TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Internção

Por:   •  20/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Dados de identificação da Instituição Concedente

Local do Estágio: Superação Academia, Studio Fitness Superação, CNPJ  n° 36.911.542/0001-63.

Coordenador (a) do estágio: José Remy Simão, CREF n°005980-G/PA

Período: 5º

Nome do (a) Acadêmico(a) Estagiário(a): Claudiane Ripardo Ramos

 

 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Grupos Especiais

 TEMA: A Importância  do Treinamento Físico para a Terceira Idade 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

         A terceira idade é a fase da vida que começa aos 60 anos nos países em desenvolvimento e aos 65 anos nos países desenvolvidos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 Ainda de acordo com a OMS o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050;  isso representará um quinto da população mundial (USP, 2018). De acordo com o site Population Pyramid (2021) no Brasil a terceira idade corresponde a 14,1% da população (29 milhões de pessoas). A cada ano que passa a expectativa de vida aumenta o que indica um crescimento desse público nas academias.

O envelhecimento consiste em uma série de alterações que resultam no desequilíbrio, maior dependência de terceiros, alterações fisiológicas e psicológicas e que mexem diretamente com a autoestima dos mesmos, causando maior consumo de medicamentos e também o isolamento, por isso, com o intuito de amenizar os efeitos do envelhecimento, pessoas da terceira idade estão buscando cada vez mais a prática do treinamento de força (LOPES, 2015).

E como a atividade física é um dos fatores que mais influenciam na qualidade de vida. Os idosos podem se beneficiar, praticando de forma regular, os exercícios físicos, garantindo impactos positivos tanto nos aspectos físicos, emocionais e sociais do indivíduo.

Os benefícios à saúde advindos da atividade física regular, para Anderson et al. (1998) são diversos: aumento do tônus, o trofismo muscular, o ganho de massa óssea, a melhora no nível da pressão arterial, bem como a redução da glicose e do colesterol e do estresse e a normalização do peso corporal.

Uma vida ativa melhora substancialmente a saúde mental além de aumentar significativamente a autonomia dos envolvidos. (HAENNEL; LEMIRE, 2002 citado por AMER et al., 2011).

OBJETIVOS:

Objetivo Geral:

Mostrar os benefícios que os exercícios físicos podem proporcionar na vida dos idosos.

Objetivos específicos: 

Analisar as características de indivíduos idosos;

Compreender como de dá o processo de treinamento para a terceira idade;

Identificar as necessidade e dificuldades apresentadas por este grupo;

 

METODOLOGIA

A intervenção ocorreu na academia Superação, localizada em Parauapebas, na Rua A, n° 162, bairro Cidade Nova, Cep: 68515-000, no Estado do Pará.

  1. Conhecimento das estruturas e gestão da academia

Inicialmente foi realizado um tour pelas instalações da academia, para conhecer tanto a parte física quanto aos funcionários.

  1. Avaliação Física e Anamnesse

Posteriormente houve a observação da realização de uma avaliação física com um aluno na academia, com idade superior a 60 anos. O professor também realizou uma anamnese, permintindo conhecer a rotina do aluno idoso e diagnosticar os principais aspectos que o ajudaram a prescrever o treino.

  1. Montagem da ficha de treino

Partindo dos dados coletados e do objetivo do aluno (emagrecimento e condicionamento físico), o professor prescreveu uma ficha de treino de 3 vezes na semana com validade máxima de 90 dias.

  1. Treinamento Físico na sala de Musculação

Nos dias subsequentes auxiliei no treinamento do aluno, seguindo a ficha de treino, anotando as cargas dos aparelhos durante a execução do exercício, observando a execução do movimento e quando necessário fazendo correções.

O treinamento foi desenvolvido da seguinte forma:

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Alongamento

Descanso

Exercícios de Mobilidade

Descanso

Treino cardiovascular

Exercícios para os grupos musculares Inferiores

Exercícios para os grupos Musculares superiores

Treino para fortalecimento do core

Durante os dias que seguiram eram feito indagações com os alunos a respeito do seu bem estar, sua resposta fisiológica aos treinos, se haviam queixas a serem relatadas, principalmente sobre o músculo estimulado no treino anterior.

         A partir das queixas relatadas, foi possível indicar a realização de alongamentos mais voltados para a musculatura que apresentou desconforto, e com a diminuição das queixas foi possível fazer um aumento de em média 30% da carga utilizada inicialmente e um aumento no ritmo dos exercícios cardiovasculares.

Exercícios como agachamento, cadeira extensora, cadeira flexora, supino, puxada, foram feitos. Para o Treino Cardiovascular, caminhada na esteira, bicicleta ergométrica e circuitos funcionais foram realizados pelo aluno.

Como haviam outros idosos que já treinavam na academia, também auxiliava o treinamento deles, com uma intervenção menor, já que os mesmos possuíam experiência no treino.

  1. Reavaliação 

A pedido do aluno, após 30 dias de treino foi realizado uma reavaliação, para mensurar as perdas e ganho na composição corporal, e outros fatores subjetivos, como melhora do sono, maior disposição para as atividades diárias e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com