TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Neuroanatomia

Por:   •  18/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 10

EDUARDO BERNARDES FONTES  - 8041825

Educação Física Bacharelado

PORTFÓLIO CICLO 2

NEUROANATOMIA

Tutor: Edson Donizetti Verri

Centro Universitário Claretiano

Belo Horizonte  - MG

2022

EDUARDO BERNARDES FONTES  - 8041825

Educação Física Bacharelado

PORTFÓLIO CICLO 2

 NEUROANATOMIA

Trabalho do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Claretiano de Batatais para a disciplina de Neuroanatomia com requisito para obtenção de avaliação bimestral.

Tutor: Professor Edson Donizetti Verri

Belo Horizonte  - MG

2022

Descrição da atividade

1) Dê a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso.

R: Em termos funcionais, o SNP pode ser dividido em somático e autônomo (SNA), conforme a origem das informações sensoriais (internas, externas ou proprioceptivas) e os tecidos-alvo do controle motor (musculatura estriada esquelética x musculatura estriada cardíaca, musculatura lisa e glândulas). As divisões somáticas estabelecem, principalmente, a integração do indivíduo com o ambiente externo, enquanto as divisões autônomas promovem a percepção e a adaptação dos meios internos, regulando a homeostase mediante três subdivisões (simpática, parassimpática e entérica).

Anatomicamente o sistema nervoso pode ser dividido em:

Sistema nervoso central que consiste no encéfalo e na medula espinal, ambos são recobertos pelas meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter) e se encontram no crânio e eixo central do corpo humano (coluna vertebral). No Sistema nervoso periférico consiste nos nervos, gânglios e terminações nervosas que se encontram espalhadas pelo corpo, responsáveis por receber as informações que serão enviadas para o SNC e receber os estímulos resposta.

2) Conceitue o que são as substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso.

R: A substância cinzenta medular, onde se encontram os corpos celulares dos neurônios, tem uma estrutura laminar que auxilia na organização topográfica dos neurônios sensoriais (coluna dorsal), dos interneurônios e dos neurônios motores (colunas ventrais). Ao redor do “H” medular está a substância branca, local em que se encontram os axônios de neurônios de projeção, que conectam os segmentos medulares entre si e aos centros superiores para processamento das informações.

A bainha de mielina não é contínua, pois apresenta intervalos regulares (nódulos de Ranvier), mas, ao revestir o axônio, confere maior velocidade de condução aos impulsos elétricos nas fibras mielínicas. Assim, denominam-se substância branca as regiões por onde trafegam informações, ricas em axônios mielinizados, e substância cinzenta as regiões onde encontramos os corpos celulares neuronais.

3) O que são os neurônios e quais suas células de sustentação e proteção?

R: Os neurônios trabalham em conjunto, formando circuitos ou redes por todo o corpo, por meio de sinapses. De modo geral, os dendritos e o corpo celular de um neurônio são as principais regiões que recebem e emitem informações, e a rede ou arborização dendrítica assume papéis muito importantes na capacidade de integrar e de direcionar o fluxo de informação nos neurônios. Nesse sentido, as espículas dendríticas representam as regiões de

passagem de informações, onde encontraremos os botões sinápticos. Além dos neurônios, há as células gliais (não neuronais), as quais apresentam diferenças morfológicas e funcionais no SNC e no SNP. A glia desempenha papéis regulatórios essenciais para a proliferação, a diferenciação, a migração, o crescimento, a manutenção e a morte dos neurônios. Além disso, algumas populações específicas participam dos processos de formação da barreira hematencefálica (astrócitos), mielinização (oligodendrócitos e células de Schwann), reparo e imunomodulação (micróglia).

4) Defina nervos, gânglio nervoso, núcleos nervosos e tratos nervosos.

R: Os gânglios são estruturas periféricas, derivadas da crista neural, compostos por corpos de neurônios (sensoriais e/ou motores) e glias, como no caso dos gânglios das raízes dorsais (sensoriais) e dos gânglios simpáticos e/ou parassimpáticos (motores). Os gânglios são aglomerados de corpos celulares de neurônios que se localizam fora do sistema nervoso central, próximo a coluna vertebral que se associam aos nervos, que funciona como estações de interligação entre neurônios e estruturas do organismo. Estes gânglios nervosos se mostram como pequenas dilatações em alguns nervos. Tratos ou fascículo são feixes de axônio no SNC. E os núcleos são aglomerados de corpos de neurônios no SNC.

Os nervos são estruturas formadas por feixes de fibras nervosas (prolongamentos dos neurônios) unidas por tecido conjuntivo.

5) Dê a função dos seguintes nervos cranianos: nervo olfatório (I par), nervo óptico (II par), nervo oculomotor (III par), nervo troclear (IV par), nervo trigêmeo (V par) e nervo abducente (VI par).

R: Os nervos cranianos (12 pares) são heterogêneos, sendo o 1º, 2º e 8º pares sensitivos e o 3º, 4º, 6º e 12º predominantemente motores. Podem ser denominados, no sentido antero-posterior, com algarismos romanos. Exemplo: par I: nervo olfatório, responsável pelo olfato.

Nervo óptico responsável pela visão.

Nervo oculomotor responsável pelo movimento ocular (dos olhos).

Nervo troclear responsável pelo movimento ocular. (É um nervo com parte sensitiva e motora). Nervo trigêmeo misto: sensibilidade de parte da cabeça; motor da mastigação.

Nervo abducente movimento ocular, responsável pela inervação do músculo reto lateral do olho.

6) Dê a função dos seguintes nervos cranianos: nervo fácil (VII par), nervo vestíbulococlear (VIII par), nervo glossofaríngeo (IX par), nervo vago (X par), nervo acessório (XI par) e nervo hipoglosso (XII par).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com