TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFÍCIOS DA DANÇA

Por:   •  27/8/2021  •  Artigo  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

BENEFÍCIOS DA DANÇA

Cada vez mais as pessoas estão buscando a prática de exercícios físicos para a melhoria da saúde, mas algumas pessoas já desistiram da rotina cansativa de atividades em academia, procurando atividades alternativas que a despertem novos sentidos.

Você já pensou que a Dança pode ser uma grande aliada na mudança de estilo de vida, tornando-a mais ativa e assim consequentemente mais saudável?

Apontaremos aqui, alguns benefícios que a dança proporciona a seus praticantes.

CONSCIÊNCIA CORPORAL

Em uma aula da dança é possível perceber a especificidade de cada um, pois todos apresentam facilidades e dificuldades que são definidas conforme a execução.

Ao aprender um passo de uma coreografia, uma pessoa pode ter algum problema que a impeça de executar com facilidade determinado movimento, fazendo com que a mesma tenha uma consciência corporal para que entenda os limites de seu corpo e não os ultrapasse, evitando lesões que anulem sua prática.

 TRABALHA A ATENÇÃO E MEMÓRIA

Ao iniciar uma aula de dança é comum se sentir perdido na ao decorar e executar sequência de passos, mas com o tempo isso muda, pois a prática faz com que atenção e foco sejam trabalhados, melhorando a habilidade de gravar passos/coreografias fique mais fácil.

Um estudo publicado por pesquisadores alemães na Revista Frontiers in Human Neuroscience, demonstrou os efeitos da prática constante da dança sobre a função do cérebro e até mesmo de sua estrutura, pois a prática traz efeitos significativos no hipocampo (parte do cérebro responsável pela memória). Segundo eles, ao comparar a dança com treinos de resistência e flexibilidade, perceberam que tratando-se de equilíbrio, mexer-se ao ritmo de uma música é muito mais vantajoso, pois as mudanças de direção da dança melhoram a função do cérebro mais que exercícios clássicos. Isso acontece por essa atividade proporcionar mais volume ao hipocampo, auxiliando então o funcionamento cognitivo.

COMBATE O STRESS

A música por si só desperta várias emoções nas pessoas, aliada a dança pode trazer uma sensação de bem estar maravilhosa, que combate o stress causado no dia a dia.

Uma pessoa estressada produz hormônios de stress (adrenalina e cortisol), acelerando o coração, e deixando os músculos mais tensos e rígidos. Ao dançar, essa pessoa começa a gastar esses hormônios do stress pelo coração e músculos, consequentemente seu corpo relaxa fazendo com que o cérebro libere hormônios que dão a sensação de prazer (endorfina, dopamina e serotonina), aliviando toda aquela sensação de tensão.

ELEVA A AUTOESTIMA

Dançar proporciona o autoconhecimento, ajudando na autoconfiança e autoestima.

Quando dominamos uma novo passo, experimentamos o ganho da confiança, o aumento da felicidade por um obstáculo vencido, a sensação de poder do dever cumprido. Todas essas ações em conjunto faz com que a pessoa se sinta mais preparada para enfrentar não só os desafios da dança mas também da vida.

SOCIALIZAÇÃO

Por ser uma atividade social, a dança contribui para estreitar laços e para construir relações de amizade. Como todos em uma aula compartilham do mesmo interesse que é dançar, as pessoas se sentem pertencente a um grupo, melhorando as relações interpessoais, levando muitas vezes a amizade para fora do espaço de dança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com