TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Referencial Teórico

Por:   •  14/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 11

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O que é saúde:

Saúde significa um estado físico e mental de funcionamento normal do organismo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), ela inclui também o bem-estar social entre indivíduos e pode ser determinada também, pela própria biologia humana, pelo ambiente físico, social e econômico a que está exposto e pelo seu estilo de vida, isto é, pelos hábitos de alimentação e outros comportamentos que podem ser benéficos ou prejudiciais. Uma boa saúde é sinônimo de aumento da qualidade de vida, sendo também com uma alimentação balanceada, o bem-estar emocional e a prática de exercícios físicos, esses fatores são determinantes para o estado de saúde equilibrado.

Saúde, de acordo com Bouchard (1990), é definida como uma condição humana com dimensões física, social e psicológica, cada uma, caracterizada por um continuo, com polos positivos e negativos. A saúde positiva estaria associada à capacidade de apreciar a vida e resistir aos desafios do cotidiano e a saúde negativa associaria-se à morbidade e, no extremo, à mortalidade.

A evolução humana trouxe consigo inúmeros avanços tecnológicos, e cada vez menos o homem utiliza de suas potências corporais para realizar trabalhos cotidianos, como, ir ao supermercado fazer compras, e até mesmo, levantar do sofá para ligar a televisão.

O sedentarismo é considerado a doênça do século, e apesar dos esforços de organizações da saúde, se tornou um mal que atinge milhões de pessoas pelo mundo todo. Sabemos que a falta de atividade física leva o organismo a desenvolver inúmeras doênças.

A saúde pode ser afetada por diversos fatores, que incluem, ambientes contaminados, falta de saneamento básico (limpeza, água e esgoto), alimentação de qualidade e assistência médica adequada. Ambientes poluídos favorecem a produção e proliferação de patógenos.

O cotidiano de muitos trabalhadores é o trabalho realizado em escritórios e ambientes sem que eles precisem dispor de esforço físico para realizar suas funçoes, com isso a solução para evitar o sedentarismo é atividades físicas realizadas em clubes e academias. Ali podem ser praticados esportes, danças, entre outras atividades.

Segundo Santarem, “a consideração de importância do exercício é a de que, os benefícios são comuns à todos os tipos de atividade física, esportiva ou laborativa, desde que os esforços não sejam excessivos em relação à condição física da pessoa. O exercício é uma forma de sobrecarga para o organismo, sobrecargas bem dosadas estimulam adaptações de aprimoramento funcional de todos os órgãos envolvidos, mas quando excessivas, produzem lesões ou deterioração da função”.

Atividade física é reconhecida como forma de aliviar tensões de stress emocionais, que é um grande avanço para prevenir diversas doenças crônicas, a prática adequada normaliza os níveis de glicose no sangue, controla a pressão arterial em hipertensos e estimula a redução de gordura através da queima calórica, combatendo assim, a obesidade. Exercícios físicos estimulam à absorção de cálcio pelos ossos, evitando assím, a osteoporose. Com a prática da musculação, o musculo tenta se adaptar ao estímulo, como consequência, a fibra muscular aumenta volume e força, evitando lesões e fortalecendo articulações. O desenvolvimento da aptidão física através dos esforços nos permite maior autonomia motora, gerando uma melhor qualidade de vida.

Atividade física e beleza

As atividades físicas sempre estiveram associadas à estética, à imagem do ser saudável, sendo assim padrão de beleza, essa idéia vem desde antiguidade, principalmente quando começaram os jogos olímpicos na Grécia muito antes de Cristo.

Entende-se como atividade física do ser humano qualquer movimentação corporal voluntária capaz de produzir um gasto energético acima dos níveis de repouso. Atividade física é uma característica inerente do comportamento humano, necessária para o bom desenvolvimento orgânico e socioafetivo das pessoas.  (NAHAS, M.V. & GARCIA, L.M.T. 2010)

Atividade física tem um papel fundamental na evolução humana, era necessário, atividades como, caça, luta, pesca, migrações etc... Com a evolução intelectual humana, atividades como essas, não são mais de total exigência dos aspectos físicos para serem realizados, porém o corpo necessita se movimentar por questões de saúde.

A evolução humana ocorreu, segundo BORTZ II (1985) em função de determinados fatores do comportamento humano, que superaram os demais animais. Os fatores como ferramentas, padrões alimentares, agressividade, postura física e estratégias de reprodução.

As atividades físicas características de nossos ancestrais permitiram expandir o seu ambiente habitável na pré–história, superando seus concorrentes e as barreiras do ambiente.

Para suprir a necessidade do corpo em movimento, centros urbanos e também, algumas regiões rurais contam com centros para a prática esportiva, e a maioria deles contam com profissionais qualificados para orientar os alunos para a prática.

“Evidências atuais sugerem que atividades moderadas, realizadas de forma contínua ou acumulada (soma de vários períodos curtos), por 30 minutos ou mais por dia seriam sufi cientes para produzir benefícios à saúde das pessoas.” (HHS, 2008)

 Atividade física também exerce papel fundamental na saúde mental, a prática ajuda na regulação hormonal e no controle de substâncias químicas no organismo. Auxilia no combate ao estresse e na autoestima, consequentemente no tratamento de doênças como a depressão. Atividades em grupo ajudam também no melhor convívio social e familiar.

Entre outros benefícios da prática de atividade física, posso citar o aumento do metabolismo, fortalecimento dos ossos, melhora do sistema vascular e respiratório, assim como a diminuição dos riscos de desenvolver doênças cardíacas.

A prática regular é indicada para todas as faixas etárias, desde crianças a idosos, sempre respeitando os limites do corpo e a idade do praticante. Crianças devem ter um cuidado maior quanto à prática de musculação, tão pouco realizar exercícios exaustívos diariamente.

Antes de começar à atividade física, devem-se realizar exames médicos, para verificar se o organismo está apto para á prática.

O jeito de viver das pessoas ou seus estilos de vida representam o conjunto de suas atividades cotidianas, habituais, que são incorporadas em função dos valores, atitudes e oportunidades presentes nas vidas das pessoas (NAHAS, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com