TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Professores comprometidos com a sua formação pessoal e profissional?

Tese: Professores comprometidos com a sua formação pessoal e profissional?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Tese  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

Professores preocupam –se com sua formação pessoal e profissional?

O mercado atualmente exige profissionais qualificados e preparados para lidar com as alterações e atualizações mundiais constantes na área pessoal e profissional. Na educação o desafio é fazer com que o aluno se desenvolva de acordo com essas tendências e necessidades, para isso o educador precisa se aprimorar, inovar seus conhecimentos e técnicas e transmitir esse desafio ao aluno para que se torne critico, avaliador e analista das situações cotidianas no mundo cada vez mais competitivo, infelizmente a muito que se fazer em relação à estrutura educacional brasileira, muitas são as dificuldades e pouco investimento para chegarmos ao modelo ideal de educação.

Com esse mercado competitivo e exigente há uma necessidade da formação de profissionais cada vez mais preparados, e o começo desta preparação se da na escola. Dentro do contexto pedagógico as mudanças solicitam alterações em tempos reais, porem ao lhe dar com o novo aluno o método de ensino esta ultrapassado, utilizar o sistema convencional descrito como professor e aluno sem utilização de outros meios acabam no não aproveitamento do mesmo.

A Profissão segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)

Descrição Sumaria 2394-15 - Pedagogo Auxiliar de orientação pedagógica, Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries, Coordenador de orientação pedagógica, Coordenador de serviço de orientação pedagógica.

Neste caso, a visão e a estratégia da educação podem e devem se constituir de bases de apoio para a formação do indivíduo cidadão, aliando a teoria à prática do fazer, através de conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais, fazendo com que o aluno aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver em comunidade (conviver). Assim, as instituições de ensino devem considerar que a conexão com o conteúdo programático é necessária, entenderem que incentivar o professor é importante, compreender que inovar nas atividades pedagógicas em interação com os alunos é primordial. Por isso, é necessário fazer uma análise das várias dimensões do real, questionar para que e para quem se destina o conhecimento e comprometer-se com a prática docentes.

Além das exigências advindas das novidades introduzidas na área, os professores de educação infantil também sofrem aquelas exigências oriundas das transformações no mundo do trabalho, que veiculam um discurso cujas competências do novo trabalhador passam pela autonomia, criatividade e produtividade, além da capacidade de adequar-se às mais variadas situações.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

No ensino primário, as qualificações pedagógicas tendem a ser sobrevalorizadas em detrimento das qualificações acadêmicas. No ensino secundário, pelo contrário às qualificações acadêmicas tendem a ser proclamadas como nucleares, já que é nelas que os professores deste nível de ensino baseiam o seu prestígio e afirmação da sua autonomia. No ensino superior,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com