TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TOQUE

Por:   •  7/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

1. TOQUE   

O toque é utilizado para dar um passe, assim como na passagem de bola para o levantador.

Á algum tempo atrás este fundamento era usado única e exclusivamente para o levantamento. Porém com a competitividade da modalidade o mesmo passou a permitir que, por meio dele, a recepção do saque e as defesas pudessem ser feitas sem qualquer restrição nas suas execuções. A partir desse momento o toque acima da cabeça ganhou muito maior importância e começou a ser largamente utilizado.
Outra adaptação na regra foi a que estabeleceu que a defesa pode ser feita com qualquer parte do corpo, da cintura para baixo. No voleibol de alta competitividade, essas mudanças influenciaram o posicionamento tático dos defensores. Atualmente, em determinadas situações de jogo, o posicionamento dos jogadores é bem mais à frente. É claro que também no aprendizado e no entretenimento, essas mudanças tornaram o voleibol mais flexível.

O componente essencial nesse fundamento é o posicionamento em relação à bola. Faço esta recomendação porque, com esse posicionamento correto, obtém-se maior eficiência.

CARACTERÍSTICAS DO TOQUE

A bola deve ser tocada visivelmente, sem ser retida, isto é, empurrada, conduzida ou segura pelas mãos.

No toque quanto mais contato com a bola, mais perfeito será o movimento.

A bola é tocada com os dedos e a parte calosa das mãos. Portanto todos os dedos devem tocar na bola e os indicadores e polegares devem formar um “coração”. Este toque é o mais indicado, pois em várias situações damos a entender que a bola está escondida nas mãos. Neste movimento os punhos terão papel fundamental para a eficiência do toque, pois eles darão base à trajetória da bola.

Os cotovelos devem estar semi-flexionados e abertos, trabalhando em conjunto com os joelhos, e o posicionamento de pernas deve ser o seguinte: uma levemente a frente da outra buscando o equilíbrio no chão.

PRÁTICA

Assim como na manchete serão trabalhadas atividades que desenvolvam o aprendizado do toque de forma mais lúdica possível. Partindo do princípio básico de atividades mais simples para as mais complexas.

  1. Educativo do toque:
  1. Os alunos sentados, um de frente pro outro, fazem o posicionamento ideal do toque e lançam a bola ao companheiro. Nesta atividade visamos o bom posicionamento, e ainda não corrigimos a condução de bola.
  2. Um aluno deitado e outro em pé. O que está posicionado em pé estará empurrando a bola que estará nas mãos do aluno deitado. Corrigindo assim os movimentos ideais de flexão de cotovelo e punhos.
  3. Sobre a rede realização de toques, variando dois toques consecutivos, toque direto, toque com pingo e maior distância, dentre outras variações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com