem esqueleto.        

        Sendo assim, é possível mencionar que a biomecânica e a cinesiologia são fatores de extrema importância para tornar os movimentos das articulações e dos músculos mais eficientes durantes os treinos, dessa forma, diminuindo os riscos de lesões.

        

3 OBJETIVOS

        Os objetivos deste trabalho são descrever a importância da musculação com ênfase na hipertrofia e citar seus benefícios.

4 METODOLOGIA

        A hipertrofia muscular, nada mais é que o aumento na secção transversa do músculo e isso significa aumento no tamanho e no número de filamentos de actina e miosina, além de adição de sarcômeros dentro das fibras musculares já existentes (UCHIDA, et al, 2004). Hipertrofia é o resultado que se espera quando existe uma rotina de treinos e uma alimentação balanceada. É o momento em que os músculos se desenvolvem e ficam maiores, devido ao fato de na hora da execução, seja ela em academias ou qualquer outro espaço em que se realizem atividades físicas intensas, as fibras musculares se romperem e precisarem ser regeneradas.

        Para Fleck e Simão (2008), a hipertrofia muscular deve-se principalmente à maior concentração de proteína contrátil encontrada no interior das fibras musculares. A hipertrofia pode atingir diferentes magnitudes, dependendo do fator a ser utilizados. Com relação aos seus benefícios Naiandra e Tiago (2018,p. 9) mencionam que ocorre uma diminuição da ansiedade e da depressão, um aumento da função cognitiva e aumento da sensação de bem-estar, além disso podemos citar também a melhora na redução de gordura corporal,  fortalecimento muscular e aptidão física.

        Observa-se que a hipertrofia muscular está cada vez mais inserida na rotina dos praticantes de musculação, portanto, independente da modalidade esportiva que está sendo inserida para a melhora de resultados, são indispensáveis dedicação, disciplina, cuidados com a alimentação, procurar sempre avaliação médica e claro, um excelente profissional de educação física para descrever e acompanhar a rotina de treinos.

        Após esse exposto veremos as atividades que foram sugeridas para a academia Corpo e Arte, que fica localizada no centro de Imbituba -SC, para alunos que treinam musculação com ênfase em hipertrofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (84.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com