TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TIRO COM ARCO

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTONOMO DO BRASIL

BRUNO DOS SANTOS HENNING

GRACE KELLY PRESTES

JHONATAN POSSIDONIO DO PRADO

SABRINA DANIELE TEIXEIRA

TRABALHO DE  ATIVIDADES FÍSICAS ALTERNATIVAS

CURITIBA

2017

BRUNO DOS SANTOS HENNING

GRACE KELLY PRESTES

JHONATAN POSSIDONIO DO PRADO

SABRINA DANIELE TEIXEIRA

TIRO COM ARCO

TRABALHO ATIVIDADES FÍSICAS ALTERNATIVAS

Apresentado por Bruno dos Santos Henning, Grace Kelly Prestes, Jhonatan Possidonio do Prado e Sabrina Daniele Teixeira, para disciplina de Atividades físicas alternativas do curso de bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Autônomo do Brasil como requisito parcial de nota para o 1° Bimestre.

Prof

CURITIBA

2017

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem como objetivo mostrar o surgimento do esporte tiro com arco, arqueirismo, arqueiria, arqueria ou arquearia. , como é desenvolvida a sua prática hoje em dia, quem prática, objetos utilizados, lugares da prática entre outras curiosidades.

De onde veio?

Ainda na pré história surgiu como atividade de caça, e guerra nos primordios da civilização. Com surgimento de armas de fogo passou a não mais ser utilizada, levando ao fim sua populartidade. Foi então a partir dos Séculos XVI e XVII que a prática passou cada vez mais a ser tratada como desporto, como os atuais, com surgimento na Inglaterra. O torneio mais antigo de tiro com arco foi disputado em 1673 Em Shitzu.

Jogos Olimpicos

Foi  nos jogos Olimpicos modernos em 1900 que o tiro com arco foi introduzido, sendo disputado até 1920.  A modalidade ficou fora do evento por décadas, pois haviam discrepancia entre as regras aplicadas em diferentes países. Em 1972 em Munique teve seu retorno,  já que teriam sido adotadas por um número suficiente de países as regras impostas pela Federação Internacional de tiro com arco, logo voltou á condição de desporto olimpico, que se mantem ate os dias atuais.

Qual equipamento utilizado?

São utilizados dois equipamentos no tiro ao alvo com arco moderno são eles; Arco recurvo e o composto;

Arco recurvo:

Basicamente composto por lâminas, punho e corda. Podendo ser acrescentado outros componentes como mira, estabilizadores e outros. É o único tipo de arco permitido nos jogos olimpicos.

Arco Composto:

O arco composto moderno possui um sistema de roldanas elípticas, que aumentam a quantidade de energia armazenada pelo arco, permitindo ao arqueiro reduzir a força que emprega enquanto tenciona o arco. Dessa forma, um arqueiro alcança facilmente maiores potências de tiro, a partir de 60 libras, o que torna o uso deste equipamento muito popular não só em competições, como também na caça esportiva de animais de grande porte.

Qual Peso do arco?

Normalmente ele é dado em libras. Para um iniciante, o recomendável é algo entre 25 e 35 libras (equivalentes a 11 e 15 quilos), chegando a 50 libras para

Como saber qual o olho dominante (esquerdo ou direito?)

Todos temos um olho dominante, assim como temos uma mão dominante. O problema é que nem sempre o olho direito é o dominante para destros e vice-versa. Para saber qual o olho dominante, efetue o seguinte procedimento.

  1. Olhe para um objeto à uns 5 ou 10 metros de distância.
  2. Estenda as mãos para frente, juntando-as e deixando uma abertura entre os polegares e indicadores
  3. Com os dois olhos focados no objeto, comece a aproximar lentamente sua mão para seus olhos, sem perder de vista o objeto
  4. Você irá notar que sua mão irá começar a se aproximar de apenas um olho. Esse olho é o seu olho dominante.

Beneficios em atirar

Em um estudo da Universidade do Arizona com atletas de diferentes esportes nas olímpiadas do Rio, o arco e flecha é o segundo esporte com maior gasto calórico, perdendo apenas para a maratona. O arco e flecha tem um gasto energético aproximado ao de jogar golfe ou fazer uma caminhada moderada.Os benefícios de praticar além de ajudar no seu gasto calóricotrabalha seus músculos de uma forma nunca antes trabalhada, ajuda na coordenação motoraequilíbrio postural, melhora da percepção corporalrespiração, além de te ajudar a ter uma rotina de vida mais saudável mesmo fora do seu horário de treino, ajudando a corrigir a sua postura no trabalho, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com