TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos do Basquete - Passe

Por:   •  22/6/2023  •  Dissertação  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: Fundamentos do basquetebol: Passe.

O objetivo principal dessa aula é desenvolver as habilidades físicas e praticar o passe, fundamento essencial para um jogo bem jogado pois proporciona uma boa condição de arremesso para além de ser um instrumento da posse de bola.

O desenvolvimento dessa atividade se dará da seguinte maneira: Primeiramente iremos fazer o aquecimento que é indispensável antes de qualquer atividade física pois visa preparar a musculação para uma melhor resposta aos estímulos da atividade e que será feito da seguinte maneira: A turma será dividida em dois grupos, cada um com uma cor de colete. Em um espaço determinado pelo professor os alunos de mesma equipe devem, após o apito do professor, trocar passes entre si, a equipe que conseguir trocar dez passes seguidos sem ser interceptada pela outra, tem direito a escolher uma prenda para todos os integrantes da equipe que perdeu, exemplo; 10 polichinelos, dez abdominais, etc.

Feito isso, iremos para a parte principal da aula que é trabalhar os passes de peito, quicado e por cima da cabeça e que será dividida em quatro momentos conforme abaixo.

No momento um, dividiremos a turma em duplas, deixá-los um de frente para o outro para que possamos treinar o passe de peito, nesse movimento a bola realiza uma trajetória reta, na altura do peito, com a extensão dos cotovelos e as palmas das mãos voltadas para fora ao final do movimento.

No momento dois, os alunos irão realizar a troca de passe quicado (ou picado), nesse movimento a bola deve ser segura na altura do peito, os alunos darão um passo à frente, estender os braços e esticar os pulsos, arremessando a bola na diagonal em direção ao chão, usando as duas mãos. A bola deve quicar uma vez antes de alcançar o seu companheiro do outro lado.

No momento três, o passe a ser praticados será por cima da cabeça, aqui os alunos seguraram a bola com as duas mãos e por cima do ombro com o cotovelo numa posição levantada, avançar o corpo e a perna do lado da bola, fazer a extensão do braço e finalizar o passe que nesse caso são para distancias maiores.

Já no quarto e último momento da aula, ainda em duplas, vamos trabalhar ao mesmo tempo os três tipos de passe vistos nos momentos anteriores reforçando a importância da precisão empregada nos movimentos de cada um deles.

Os materiais didáticos utilizados nessa aula serão os coletes utilizados para dividir a turma, um apito para os comandos do professor e obviamente, bolas de basquete.

Já os procedimentos didáticos usados nessa aula serão voltados para execução do movimento de cada um dos passes o que naturalmente irá fazer com que outros movimentos motores como equilíbrio, flexibilidade e coordenação por exemplo sejam igualmente trabalhados

Por fim, a avaliação do professor deve estar voltada para a flexibilidade, coordenação motora, a capacidade de realização dos fundamentos proposto na aula e a participação dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com