TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfolio Neuroanatomia

Por:   •  23/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Danilo Duda Santos da Silva - 8106692

Portfólio Ciclo 2

Neuroanatomia

Recife
2021

1) Dê a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso.

Anatomicamente o sistema nervoso é dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP). O Sistema nervoso central inclui o encéfalo e medula espinhal, são envolvidos pelas meninges. Os impulsos nervosos que estipulam a contração muscular vêm do SNC. No SNP consistem em terminações nervosas que se encontram espalhadas pelo corpo. O sistema nervoso tem a função de coordenar uma complexa tarefa assim nos permitindo a sentir odores diferentes, lembrar – se de eventos do passado, controlar nossos movimentos corporais. Sendo dividido em três funções: 1 sensitiva: os receptores sensitivos detectam estímulos internos como aumento da pressão arterial e estímulos externos, os neurônios aferentes conduzem essa informação para o encéfalo e a medula espinhal por meio dos nervos espinais e cranianos. 2 – integrativa realizam a analise e armazenam o estimulo e ajuda na tomada de decisão para tal ação. 3 – motora: é a ultima etapa do processo do sistema nervoso, depois da integração da informação sensitiva, a função motora estimula uma resposta apropriada, os neurônios referentes que realizam essa função.

2) Conceitue o que são as substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso.

A substancia branca é formada por uma porção de prolongamentos de neurônios, em especial os axônios. Como os neurônios apresentam – se envolvidos por mielina, essa substancia tem aparência esbranquiçada. Essas duas substancias são encontradas no Sistema Nervoso Central, no cérebro, uma parte do encéfalo e na medula. A substancia cinzenta é formada por grande quantidade de corpos celulares de neurônios e tem um formato de uma borboleta ou um H, é um grande componente do sistema nervoso central.

3) O que são os neurônios e quais suas células de sustentação e proteção?

Os neurônios são células nervosas que exercem a função de carregar os impulsos nervosos, as células de sustentação e proteção são as neuróglia.

4) Defina nervos, gânglio nervoso, núcleos nervosos e tratos nervosos.

Os nervos são feixes de fibras nervosas unidas pelo tecido conjuntivo, o gânglio nervoso são corpos celulares de neurônios, localizado no sistema nervoso central, são estações de interligação entre neurônios e estruturas do organismo, podendo ser de dois tipos: sensitivos ou autônomo, núcleo nervoso é uma estrutura do sistema nervoso central que é composta por uma massa cinzenta, e é um ponto de transito de sinais elétricos.

5) Dê a função dos seguintes nervos cranianos: nervo olfatório (I par), nervo optico (II par), nervo oculomotor (III par), nervo troclear (IV par), nervo trigêmeo (V par) e nervo abducente (VI par).

O nervo olfatório (I par) tem a função da olfação, o nervo óptico (II par) tem a função da visão, o nervo óculo motor (III par) tem a função da motricidade dos músculos ciliares, esfíncter pupila e grande parte dos músculos extrínsecos do bolbo do olho, o nervo troclear (IV par) tem a função de motricidade do músculo obliquo superior do bulbo do olho, nervo trigêmeo (V par) tem a função dos movimentos da mastigação e preceptores sensoriais da face, seios da face e dentes e o nervo abducente (VI par) tem a função da motricidade do musculo reto lateral do bolbo do olho, sua origem se dá no sulco bulbar.

6) Dê a função dos seguintes nervos cranianos: nervo facial (VII par), nervo Vestíbulococlear (VIII par), nervo glossofaríngeo (IX par), nervo vago (X par), nervo acessório (XI par) e nervo hipoglosso (XII par).

O nervo facial (VII par) tem a função parte muscular e gustatórias, ligadas as expressões faciais, secreção de saliva e também de lagrimas, nervo vestíbulo – coclear (VIII par) tem a função relacionada ao equilíbrio e audição, nervo glossofaríngeo (IX par) tem funções relacionadas as sensações gustatórias e sensibilidade muscular, tendo funções relacionadas a deglutição e movimentação da cabeça e nervo hipoglosso (XII par) tem funções relacionadas a movimentações da língua.

7) Quais são os nervos cranianos que são parassimpáticos?

Os nervos são: III Motor ocular comum, VII fácil, IX – glossofaríngeo e X         vago.

8) Descreva a medula espinhal, quanto a localização, seu comprimento, e seus estruturas externa e a função destas estruturas.

A medula apresenta uma formula cilíndrica, sendo pouco achatado e é uma porção alongada do SNC, que tem inicio logo abaixo do bulbo no forame magno, atravessando o canal das vértebras indo ate a primeira ou segunda vértebra lombar, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento. A medula espinhal esta localizada dentro da coluna vertebral, a função das estruturas é transmitir impulsos do SNC para outras partes do SNP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (57.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com