TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da avaliação do professor e sua atitude profissional em relação à educação de qualidade.

Trabalho acadêmico: A importância da avaliação do professor e sua atitude profissional em relação à educação de qualidade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  8.338 Palavras (34 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 34

A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR NO CONTEXTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Francisco de Assis Lucas

RESUMO

O presente estudo aborda sobre a importância da Valorização do Professor e sua relação profissional diante de uma educação de qualidade, sobre as atuações em sala de aula e em que a sociedade pode auxiliar para que haja uma interação e sobre sugestões de ambas as partes, tanto a escola quanto a família, alcancem um objetivo em comum. Objetivamos realizar uma abordagem histórica, para melhor entender as mudanças ocorridas nessas duas instituições. Também investigamos a influência desta parceria como contribuição na melhoria da qualidade de ensino, podendo assim propor atuações para que as escolas e famílias possam apoiar uma à outra na educação das crianças. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, buscando algumas abordagens significativas e refletir sobre autores contribuintes com o tema.

Palavras-chave: Valorização – Professor – Reconhecimento.

ABSTRACT

The present study focuses on the importance of Teacher Appreciation and their professional relationship before a quality education on the performances in the classroom and in society can help so that there is an interaction and on suggestions from both parties, both the school and the family, achieve a common goal. We aimed to conduct a historical approach to better understand the changes in these two institutions. We also investigated the influence of this partnership as a contribution to improving the quality of education, and thus to propose actions that schools and families can support each other in educating children. The methodology used was the literature research, seeking some significant approaches and reflect on taxpayers with the theme authors.

Keywords: Valuation – Teacher – Recognition.

INTRODUÇÃO

A educação é um fator de ordem consciente determinada pelo grau alcançado através da inteligência social e objetiva, obtendo junto ao educando o aprendizado de si e do mundo. A educação é por essência concreta um planejamento de complexidade que constrói um desenvolvimento essencial as características da formação de uma estrutura educacional eficiente. Consequentemente, a universalização da educação escolar e a busca da construção de uma pedagogia histórica e crítica, explica fatos relevantes que auxiliam no aprimoramento da alfabetização.

Entretanto, qualifica-se em uma pedagogia que não seja elaborada apenas em função da formação dos indivíduos para essa estrutura social existente, mais em função da transformação dos resultados que possibilitam estar atuando na eficiência dos objetivos, tendo como meta à variação dessa sociedade. É nesse sentido que a educação modifica-se em um processo necessário à transformação social e a quebra de paradigmas pedagógicos. Diante desse contexto, professor tem uma função fundamental de auxílio, desenvolvendo uma prática docente inovada, juntamente com uma nova perspectiva de formação continuada no contexto educacional. Clementi (2001) diz que a educação para a democracia requer que a escola esteja envolvida em um processo de avaliação e observação constante, favorecendo uma demanda entre coordenadores e professores.

Através do direcionamento da ação escolar, é possível entender os problemas que ocorrem na atuação do núcleo gestor e dos professores. Diante disso, algumas escolas sofrem o impacto e a necessidade de complementar a educação com um desses profissionais pedagógicos, que atuam diretamente na análise e no planejamento escolar. O que ocorre principalmente é a falta de qualificação, que quase sempre é feita através de cursos oferecidos pelas secretarias de educação dos municípios, com foco na formação continuada do profissional, que em alguns casos não abordam os principais problemas específicos da área educacional.

As ações de formação continuada geralmente são realizadas pelas secretarias municipais que executam cursos de aprimoramento educacional, apresentando aos professores apenas a teoria e um pouco da prática que são planejados por outros membros designados a outras áreas, estabelecendo um grau de dificuldade e experiência relevante. Ocorre que, esse método de formação causa falta de compreensão e incentivo para os professores que acabam ficando dependentes e desmotivados diante do contexto escolar. Através deste contexto, o problema para referida pesquisa propõe-se analisar a partir do processo do coordenador pedagógico dentro de um ambiente escolar, inicia o desenvolvimento das ações de formação continuada dos professores.

Portanto, pretende-se neste artigo responder a questão abordada: Que fatores contribuem para que o professor realize uma educação de qualidade? E como essas ações auxiliam no desenvolvimento educacional e na busca dos melhores resultados através de um projeto dentro de um ambiente formado por uma demanda tão diferenciada?

Como objetivo geral, busca-se analisar os benefícios e as novas práticas introduzidas e utilizá-las com relação à valorização no controle por bons resultados que agreguem resultados, visando contribuir para uma melhor reflexão do processo estratégico, aumentando a eficiência, bem como o desempenho do ensino.

Portanto, a justificativa demonstrada através do tema em escolha a ser desenvolvido possibilita as informações adquiridas e atualizadas em vantagem competitiva e desenvolvimento metodológico, utilizando novas abordagens para uma formação de articulações sobre as demandas educacionais e métodos de educação.

1. REALIZAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR

Hoje, as escolas estão desmotivadas e procuram novos métodos para satisfazer o conhecimento intelectual do educando, que refletem em desenvolvimento de idéias e equilíbrio emocional. Constata-se através de um conjunto de características e de habilidades que garantem um desempenho no desenvolvimento de atitudes positivas diante de si mesmo e dos outros, fazendo com que o educando aprenda a colaborar e a viver em sociedade, em grupo, a gostar de si e dos demais educadores.

Entretanto, os professores são determinados a transmitir e executar uma autoconfiança que só se adquiri através de métodos de conhecimento e responsabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.7 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com