TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Opiniões de professores de iniciação à natação acerca de sua intervenção profissional com crianças

Por:   •  5/12/2018  •  Monografia  •  4.931 Palavras (20 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE UNIDA DE CAMPINAS – FACUNICAMPS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ALEX JUNIO LINHARES DE SOUZA

AURÉLIO FRANCISCO DE OLIVEIRA

LUCAS HENRYQUE NEVES VIEIRA

OPINIÕES DE PROFESSORES DE INICIAÇÃO À NATAÇÃO ACERCA DE SUA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL COM CRIANÇAS

GOIÂNIA – GO

2018/2


ALEX JUNIO LINHARES DE SOUZA

AURÉLIO FRANCISCO DE OLIVEIRA

LUCAS HENRYQUE NEVES VIEIRA

OPINIÕES DE PROFESSORES DE INICIAÇÃO À NATAÇÃO ACERCA DE SUA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL COM CRIANÇAS

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito para nota da disciplina de TCC, necessária para a graduação no curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Unida de Campinas - FacUnicamps.

Orientação: Prof. Me. Lucas Leonardo

GOIÂNIA – GO

2018/2

AGRADECIMENTOS

Agradecemos em especial, primeiramente a Deus, que nos ofereceu paciência, força, possibilitou a busca pela sabedoria e não nos deixou fraquejar, ao nosso excelente Professor Me. e Orientador Lucas Leonardo por toda preparação, auxílio na produção escrita e por todas as horas dedicadas a tudo que solicitamos e fomos atendidos. Agradecemos também a todos os professores que tivemos, durante todo o curso, que contribuíram para nosso crescimento profissional e, também, aos nossos familiares que sempre acreditaram em nossas capacidades. 

ÍNDICE

RESUMO        4

1 INTRODUÇÃO        4

2 METODOLOGIA        6

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES        8

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

5 REFERÊNCIAS        13


OPINIÕES DE PROFESSORES DE INICIAÇÃO À NATAÇÃO ACERCA DE SUA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL COM CRIANÇAS

SWIMMING INITIATION TEACHERS OPINIONS ABOUT THEIR PROFESSIONAL INTERVENTION WITH CHILDREN 

ALEX JUNIO LINHARES DE SOUZA[1]

AURÉLIO FRANCISCO DE OLIVEIRA[2]

LUCAS HENRYQUE NEVES VIEIRA[3]

RESUMO

Apesar de o meio liquido proporcionar oportunidades de brincar e auxiliar no desenvolvimento dos aspectos motores, afetivos e cognitivos para o público infantil, um dos principais motivos que leva os pais a inserirem seus filhos na aula de natação é a prevenção de afogamentos e a preocupação com a segurança aquática. Dado este contexto, o presente estudo, de caráter exploratório e natureza qualitativa, visa relacionar a opinião dos professores acerca do papel das aulas de natação durante a infância com a literatura. Para obtenção de informações acerca de nossos objetivos, nosso estudo foi realizado mediante entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores de natação do município de Goiânia, Goiás. Utilizamos a análise de conteúdo para obtenção dos resultados que se dividiram em três categorias: 1) metodologia de ensino; 2) adaptação ao meio líquido e 3) sobrevivência aquática. Ao longo do estudo, vimos a semelhança e concordância entre os entrevistados com a preocupação sobre a sobrevivência aquática e os benefícios da natação, quando abordada com a valorização do lúdico como uns dos principais conteúdos de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Natação. Infância. Aprendizagem. Professor.

ABSTRACT:

Although the liquid environment provides opportunities to play and assist in the development of motor, affective and cognitive aspects for children, one of the main reasons why parents insert their children in swimming classes is the drowning prevention and the concern for aquatic safety. Context given, the present study, exploratory and qualitative nature aims to relate teachers' opinions about the role of swimming lessons during childhood with literature. To obtain information about our objectives, our study was conducted through semi-structured interviews, carried out with five teachers from the city of Goiânia, Goiás. We used content analysis to obtain the results, which were divided into three categories: 1) teaching methodology; 2) liquid environment adaptation; 3) aquatic survival. Throughout the study we saw the similarity and agreement between the interviewees, with the aquatic survival concern and the benefits of swimming when approached with the valuation of the ludic as one of the main contents of teaching-learning.
Key words: swimming. Childhood. Learning. teacher.

1 INTRODUÇÃO

A natação é um tipo de atividade realizada em meio líquido que tem como principal característica a grande acessibilidade a diferentes públicos e distintas faixas etárias, proporcionando, além do desenvolvimento cognitivo, social e emocional (MARÍN, 2004), o aprimoramento de qualidades físicas, como a resistência, a velocidade, a força, a agilidade e o equilíbrio. (KRUG; MAGRI, 2012).

Registros nos mostram que a natação aparece, primordialmente, no Egito, no ano de 5000. a.C. nas pinturas da Rocha de GilfKebir, surgindo também na Grécia, tanto como um ato de sobrevivência, quanto um método educativo. Já os Romanos, assim como na Grécia, não só usam a natação como meio educativo, mas também como uma forma de recreação. (SAAVEDRA; ESCALANTA; RODRIGUEZ, 2003).

Sendo assim, a humanidade sempre utilizou o meio de deslocamento na água como espécie de sobrevivência, seja para se alimentar-se ou como meio de fuga de predadores existentes naquela época (CATTEAU; GAROFF, 1990 apud ARAUJO, 2016). Nadar, num sentido específico de sua prática, relaciona-se, portanto, com a capacidade de um indivíduo em deslocar-se no meio líquido por meio da propulsão (SAAVEDRA; ESCALANTA; RODRIGUEZ, 2003).

Em se tratando do período da infância, Arribas (2002) afirma que atividades realizadas no ambiente aquático podem proporcionar às crianças o prazer de se mover e de brincar dentro da água. Trata-se, portanto, de um ambiente que permite às crianças o pleno desenvolvimento físico por meio da experimentação de movimentos diferentes que, por vezes, são difíceis de serem reproduzidos fora da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (263.3 Kb)   docx (191.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com