TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio: Neuroanatomia

Por:   •  6/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.654 Palavras (11 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 11

Portfólio 14º Semana

1. Cite os músculos que formam a região anterior do abdômen e qual é ação de cada Músculo.

R - Reto abdominal: É um musculo longo e plano e se estende por todo comprimento da parede abdominal anterior. Ele é um musculo par separado na linha mediana pela linha alba alarga-se e fica mais delgado na medida em que segue superior a partir da sínfise púbica até a margem costal. Ao longo deste trajeto esta intersectado por três ou quatro bandas fibrosas ou interseções tendineas. Estes bem visíveis em indivíduos com abdome bem desenvolvido. Função: Flexionar a coluna vertebral, aproximando tórax e a pelve. Pode auxiliar no movimento de respiração no individuo com patologia respiratória ou trauma respiratório.

Obliquo interno: Forma a camada média da parede abdominal lateral. É menor e mais fino que o músculo obliquo externo do abdome e está recoberto pelo mesmo. Está situado entre dois músculos, o músculo obliquo externo do abdome e o músculo transverso do abdome. Função: Bilateralmente flexionam a coluna vertebral, auxilia na respiração e em conjunto com os oblíquos externos faz movimento de rotação da coluna vertebral.

Obliquo externo: É amplo, plano e quadrangular. Mais extenso em sua parte ventral que na parte dorsal. Recobre a face lateral do abdome com sua porção muscular e a face anterior com sua porção aponeurótica. Origem: da 5° a 12° costelas (bordas inferiores). Função: Bilateralmente flexionam a coluna vertebral e inclinam a pelve para trás. Juntos com os oblíquos internos produz inclinação lateral da coluna, aproximando tórax e quadril lateralmente.

Transverso do abdômen: Estrutura branca situada no meio do abdome mais profundo. O músculo reto do abdome é longo e aplainado, recobre toda a face anterior do abdome. Ele é intercedido por faixas fibrotendinosas chamadas interseções tendíneas. O mais importante estabilizador da coluna lombar, possui assim papel de destaque. De acordo com outros grupos o muscular abdominal, é o músculo de pressão intra-abdominal. Função: Funciona como uma cinta natural para proteção da coluna vertebral. A sua ação acontece em várias situações sendo este músculo em condições saudáveis ativado, antes de realizar qualquer movimento.

Linha Alba: É uma linha fibrosa que corre verticalmente, toda a extensão da parede abdominal. Nela é fixado os músculos oblíquos e transverso do abdômen, Esta rafe tendinea é estreita abaixo do umbigo e larga acima dele. Este também é o local mais utilizado em cirurgias abdominais de emergência. Esta região pode apresentar alguma hérnia, devido à grande esforço abdominal ou de peso excessivo ruptura da parede abdominal.

Piramidal:É o segundo musculo vertical, este pequeno musculo triangular. Que pode ser ausente é anterior ao reto do abdome, tem sua base no púbis e sua ápice é fixado superiormente e medialmente a linha alba.

2. Cite a ação do músculo diafragma na respiração.

R - Ação: É o principal responsável pela respiração humana, serve de fronteira entre a cavidade torácica e a abdominal, está coberto pelo peritônio em sua face inferior, e é adjacente à pleura parietal em sua face superior.

3. Cite a ação dos músculos intercostais externo e interno na respiração.

R - Intercostais externos. Ação: trabalham para a elevação da parte anterior da caixa torácica fazendo com que as costelas formem um ângulo menor com a vertical, o que leva ao alongamento da espessura ântero-posterior dessa caixa. Resumidamente atuam na elevação das costelas.

Intercostais internos. Ação: Os intercostais internos atuam no processo de expiração ,tracionando as costelas para baixo e causando a depressão das mesmas, o que diminui a espessura do tórax.

4. Cite os músculos acessórios da respiração (no pescoço e no abdômen).

R – Os músculos do Pescoço são músculos auxiliares da respiração, utilizados somente em inspirações forçadas ou quando a pessoa está em sofrimento respiratório. Os músculos acessórios principais são o Esternocleidomastóideo, os Escalenos(Anterior, Médio e Posterior), o Peitoral Menor e o Serrátil Anterior. Estes músculos ficam inseridos no esterno (no caso do esternocleidomastóideo) ou nas costelas superiores (escalenos, peitoral menor e serrátil anterior) e durante o esforço respiratório elevam a caixa torácica gerando um aumento significativo do volume apical dos pulmões.

Músculos Abdominais: o abdômen é uma espécie de caixa hidráulica, pois apresenta vísceras e líquido em seu interior. Durante uma expiração forçada os músculos abdominais comprimem as vísceras, que se movimentam para cima. Isso faz com que o diafragma se eleve e gere compressão sobre a base dos pulmões, aumentando as pressões no interior dos pulmões e favorecendo a expulsão do ar de forma forçada. Os músculos abdominais são: o reto abdominal, os oblíquos (externo e interno) e o transverso abdominal.

5. Cite a ação dos músculos do dorso.

R – Os músculos da região dorsal podem ser classificados em dois grupos, um superficial outro profundo. Os músculos superficiais são músculos muito largos que, com a sua própria superfície, recobrem os músculos subjacentes. Inserem-se de uma parte nas vértebras e de outra parte nos membros. Nos músculos da camada profunda, contrariamente, achamos músculos encarregados do movimento das costelas e da coluna vertebral, que são chamados, respectivamente, espinocostais e espino-dorsais.

6. Dê a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso.

R - Anatômica: SN Central e SN Periférico. Encéfalo e medula espinal, Nervos, gânglios e terminações nervosas.

Funcional: SN Somático e SN Visceral

7. Conceitue o que são as substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso.

R - A substância branca se refere a um conjunto de células com funções de apoio, sustentação, isolamento elétrico ou nutrição dos neurônios e gânglios. É o tecido através do quais mensagens passam entre diferentes áreas da substância cinzenta dentro do sistema nervoso. A substância branca é branca por causa da substância gordurosa (mielina) que envolve as fibras nervosas (axônios). Essa mielina é encontrada em quase todas as fibras nervosas longas e atua como isolante elétrico. Isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com