TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NEUROANATOMIA

Por:   •  3/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.375 Palavras (10 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 10

HENRIQUE DE PAIVA SAMPAIO RODRIGUES, 8046852

Educação Física Bacharelado

PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NEUROANATOMIA  

Edson Donizetti Verri

Centro Universitário Claretiano

BELO HORIZONTE

2019

  1. - Dê a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso.

Anatomicamente, o sistema nervoso pode ser dividido em:

- Sistema Nervoso Central - consiste no encéfalo e na medula espinhal, onde ambos são recobertos pelas meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter) e se encontram no crânio e coluna vertebral, respectivamente.

- Sistema Nervoso Periférico - consiste nos nervos, gânglios e terminações nervosas que se encontram espalhados pelo corpo, responsáveis por receber as informações que serão enviadas para o SNC e receber os estímulos resposta.

Funcionalmente, ele se divide em:

- Sistema Nervoso Somático - consiste nas regiões do sistema nervoso responsáveis por respostas voluntárias e atividades voluntárias do corpo.

- Sistema Nervoso Autonômico - responsável pelas respostas involuntárias, viscerais do corpo, como aumento da pressão e da frequência cardíaca, assim como a respiração. Divide-se em simpático e parassimpático.

  1. Conceitue o que são as substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso.

- A substância branca se localiza acima da substância cinzenta e é composta quase que por completo por axônios. Estes são revestidos pela bainha de mielina, dando assim uma coloração esbranquiçada ao tecido, assim recebendo o nome de substância branca. Ela é um dos principais componentes do SNC.

- A substância cinzenta ocupa a região central da medula espinhal. Ela é composta pelos corpos celulares e pelos dendritos dos neurônios, adquirindo uma coloração mais intensa, recebendo o nome de substância cinzenta. Vista por meio de um corte transversal apresenta a forma de “H”.

  1. O que são os neurônios e quais suas células de sustentação e proteção?

Os neurônios são células nervosas, que desempenham o papel de conduzir os impulsos nervosos. São as unidades básicas do sistema que processa as informações e estímulos no corpo humano. Eles possuem 3 partes principais: dendritos (onde ocorre  a recepção das informações, parte receptora), corpo celular que é o responsável pela integração das informações e os axônios, que transporta o impulso nervoso de um neurônio para outro. A transmissão dos impulsos nervosos entre neurônios, ou de um neurônio para outro tipo de célula, ocorre através de uma reação físico-química. O local de contato onde ocorre a comunicação entre dois neurônios se chama sinapse, que ocorre graças aos neurotransmissores.

         As células da glia são células que, junto com os neurônios, constituem o sistema nervoso. Apresentam-se menores e em maior número que os neurônios e possuem diferentes formas e funções. São responsáveis pela sustentação, proteção e nutrição dos neurônios. Além disso, agem isolando os neurônios uns dos outros, evitando, assim, interferências na condução do impulso nervoso. Regulam também a composição química dos líquidos intercelulares, fagocitam restos celulares do sistema nervoso.

        Existem alguns tipos de células da glia, que são:

- Astrócitos: são as maiores células da glia e realizam o transporte de nutrientes e agem como tecido cicatrizantes áreas danificadas do SNC.

- Microglias: células pequenas e possuem alto poder fagocitário (corpos estranhos e restos celulares), representando uma variedade de macrófagos que atuam na defesa do SN.

- Oligodendrócitos: são células pequenas e semelhantes aos Astrócitos. Atuam na produção e manutenção da mielina de neurônios do SNC.

- Células de Schwann: são responsáveis pela produção da mielina de neurônios do SNP. Atuam isolando eletricamente os neurônios, permitindo a rápida propagação de impulsos nervosos.

- Células Ependimárias: são células em forma de cubo que constituem a neuroglia epitelial. Apresentam um arranjo epitelial, revestindo as cavidades do encéfalo e da medula espinhal. São responsáveis pela produção do liquor.

  1. Defina nervos, gânglio nervoso, núcleos nervosos e tratos nervosos.

- Nervos: São estruturas formadas por feixes de fibras nervosas, unidas por tecido conjuntivo. No seu interior, cada fibra nervosa apresenta-se envolvida por um tecido conjuntivo, o endoneuro. Elas se organizam em feixes que são envolvidos por outro tecido conjuntivo chamado perineuro. Os feixes se agrupam e são envolvidos por um tecido conjuntivo chamado epineuro. Os nervos podem ser sensitivos, motores ou mistos.

- Gânglios nervosos: são estruturas constituídas por aglomerados de corpos celulares de neurônios situados fora do sistema nervoso central. Eles aparecem como pequenas dilatações em certos nervos.

- tratos nervosos: são feixes de axônios no SNC.

- Núcleos nervosos: são aglomerados de corpos de neurônios no SNC.

       5) Dê a função dos seguintes nervos cranianos: nervo olfatório (I par), nervo optico (II par), nervo oculomotor (III par), nervo troclear (IV par), nervo trigêmeo (V par) e nervo abducente (VI par).

Nervo olfatório: nervo sensitivo que atua no olfato humano.

Nervo óptico: nervo sensitivo que atua na visão.

Nervo oculomotor: possui uma parte sensitiva e outra motora. Atua nos movimentos dos olhos e na sensibilidade muscular.

Nervo troclear: possui uma parte sensitiva e outra motora. Também atua na visão, principalmente na movimentação do bulbo do olho.

Nervo trigêmeo: possui uma parte motora e outra sensitiva. A parte motora atua na mastigação. Já a parte sensitiva atua, principalmente, nas sensações (térmica, dor e toque).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (200 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com