TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio em Grupo

Por:   •  18/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa uma abordagem a respeito das atividades físicas,as quais têm sido cada vez mais recorrentes, sejam atividades físicas individuais ou coletivas, como forma, muitas vezes, de escape e extravasamento.  

Será apresentado um projeto que versa sobre o desenvolvimento de um centro de treinamento físico para atletas de diferentes modalidades esportivas, sendo elaborado um plano de negócio para abertura da academia na cidade fictícia governada pelo Prefeito Marcelo.

A pesquisa privilegia a abordagem de natureza qualitativa e elege, como procedimento investigativo, o estudo bibliográfico.        

.

DESENVOLVIMENTO

Plano de Negócio

O centro de treinamento a ser desenvolvido contemplará as seguintes atividades e treinamentos: força, potência muscular, neuromuscular potência e capacidade aeróbica. Contará com as seguintes repartições: recepção, sala de administração, sala de avaliação física, salas de aulas de ginásticas, ambientes para musculação com aparelhos, vestiários e armários.

A recepção é a entrada do centro de treinamento, que contará com balcão, catracas para entrada e controle do fluxo de alunos, área para um profissional composto com computador, impressora, sistema de internet e controle de áudio do ambiente.

Além do custo com móveis planejados, também será preciso investir em programa de computador para cadastro dos usuários, além de sensores digitais nas catracas para leitura biométrica dos alunos na entrada e saída da academia.

A sala de administração é o espaço destinado à administrar o centro de treinamento, ou seja, um local destinado a armazenagem de documentos, fichas, além de ser o local destinado a reuniões e encontros da equipe para tratativas de melhorias. Quanto à composição do lugar, será necessário investir em móveis, tais como armários para armazenar documentos, mesas, cadeiras, além de também contar com computador, impressora e projetor.

Outro espaço que também é de extrema valia é a sala de avaliação física. Após a inserção dos dados cadastrais dos alunos, realizados na recepção, um profissional de educação física será o responsável por proceder com a avaliação corporal do aluno, avaliação esta que deverá ser realizada no momento do cadastro e de forma periódica, recomenda-se de 3 a 6 meses.

Para a composição da sala, serão necessários: mesa, cadeiras, computador, balança digital, balança de balança de bioimpedância, adaptómetros, fita métrica, maca, oxímetro e aferidor de pressão.

As salas de aulas de ginástica são uma parte importante no corpo da academia, isso, porque, são os espaços destinados a atividades físicas como aeróbicos, danças, etc. Os alunos tendem a ficar mais confortáveis quando há um espaço específicos à essas atividades. Pode ser em um espaço aberto, desde que com tapagem, composto por itens como: cordas, esteiras ergométricas, bicicletas ergométricas, elíptico, escadas, colchões, cama elástica, etc.

Outra parte importante no corpo do centro de treinamento é a área destinada à musculação, sendo considerada a atividade principal em uma academia. Neste local ficarão todos os aparelhos para musculação (supinos, aparelhos de remada alta e baixa, aparelhos para panturrilha, leg press, flexores, extensores, adutor e abdutor, etc.), os mais completos possíveis, além de halteres, barras e pesos.

O centro de treinamento contará, também, com vestiários, sendo um masculino e um feminino, composto com duchas, pias, vasos sanitários, além de bancos e mesas de granito para apoiar os objetos/roupas enquanto os alunos tomam banho e se trocam pós ou pré treino.

Os armários são imprescindíveis na academia, devendo ser amplos para guardar objetos maiores como bolsas, mochilas, capacetes e afins, além de contar com chaves e cadeados.

Outros pontos que devem ser observados são: a iluminação, que precisa priorizar um ambiente claro, harmônico e moderno; a acústica,onde deverá haver um investimento em sons de qualidade, além de haver separações em cada ambiente, para que não haja interferência entre os sons; o revestimento, que deverá ser de qualidade; as cores, que causam impacto, devendo estar atento para cores alegres e vibrantes, que priorizem o humor e a disposição dos alunos.

Abaixo, segue um modelo de projeto arquitetônico desenvolvido:

[pic 9]

FONTE: Studiotec (2019).

Testes Biomecânicos

Com relação ao desempenho dos atletas, estes poderão ser analisados a partir de testes biomecânicos, os quais permitem uma análise detalhada dos movimentos esportivos. Com esses resultados a mecânica dos movimentos pode ser melhorada para permitir melhor desempenho esportivo e / ou menor risco de lesões.

A biomecânica do esporte é frequentemente confrontada com requisitos muito especiais. A análise muitas vezes deve ser feita no local do desempenho esportivo (no campo). Os atletas de alto desempenho precisam ser analisados ​​na competição para obter informações relevantes. Os resultados devem ser comunicados e entendidos pelos atletas e treinadores para fazer uso deles no treinamento.

A biomecânica do esporte geralmente se concentra na melhoria do desempenho esportivo para alcançar resultados extraordinários. Frequentemente, os atletas olímpicos obtêm avaliação biomecânica esportiva para atingir o desempenho ideal do movimento.

Como os atletas e suas condições são muito individuais, as avaliações biomecânicas do esporte precisam ser individuais para o atleta e para a questão específica. Os métodos usados ​​na biomecânica do esporte podem diferir e incluem principalmente cinemática 2D ou 3D, cinética, EMG ou pressão. Um requisito especial em esportes de alto rendimento é a análise em competição, onde nenhum marcador ou sensor pode ser usado. Especialmente neste campo, os recursos exclusivos dos sistemas Simi apresentam enormes vantagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (51.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com