TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação profissional de professores infantis na escola e espaços não-escolares

Seminário: Educação profissional de professores infantis na escola e espaços não-escolares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Seminário  •  2.614 Palavras (11 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 11

CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS DIDÁTICO

REESTUDO:o texto "A formação profissional do educador infantil em espaços escolares e não escolares", as autoras fazem uma reflexão sobre a contradição vivida pelo professor educador da Educação Infantil e a função pedagógica por ele a ser desenvolvida.Assinale a afirmativa que indica uma destas contradições.

O reconhecimento da importância de educar as crianças conforme seu tempo e seu ritmo de aprendizagem e desenvolvimento.

O reconhecimento da importância do trabalho dos professores na socialização das crianças com seus pares.

O reconhecimento da importância do papel do professor no trabalho realizado em que o brincar ajude as criança na formulação de suas representações simbólicas.

O reconhecimento da importância de trabalhar uma educação infantil com competência e fazer pedagógico de qualidade.

O reconhecimento do profissional da Educação Infantil na questão salarial. Sua remuneração, em muitas instituições, ainda é menor que a do professor do Ensino Fundamental ou Médio.

De acordo com a autora do capítulo: Necessidades educacionais especiais e as práticas pedagógicas para uma educação inclusiva: das pessoas com deficiências física e mental, para melhor esclarecer como podemos fazer um trabalho pedagógico, utilizando-se das tecnologias assistivas, o MEC elaborou um guia pedagógico, explicitando diferentes materiais e instruções para a utilização desses recursos nas salas de recursos e, se for o caso, nas salas de aula regulares.Marque a segunda coluna de acordo com a primeira.São considerados tecnologias assistivas:

1- Uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa. ( ) para atender as necessidades dos educandos com dificuldades de fala e de escrita.

2- Adequação dos materiais didáticos pedagógicos às necessidades dos educandos. ( ) tesoura adaptada, engrossadores de lápis, quadro magnético entre outros.

3- Acessibilidade arquitetônica que auxiliem os acessos das pessoas portadoras de necessidades especiais no prédio escolar. ( ) por meio de projetos desenvolvidos em parcerias com engenheiros e arquitetos e outros profissionais.

4- Adequação de recursos da informática. ( ) ponteira de cabeça, programas especiais, teclado, mouse, entre outros.

5- Uso de mobiliários adequados. ( ) mesas cadeiras, quadro, bem como os recursos de auxílio à mobilidade, cadeiras de rodas, andadores, entre outros recursos.

A numeração correta é:

4-2-5-3-1

3-5-1-2-4

5-4-3-2-1

1-2-3-4-5

2-4-1-3-5

No capítulo, Planejar e avaliar: ações necessárias para a Educação Infantil, as autoras se fundamentam em Vasconcelos, 2007, para explicar os níveis de planejamento na área da educação.

Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª para defini-los.

1-Planejamento Educacional

2-Planejamento Escolar

3-Planejamento Curricular

4-Planejamento Setorial

5-Planejamento de Projeto de Ensino-aprendizagem

6-Planejamento de Projeto de Trabalho ( ) São projetos de aprendizagem geralmente de caráter interdisciplinar, desenvolvidos na escola por um período.

( ) Possui maior abrangência, elaborado em nível nacional, estadual ou municipal, incorporando-se às políticas educacionais.

( ) Define-se como proposta geral da experiências de aprendizagem que serão estabelecidas na escola, constitui-se como instrumento que orienta a ação educativa, através dos mais diversos componentes curriculares.

( ) Aproxima-se das práticas pedagógicas do educador no cotidiano da aula, enfatizando especificamente questões didáticas. Pode ser divididos em projeto de curso e plano de aula, decorrentes de situações de ensino-aprendizagem.

( ) Está intimamente ligado ao PPP, ou seja, relaciona-se ao plano integral da instituição escolar, envolvendo dimensões pedagógicas, comunitárias e administrativas.

( ) Destaca-se como plano de níveis intermediários ou dos serviços do interior da escola. Assim deve estar referido no planejamento da escola.

Está correta a sequência:

1-3-5-2-4-6

6-1-3-5-2-4

2-4-6-1-3-5

5-2-4-6-1-3

3-5-2-4-6-1

De acordo com as leituras no capítulo 5 -Planejar e avaliar: uma ação necessária para Educação infantil é correto afirmar:I. os procedimentos metodológicos de um plano de aula são abordados de maneira única e fundamentada na unidade temática, portanto, exige o detalhamento de como acontecerão as atividades e os recursos didáticos que serão utilizados;

II. segundo Libâneo (1994) os projetos educativos devem ser como um planejamento que não pode ser um documento absoluto e coletivo, mas sim, um processo de ensino é que está sempre em avaliação, que não é adaptado ao contexto social.

III. percebemos que a criança, em seu processo interativo, constrói e produz cultura, por isso, precisa ser estimulada a compartilhar brincadeiras, a fazer teatro, a dançar, a jogar.Marque a alternativa que contém o(s) item(ns) correto(s):

I e III apenas;

I apenas;

II e III apenas;

II apenas;

III apenas

No roteiro de estudos, Necessidades educacionais especiais e as práticas pedagógicas para uma educação inclusiva: das pessoas com deficiências física e mental a autora afirma que estudar sobre este assunto ainda intriga e perturba muitos professores e gestores em geral porque:

A – ( ) não é tarefa fácil ultrapassar os nossos próprios limites para conhecer o outro;

B – ( ) o trabalho na área educacional implica buscar as diferentes formas de como o sujeito aprende e adquire conhecimentos;

C – ( ) o olhar para o mundo e para as relações que travamos com cada deficiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com