TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DO DOPING SANGUÍNEO COMO RECURSO ERGOGÊNICO

Por:   •  10/12/2015  •  Resenha  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 8

O USO DO DOPING SANGUÍNEO COMO RECURSO ERGOGÊNICO

As hemácias influenciam o desempenho pelo fato de transportarem oxigênio para os músculos esqueléticos e auxiliarem na manutenção do equilíbrio ácido-básico. Alguns atletas escolheram aumentar artificialmente a massa de hemácias através da infusão de um concentrado de hemácias previamente armazenado ou através da administração da droga denominada eritropoietina (EPO), que estimula a produção de hemácias. Qualquer procedimento de manipulação sanguínea utilizado como uma tentativa de melhorar o desempenho atlético é antiético, desonesto e expõe o atleta a riscos imprevisíveis e potencialmente graves para a saúde.

HISTÓRIA/DEFINIÇÕES/ÉTICA

Embora muitos atletas tenham sido acusados de doping sanguíneo, poucos confessaram. Sem considerar as medalhas ou prejuízos para a saúde que podem ter sido consequência do doping sanguíneo, esses atletas viveram sob o estigma da fraude, o que obscureceu os seus feitos atléticos.

Definições

O doping sanguíneo é considerado um “recurso ergogênico” no contexto do esporte e desempenho atlético. A melhora do desempenho pode ser demonstrada no laboratório das seguintes formas: (a) prolongando o tempo para atingir a exaustão em uma determinada intensidade de esforço, (b) atingindo uma potência média maior para uma determinada duração de esforço, (c) atingindo uma potência máxima maior e/ou (d) conseguindo completar um determinado tipo de exercício em um menor tempo.

Ética

Um recurso ergogênico deve ser utilizado no treinamento e na competição somente quando for inequivocamente determinado que o procedimento não implica em riscos do ponto de vista médico está de acordo com as regras que regem um determinado esporte e produz a melhora desejada no desempenho desportivo O Comitê Olímpico Internacional define o doping como a “utilização de substâncias fisiológicas em quantidades anormais e com métodos anormais, com o único objetivo de atingir uma melhora artificial e fraudulenta do desempenho competitivo”. Com base nesta definição, o Comitê Olímpico Internacional baniu o doping sanguíneo como um recurso ergogênico.

ADMINISTRAÇÃO / AÇÕES FISIOLÓGICAS

Administração

A infusão de hemácias próprias ou de outro Indivíduo aumenta rapidamente a massa de hemácias, mas esse aumento se mantém apenas por algumas semanas. A administração de EPO aumentará lentamente o número de hemácias ao longo de várias semanas, mas o aumento será mantido por quanto tempo continuar o tratamento com EPO. A EPO é produzida principalmente nos rins e estimula a produção de hemácias pela medula óssea. Clinicamente, a EPO é administrada principalmente a pacientes com insuficiência renal junto com a hemodiálise, mas essa droga é também dada a pacientes com trauma, AIDS ou anemia por outras causas.

Ações fisiológicas

Índices clínicos mais simples, como o hematócrito e a concentração de hemoglobina são frequentemente utilizados para estimar as alterações da massa de hemácias. Esses índices clínicos são influenciados pelos efeitos independentes da massa de hemácias e do volume plasmático; assim, se tanto a infusão de hemácias quanto a administração de EPO também alteram o volume plasmático, esses índices proporcionam estimativas pouco acuradas das alterações da massa de hemácias. Para um determinado indivíduo, quanto mais hemácias forem infundidas, maior será o aumento da hemoglobina. Quando se compara indivíduos saudáveis, a magnitude do aumento da hemoglobina é um tanto quanto variável para uma determinada quantidade de hemácias infundidas.

DESEMPENHO DURANTE O EXERCÍCIO

Potência aeróbica máxima

Uma alta potência aeróbica máxima é importante para obter sucesso em eventos desportivos que requeiram atividade muscular com altas taxas metabólicas mantidas por um tempo prolongado. Se o doping sanguíneo aumenta a concentração de hemoglobina, o conteúdo sanguíneo de oxigênio aumenta, já que cada grama de hemoglobina carrega aproximadamente 1,34ml de oxigênio e a distribuição de oxigênio vai aumentar desde que o fluxo sanguíneo não diminua. A infusão de hemácias e a administração de EPO parecem proporcionar efeitos ergogênicos semelhantes para um determinado aumento de hemoglobina em indivíduos saudáveis. Parece que a resposta ergogênica individual ao doping sanguíneo dependeria de uma variedade de fatores fisiológicos tais como o fator genético, o nível de aptidão e o estado de treinamento.

Endurance submáxima

Quando o Vo2máx sofre aumento após o doping sanguíneo, uma determinada intensidade absoluta de esforço representa um menor percentual do novo Vo2máx vários estudos relatam um VO2 inalterado, menores frequências cardíacas, menor concentração de lactato venoso e arterial e valores mais altos de pH venoso e arterial para uma mesma intensidade submáxima de exercício após o doping sanguíneo. Esse menor esforço fisiológico pode contribuir para um melhor desempenho submáximo após o doping sanguíneo.

Desempenho em corrida

Estudos que examinaram a eficiência do doping sanguíneo sobre o desempenho em corrida mostraram aumentos consistentes, principalmente nas corridas de longa distância.

ESTRESSE AMBIENTAL

Grandes altitudes

Quando se sobe a uma grande altitude, a menor pressão de oxigênio no ar inspirado reduz as tensões arteriais de oxigênio; desta forma, a saturação de oxigênio da hemoglobina se reduz e, consequentemente, o conteúdo arterial de oxigênio cai. A endurance ou o tempo de exaustão durante um exercício submáximo prolongado também sofrem reduções em grandes altitudes. Os efeitos ergogênicos do doping sanguíneo podem diminuir à medida que a altitude aumenta. Em indivíduos que sobem a altitudes moderadas (2.500 a 3.800 metros), o doping sanguíneo pode reduzir, mas não completamente prevenir a redução do Vo2máx, enquanto que os efeitos do doping sanguíneo podem ser nulos em altitudes maiores. Outra possibilidade é a de que os efeitos ergogênicos são aparentes apenas com exposição hipóxica aguda e que a aclimatação que ocorre com exposições maiores do que algumas horas ocultam de alguma forma os efeitos ergogênicos. Uma consideração final é que o aumento induzido da hemoglobina foi menor nos experimentos a 4.300 metros do que nos estudos em altitudes menores, nos quais os efeitos ergogênicos foram demonstrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com