TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA II: ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

Por:   •  25/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.081 Palavras (17 Páginas)  •  1.489 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..........................................................................................................3

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS        6

3        PLANEJAMENTO ANUAL        8

4        ELABORAR ATIVIDADE PARA A ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        10

5        CONHECER O PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR        12

6        CONHECER A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        14

7        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        16

8        PLANOS DE AULA        18

CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        22

INTRODUÇÃO

Mais uma vez é necessário realizar um estágio curricular, cujo os conhecimentos adquiridos são exclusivamente teóricos, infelizmente devido ao momento atual, mas com uma expectativa e esperança de dias melhores, vamos realizando o que nos é solicitado neste Estágio Curricular em Educação Física II: Anos Finais do Ensino Fundamenta e Ensino Médio, o objetivo foi realizado diante das leituras obrigatórias, e estudos aprofundados sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico), conhecendo e estudando o planejamento anual da instituição escolar, seu funcionamento e suas práticas, temas transversais contemporâneas existentes na BNCC, toda a parte da relação do professor, gestor, e equipe administrativa e pedagógica, como já tinha conhecidos no Estagio Curricular I, mas que neste podemos conhecer também as metodologias no âmbito digital, como essa evolução vem acontecendo no meio escolar, a interação entre o gestor, o educador e o aluno.

Que possamos absorver todo o conteúdo que é de muita importância, mas vivenciar cada atividade, cada projeto, e ter noção realmente de como é a vida acadêmica de um professor de educação física, poder ver a evolução educacional de perto, acompanhar o processo de crescimento de toda comunidade escolar.

 

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Durante a leitura dos textos obrigatórios identificamos a importância do Estágio supervisionado no curso de licenciatura em Educação Física, um dos componentes mais importantes para a formação docente que é realizado no âmbito escolar.  O estágio supervisionado tem por finalidade por aqueles que são os futuros professores em situações que irão enfrentar no seu dia a dia de docente, permite vivenciar a realidades dos professores de educação física, enfrentando as mais diversas situações e como resolvê-las, é diante disto que eles enfrentam os saberes provenientes da formação inicial com a realidade prática. E é neste ambiente que eles acabam por identificar, sensibilizar e ganhar um conjunto de competências, habilidades e conhecimentos que se tornam necessários à sua prática educativa.

Identificamos no textos proposto ideias em relação aos saberes docentes em função do estágio supervisionado, que constantemente se sobressaem em relação a teoria e a prática pedagógica, vemos que alguns saberes docentes se designa nos saberes da experiência, e são caracterizados pela experiência obtida e a movimentação desse saber no âmbito escolar; outra categoria a ser analisada envolve formas didáticas, científicas, categorizadas como saberes escolar que cercam a questão da transformação desse saber em o que será lecionado e o que deverá ser aprendido na escola, diante disto trataremos dos não saberes docentes, que tem por finalidade tratar sobre os conflitos, ações negativas próprias, preocupação em relação à prática didática escolar.

Diante do conteúdo que nos foi proposto, percebesse muito sobre importância de vivenciar um momento de suma importância na formação de professores, é por meio do estágio supervisionado que o graduando vivencia as práticas que envolvem sua área de atuação, fazendo com que ele possa se prepara para sua formação, com ideias diretas sobre a prática, como por exemplo aprender como conduzir bem e organização de uma turma em relação aos conteúdos e comportamentos dos discentes.

Os futuros docentes fazem destes estágios supervisionados grandes laboratórios de aprendizagem para sua docência. Os estágios tem a função despertar nos graduandos o futuro professor e possibilitar rever as suas práticas pedagógicas em construção e colocar em ação os conhecimentos que foram captados durante sua formação inicial. Contudo, isto não minimiza as limitações do impacto destes estágios supervisionados sobre o processo de aprender a ensinar, mas, no mínimo, acende o alerta a estes futuros professores a importância da reflexão sobre a ação docente. É preciso ter uma opinião a respeito da sociedade e da realidade nas quais estão incluídos, viver o dia a dia do meio escolar e descobrir que este ambiente é diverso, plástico e dinâmico, com muitas disputas, originalidades e significados.

No texto proposto sobre o ensino médio vemos que o objetivo do estudo é descrever o que influencia na presença ou ausência dos alunos do ensino médio nas aulas de Educação Física e como especificamente afeta de fato, procurar as orientações curriculares e pedagógicas para o ensino da Educação Física no ensino médio, entender a configuração da participação dos alunos nas aulas de Educação Física do ensino médio e saber o que impede ou não a participação dos alunos do ensino médio nas aulas Educação Física.

.

  1. ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS

A partir dos vídeos, responda às perguntas:

1) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) começou a ser implementada na Educação Básica recentemente. Esse documento fornece orientações e determina competências, habilidades e componentes essenciais para estudantes de todas as escolas brasileiras, públicas e privadas. Porém, esse não é o único documento que o professor deverá considerar no momento de planejar a sua prática pedagógica.

a). Por que a BNCC não pode ser o único documento orientador do planejamento docente?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (200 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com